Site icon Blog SESI SENAI

Entenda o que é engenharia e conheça 4 áreas em alta no mercado

Entenda o que é engenharia

Conheça as áreas de engenharia que mais crescem no Brasil

A evolução da sociedade requer cada vez mais tecnologia e soluções inovadoras para os novos desafios que surgem diariamente. Mas o que poucos sabem é que grande parte das soluções passam pelos engenheiros, profissionais com alto destaque no mercado. Nesse post você irá conhecer um pouco mais sobre a Engenharia e quais áreas estão em alta em 2023.

Se você está saindo do Ensino Médio, ou procurando uma oportunidade de mudar de carreira, primeiramente é importante que considere a Engenharia, pois este é um mercado que só cresce: o Guia Salarial 2023, estudo recente publicado pela Robert Half Talent Solutions, mostra um aquecimento no mercado de trabalho motivado principalmente pelas questões relacionadas à logística e ESG (Environment, Social & Governance). 

Leia também ++ Mulheres na Engenharia: desafios e oportunidades na área

Mas, na prática, o que é Engenharia e o que esta área estuda?

O que é Engenharia?

Primeiramente, a Engenharia e a ciência que forma profissionais especializados para criar e aperfeiçoar sistemas e utilidades em diferentes áreas do conhecimento, como edificações, mecânica, controle e automação, dentre outras. 

A Engenharia vai muito além destas áreas e também engloba setores importantes para a vida em sociedade, como Alimentação, Computação e, é claro, Produção. Esta última engloba os setores e processos industriais, já que é a responsável por todas as melhorias do sistema produtivo. 

Aliás, continue a leitura e falaremos detalhadamente sobre cada uma delas logo abaixo.

Leia também ++ Descubra os cursos de Engenharia que estão em alta

Para onde caminha a Engenharia e quais os setores que se destacam?

Primeiramente é importante que você – que pensa em cursar uma Engenharia – reflita sobre o mercado de trabalho e as oportunidades que podem surgir durante sua formação. Pesquisas recentes mostram que a área de ESG será uma das mais requisitadas. 

Os engenheiros que irão se destacar são aqueles que contribuirão primordialmente para o desenvolvimento de um processo fabril menos danoso ao meio-ambiente, que respeite os recursos naturais e promova a mudança de mindset através de soluções criativas.

Mas e qual a relação entre uma Engenharia e ESG? Toda! Continue a leitura e entenda tudo sobre esta área:

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de padrões organizacionais que visam medir o quão responsável é uma empresa com o meio-ambiente, além de aspectos sociais e de governança. Esses indicadores irão monitorar o que as organizações estão colocando em prática para reduzirem seus impactos no ecossistema, como estão tratando seus colaboradores e as comunidades ao redor. E é claro, sem deixar de lado aspectos como combate à corrupção e transparência.

Como citado anteriormente, os novos engenheiros certamente precisam entrar no mercado com este mindset: além de proporem processos industriais menos danosos ao meio-ambiente, também terão o desafio de trabalharem pela descarbonização do Planeta Terra: seja no desenvolvimento de veículos automotores que não utilizem derivados do petróleo como fonte principal de combustível ou na criação de usinas eólicas, por exemplo.

Leia também ++ Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Quais são as áreas de Engenharia que mais se destacam no mercado?

Mecânica

O estudante que optar pela Engenharia Mecânica trabalha para suprir a crescente demanda da Indústria 4.0, desenvolvendo máquinas e sistemas mecânicos. Durante sua formação, especializa-se em projetos, fabricação, manutenção e descarte de produtos. Após concluir sua graduação, o profissional estará apto a atuar em áreas como:

Para crescer nesta área, certamente o estudante precisa ter aptidão com Ciências Exatas como Matemática, Física e Lógica. Primeiramente, durante a Graduação em Engenharia Mecânica, você desenvolverá conhecimentos muito abrangentes como Álgebra Linear, Algoritmos, Física Experimental, Sustentabilidade e Segurança do Trabalho.  

Computação

A Engenharia de Computação é uma das grandes apostas para 2023, já que o mercado de Tecnologia da Informação não para de crescer! Esse cenário se dá principalmente em função das demandas por TI e sistemas informatizados nas organizações, já que a relação do ser humano com a tecnologia avança a cada dia.

Dos 25 cargos que mais crescem no Brasil em 2023, segundo o LinkedIn, pelo menos 10 são profissões relacionadas à Tecnologia da Informação. Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Engenheiro de Dados e Engenheiro de Cibersegurança estão entre as profissões mais procuradas no mercado nacional. E uma graduação em Engenharia de Computação pode abrir diversas portas nesta área! 

Leia também ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção para 2023

Levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que as empresas de tecnologia vão demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos abaixo da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. 

Os egressos da graduação em Engenharia de Computação podem atuar em diferentes setores: 

Os profissionais podem optar por atuação autônoma, CLT, serviço público, startups, ou até mesmo em grandes corporações. Além disso, as possibilidades de trabalho passam pelos regimes presencial, híbrido ou 100% remoto. Clique aqui e aprofunde-se nas 5 linguagens de programação mais utilizadas!

Leia também ++ Sistemas para Internet: salário, curso e mercado de trabalho

Controle e Automação

A Engenharia de Controle e Automação forma profissionais para projetar, implementar, aprimorar e manter sistemas automatizados discretos (máquinas ou equipamentos) e mecatrônicos. Os novos profissionais estarão aptos a trabalharem em:

Geralmente a maior concentração de vagas para estes profissionais está focada em grandes centros urbanos, devido à maior presença de indústrias. Então, caso você more em uma cidade pequena, prepare-se para fazer as malas logo após a formatura.

O profissional que optar pela Engenharia de Controle e Automação, durante sua formação, primeiramente irá desenvolver habilidades como: Eletrônica Digital, Química, Geometria Analítica, Física, Máquinas Elétricas, Sistemas Lineares, dentre outras habilidades. 

Produção

A pessoa que optar pela Graduação em Engenharia de Produção torna-se muito requisitada nas fábricas. É este profissional que se responsabilizará por otimizar o uso de recursos produtivos e minimizar os custos de produção de bens, processos e serviços, segundo o blog Guia da Carreira. Assim, qualidade dos processos produtivos de uma empresa ou indústria passa pela responsabilidade de um Engenheiro de Produção, que lidera processos de economia e otimização de recursos, por exemplo.

Leia também ++ Engenharia de produção: entenda tudo sobre o curso e profissão

Este profissional possui uma formação muito abrangente, que inclui Ciências do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ergonomia. Além de disciplinas técnicas, como Engenharia Integrada para Computador, Logística, Cadeia de Suprimentos e áreas transversais como Marketing, Gestão da Inovação e Negociação. Inegavelmente, uma formação para atuar com maestria em diversas áreas!

Graduação em Engenharia é no UniSENAI!

 Então, agora que você já conhece as graduações que estão em alta em 2023, que tal conhecer os cursos do UniSENAI e preparar-se para fazer parte dos desafios da Industria 4.0. No UniSENAI, propomos um aprendizado mão na massa, onde o aluno aprende fazendo, com base nos problemas reais do mercado. Além disso, a modalidade presencial com carga horária EaD proporciona flexibilidade na hora de montar sua escala de estudos.

Leia também ++ EaD ou semipresencial: qual modalidade escolher?

O UniSENAI possui campi espalhados por toda Santa Catarina: Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul Florianópolis e Chapecó. Enfim, clique aqui e conheça os cursos do Processo Seletivo 2023/2.

Exit mobile version