Entenda o que é engenharia e conheça 4 áreas em alta no mercado

Entenda o que é engenharia e conheça 4 áreas em alta no mercado

Graduação
Entenda o que é engenharia e conheça 4 áreas em alta no mercado

19/05/2023 5 min de leitura

A evolução da sociedade requer cada vez mais tecnologia e soluções inovadoras para os novos desafios que surgem diariamente. Mas o que poucos sabem é que grande parte das soluções passam pelos engenheiros, profissionais com alto destaque no mercado. Nesse post você irá conhecer um pouco mais sobre a Engenharia e quais áreas estão em alta em 2023.

Se você está saindo do Ensino Médio, ou procurando uma oportunidade de mudar de carreira, primeiramente é importante que considere a Engenharia, pois este é um mercado que só cresce: o Guia Salarial 2023, estudo recente publicado pela Robert Half Talent Solutions, mostra um aquecimento no mercado de trabalho motivado principalmente pelas questões relacionadas à logística e ESG (Environment, Social & Governance). 

Leia também ++ Mulheres na Engenharia: desafios e oportunidades na área

Mas, na prática, o que é Engenharia e o que esta área estuda?

O que é Engenharia?

Primeiramente, a Engenharia e a ciência que forma profissionais especializados para criar e aperfeiçoar sistemas e utilidades em diferentes áreas do conhecimento, como edificações, mecânica, controle e automação, dentre outras. 

A Engenharia vai muito além destas áreas e também engloba setores importantes para a vida em sociedade, como Alimentação, Computação e, é claro, Produção. Esta última engloba os setores e processos industriais, já que é a responsável por todas as melhorias do sistema produtivo. 

Aliás, continue a leitura e falaremos detalhadamente sobre cada uma delas logo abaixo.

Leia também ++ Descubra os cursos de Engenharia que estão em alta

Para onde caminha a Engenharia e quais os setores que se destacam?

Primeiramente é importante que você – que pensa em cursar uma Engenharia – reflita sobre o mercado de trabalho e as oportunidades que podem surgir durante sua formação. Pesquisas recentes mostram que a área de ESG será uma das mais requisitadas. 

Os engenheiros que irão se destacar são aqueles que contribuirão primordialmente para o desenvolvimento de um processo fabril menos danoso ao meio-ambiente, que respeite os recursos naturais e promova a mudança de mindset através de soluções criativas.

Mas e qual a relação entre uma Engenharia e ESG? Toda! Continue a leitura e entenda tudo sobre esta área:

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de padrões organizacionais que visam medir o quão responsável é uma empresa com o meio-ambiente, além de aspectos sociais e de governança. Esses indicadores irão monitorar o que as organizações estão colocando em prática para reduzirem seus impactos no ecossistema, como estão tratando seus colaboradores e as comunidades ao redor. E é claro, sem deixar de lado aspectos como combate à corrupção e transparência.

Como citado anteriormente, os novos engenheiros certamente precisam entrar no mercado com este mindset: além de proporem processos industriais menos danosos ao meio-ambiente, também terão o desafio de trabalharem pela descarbonização do Planeta Terra: seja no desenvolvimento de veículos automotores que não utilizem derivados do petróleo como fonte principal de combustível ou na criação de usinas eólicas, por exemplo.

Leia também ++ Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Quais são as áreas de Engenharia que mais se destacam no mercado?

Mecânica

O estudante que optar pela Engenharia Mecânica trabalha para suprir a crescente demanda da Indústria 4.0, desenvolvendo máquinas e sistemas mecânicos. Durante sua formação, especializa-se em projetos, fabricação, manutenção e descarte de produtos. Após concluir sua graduação, o profissional estará apto a atuar em áreas como:

  •  Indústria automobilística
  • Indústria de energia
  • Siderúrgicas e metalúrgicas
  • Petroquímicas
  • Robótica e Inteligência Artificial
  • E muito mais!

Para crescer nesta área, certamente o estudante precisa ter aptidão com Ciências Exatas como Matemática, Física e Lógica. Primeiramente, durante a Graduação em Engenharia Mecânica, você desenvolverá conhecimentos muito abrangentes como Álgebra Linear, Algoritmos, Física Experimental, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho.  

Computação

A Engenharia de Computação é uma das grandes apostas para 2023, já que o mercado de Tecnologia da Informação não para de crescer! Esse cenário se dá principalmente em função das demandas por TI e sistemas informatizados nas organizações, já que a relação do ser humano com a tecnologia avança a cada dia.

Dos 25 cargos que mais crescem no Brasil em 2023, segundo o LinkedIn, pelo menos 10 são profissões relacionadas à Tecnologia da Informação. Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Engenheiro de Dados e Engenheiro de Cibersegurança estão entre as profissões mais procuradas no mercado nacional. E uma graduação em Engenharia de Computação pode abrir diversas portas nesta área! 

Leia também ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção para 2023

Levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que as empresas de tecnologia vão demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos abaixo da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. 

Os egressos da graduação em Engenharia de Computação podem atuar em diferentes setores: 

  • Empresas de tecnologia
  • Consultorias
  • Bancos
  • Empresas de telecomunicações
  • Agroindústrias
  • Logística
  • Entre outras opções. 

Os profissionais podem optar por atuação autônoma, CLT, serviço público, startups, ou até mesmo em grandes corporações. Além disso, as possibilidades de trabalho passam pelos regimes presencial, híbrido ou 100% remoto. Clique aqui e aprofunde-se nas 5 linguagens de programação mais utilizadas!

Leia também ++ Sistemas para Internet: salário, curso e mercado de trabalho

Controle e Automação

A Engenharia de Controle e Automação forma profissionais para projetar, implementar, aprimorar e manter sistemas automatizados discretos (máquinas ou equipamentos) e mecatrônicos. Os novos profissionais estarão aptos a trabalharem em:

  • Construção civil
  • Biomedicina
  • Automação hospitalar
  • Automação de Máquinas e equipamentos
  • Indústria têxtil
  • Processos envolvendo petróleo e gás
  • Entre outras opções

Geralmente a maior concentração de vagas para estes profissionais está focada em grandes centros urbanos, devido à maior presença de indústrias. Então, caso você more em uma cidade pequena, prepare-se para fazer as malas logo após a formatura.

O profissional que optar pela Engenharia de Controle e Automação, durante sua formação, primeiramente irá desenvolver habilidades como: Eletrônica Digital, Química, Geometria Analítica, Física, Máquinas Elétricas, Sistemas Lineares, dentre outras habilidades. 

Produção

A pessoa que optar pela Graduação em Engenharia de Produção torna-se muito requisitada nas fábricas. É este profissional que se responsabilizará por otimizar o uso de recursos produtivos e minimizar os custos de produção de bens, processos e serviços, segundo o blog Guia da Carreira. Assim, qualidade dos processos produtivos de uma empresa ou indústria passa pela responsabilidade de um Engenheiro de Produção, que lidera processos de economia e otimização de recursos, por exemplo.

Leia também ++ Engenharia de produção: entenda tudo sobre o curso e profissão

Este profissional possui uma formação muito abrangente, que inclui Ciências do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ergonomia. Além de disciplinas técnicas, como Engenharia Integrada para Computador, Logística, Cadeia de Suprimentos e áreas transversais como Marketing, Gestão da Inovação e Negociação. Inegavelmente, uma formação para atuar com maestria em diversas áreas!

Graduação em Engenharia é no UniSENAI!

 Então, agora que você já conhece as graduações que estão em alta em 2023, que tal conhecer os cursos do UniSENAI e preparar-se para fazer parte dos desafios da Industria 4.0. No UniSENAI, propomos um aprendizado mão na massa, onde o aluno aprende fazendo, com base nos problemas reais do mercado. Além disso, a modalidade presencial com carga horária EaD proporciona flexibilidade na hora de montar sua escala de estudos.

Leia também ++ EaD ou semipresencial: qual modalidade escolher?

O UniSENAI possui campi espalhados por toda Santa Catarina: Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul Florianópolis e Chapecó. Enfim, clique aqui e conheça os cursos do Processo Seletivo 2023/2.