Site icon Blog SESI SENAI

Mulheres na Engenharia: desafios e oportunidades na área

 

Os cursos de Engenharia existem há 229 anos no Brasil, desde a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, no Rio de Janeiro. Mas, foi somente em 1810, com a vinda da família real portuguesa, que o Ensino Superior da Engenharia se concretizou no país. 

No entanto, o primeiro diploma de Ensino Superior foi concedido a uma mulher no Brasil, apenas em 1917. O fato ocorreu 125 anos depois da concretização do curso, também no Rio de Janeiro, para a pioneira engenheira civil Edwiges Maria Becker Hom’meil, abrindo caminho para inúmeras novas engenheiras.

A Engenharia é um dos cursos que, mesmo em 2021, ainda é muito associado ao sexo masculino. Dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), mostram que de todos os profissionais registrados em todas as modalidades do sistema Confea/Crea, apenas 19% é representado por mulheres

Ainda assim, mesmo com todo estigma, estereótipo e preconceito, há grandes feitos que marcaram a história do Brasil e do mundo, realizados por engenheiras. O que mostra que essa é uma profissão com desafios e oportunidades tanto para homens, quanto para mulheres.

 

5 engenheiras importantes no Brasil

Além da Engenheira Civil Edwiges Maria Becker Hom’meil, formada na Escola Polythecnica do Distrito Federal, hoje Escola Politécnica da UFRJ, listamos abaixo 5 outras mulheres que registraram feitos importantes na Engenharia.

1 – Aïda Espinola

Engenheira Química pela Universidade do Brasil, PhD pela Universidade de La Plata. Foi responsável pelo laboratório de exploração do primeiro poço de petróleo do Brasil, escolhido pela NASA para analisar fragmentos rochosos extraídos da Lua.

2 – Veridiana Victoria Rossetti

Primeira Engenheira Agrônoma do Estado de São Paulo. Integrou a Comissão Internacional de Phytophthora, teve mais de 300 trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais e foi presidente da Comissão Permanente de Cancro Cítrico.

3 – Enedina Alves Marques

Primeira mulher negra a se formar em Engenharia Civil no país e a primeira mulher engenheira do sul do país. Durante a obra da Usina Capivari-Cachoeira, atual Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil. Enedina ficou conhecida por liderar diversos peões, operários, técnicos e engenheiros e pelo seus posicionamentos, sempre exigindo ser respeitada.  

4 – Ana Primavesi

Engenheira Agrônoma e uma das primeiras a analisar o solo como um ser vivo, com todas as devidas especificações e variáveis. Foi também pioneira no estudo sobre o manejo ecológico do solo e sua difusão e uma das fundadoras do primeiro curso de pós-graduação em Agricultura Orgânica e de da Federação Internacional de Movimentos e Agricultura Orgânica, premiada no One World Award, principal prêmio da agricultura orgânica mundial.

5 – Marília Chaves Peixoto

Engenheira Matemática formada pela Escola Politécnica da Universidade do Brasil, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Ciências. Desenvolveu, junto ao seu marido, Maurício Peixoto, o Teorema de Peixoto, trabalho de repercussão internacional.

 

Espaço de trabalho

Por se tratar de uma profissão que possui um estereótipo extremamente masculino construído socialmente, ainda hoje, as mulheres encontram algumas barreiras como a desigualdade salarial, dificuldade em ocupar certos cargos e a falta de oportunidades. No entanto, aos poucos, esse cenário está se transformando, conforme você verá abaixo.  

 

Capacidade técnica

Sobretudo, na Engenharia, não importa em qual área, pensar, projetar, executar e criar soluções é resolver problemas. Cada vez mais mulheres têm encontrado na Engenharia uma forma de expressar sua vontade de mudar o mundo.

Nesse sentido, de 2015 até 2020, os dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram um crescimento de 5% das profissionais ativas no sistema.  Embora represente um crescimento, ele ainda está longe do número de engenheiros homens cadastrados. As engenheiras que se formam ainda precisam inspirar outras mulheres a seguirem por esse caminho. 

 

Reconhecimento

Pensando nisso, foi criado pela Women’s Engineering Society (WES), do Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado no dia 23 de junho. A data tem o objetivo de fortalecer esse espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, em meio a tanta superação e desafios.

Em contrapartida, de acordo com dados do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), houve um aumento de 80% no número de mulheres registradas no Conselho nos últimos 10 anos, com mais da metade atuando na Engenharia Civil. Além disso, estudos do Confea indicam que o número de engenheiras registradas por ano no sistema teve um crescimento de 45% entre 2016 e 2020.

 

Futuras engenheiras

Conversamos com 5 estudantes de Engenharia, da Faculdade SENAI Blumenau e percebemos que a força de trabalho feminina tem ganhado maior aceitação.

Carla Regina, aluna do curso de Engenharia de Produção, trabalha atualmente como Técnica em Segurança do Trabalho e relata não sofrer preconceito em seu ambiente de trabalho e estudo. 

Já Dayane Friedel, líder de turma, trabalha como estagiária de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), cresceu dentro de uma indústria de brinquedos e ao precisar escolher um curso de graduação, optou por pedagogia, mas sentiu falta dos processos de fabricação, linhas de produção e do ambiente onde cresceu, migrando então para o curso de Engenharia de Produção, numa sala de aula com apenas 4 mulheres. No trabalho, relata os questionamentos frequentes sobre suas habilidades e conhecimentos, mesmo passando por processo seletivo com os mesmos requisitos dos demais funcionários da empresa. 

Do mesmo modo, Thaila Kaht, que também é uma das quatro integrantes da turma e trabalha com planejamento de produção, relata que mesmo precisando demonstrar o que sabe a todo tempo, precisa desse espaço de fala para que possa ganhar confiança e poder demonstrar na prática que pode contribuir muito com o trabalho. Thaila escolheu estudar na Faculdade SENAI pelo aprendizado prático proporcionado pelos laboratórios e recursos inovadores.

 

Engenheiras da Faculdade SENAI

Ao passo que a professora Tania Maria Costa, Engenheira Química especialista no desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos ouviu diversas vezes que Engenharia era curso para homens, porém, ao cursar Engenharia Química, percebeu que boa parte dos alunos eram mulheres e que a maior parte dos formandos ao final do curso também eram mulheres.

Do mesmo modo, a professora Vanessa Feliciano, Engenheira de Materiais com mestrado e doutorado na mesma área, relata que sempre foi bem recebida e respeitada nas diferentes empresas em que trabalhou. Ela ressalta que é importante as empresas adotarem práticas inclusivas, como o incentivo à ciência, melhores condições e direitos trabalhistas como licença maternidade estendida, apoio à amamentação, entre outros, além da divisão destes papéis com o homem, como ocorre em alguns países desenvolvidos. 

Por último, Vanessa também participou do PBL 2021, promovido pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca, contribuindo na publicação de um artigo sobre projetos integradores desenvolvidos com alunos de engenharia. O artigo falava sobre o projeto e desenvolvimento de protótipos de brinquedos inclusivos para parques infantis, mostrando como a aprendizagem na prática pode proporcionar o crescimento de um profissional completo, com foco não só no produto, mas também no cliente e sociedade, desenvolvendo habilidades realmente necessárias no mercado de trabalho. 

 

Por que cursar Engenharia na Faculdade SENAI?

A Faculdade SENAI é uma instituição que valoriza a aprendizagem na prática, o HandsOn, abordagem que é essencial para a formação do profissional de qualquer área.

Você pode escolher sua formação e participar como protagonista do seu próprio aprendizado. Três mantras regem os cursos de Engenharia oferecidos: 

O foco da Faculdade SENAI é desenvolver projetos na prática, ao mesmo tempo levando em conta as necessidades da comunidade e indústria local. É o estudante que pesquisa e desenvolve suas ideias com o apoio de professores especialistas que agem como facilitadores nesse processo. 

Com o mecanismo de projetos integradores, o aluno cresce como profissional, mesmo dentro da faculdade. A Faculdade SENAI forma Engenheiros para a vida.

Quer se preparar para o mercado de trabalho e aprender com quem mais entende de indústria? Conheça os cursos de graduação da Faculdade SENAI. 

 

5 cursos para formar Engenheiras ou Engenheiros altamente qualificados:

– Engenharia Mecânica (Blumenau, Chapecó, Jaraguá do Sul e Joinville)

– Eng. de Controle e Automação (Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville)

– Engenharia de Software (Blumenau)

– Eng. de Produção (Joinville)

– Engenharia de Computação (Florianópolis)

 

Coloque o seu futuro em prática!

 

Exit mobile version