Site icon Blog SESI SENAI

Descubra cursos de engenharia que estão em alta

 

Responsável pela resolução de problemas complexos e por conhecer todos os processos de uma grande estrutura, a Engenharia é uma área que só cresce no mercado de trabalho, especialmente em função das revoluções tecnológicas.

Se você está pensando se vale a pena investir nessa carreira, a resposta é sim. Pesquisas recentes mostram que há uma grande demanda por engenheiros. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existe uma escassez de profissionais qualificados na área. Ou seja, há engenheiros suficientes para a atual demanda, mas o mercado de trabalho não está absorvendo estes profissionais porque falta qualificação técnica.

Cursos de engenharia mais procurados

Atualmente, há mais de 20 opções de engenharias disponíveis, mas são três as mais procuradas no Ensino Superior SENAI de Santa Catarina.  São elas:

Engenharia de Controle e Automação

Os profissionais deste curso são capacitados para trabalhar com equipamentos industriais, seja operando, projetando e/ou gerenciando processos produtivos. 

Este profissional é muito demandado no mercado porque reúne conhecimentos em Elétrica, Mecânica e Computação para atuar em indústrias dando todo suporte necessário para softwares e equipamentos voltados à produção industrial e modernizando processos, o que torna a empresa muito mais competitiva. 

Engenharia de Produção

Se o seu objetivo é trabalhar com foco em aumento de produtividade e rentabilidade, a Engenharia de Produção é para você. Nesta área, o conhecimento é multidisciplinar e prepara o estudante para os desafios e adversidades que ele encontrará nas empresas. 

Na indústria, esse profissional é muito requisitado porque desenvolve sistemas buscando maior competitividade. Mas o campo de atuação é muito maior, podendo trabalhar em bancos, hospitais, entre outros setores. 

Além da atuação voltada à rentabilidade, estes profissionais também podem trabalhar com Engenharia do Trabalho, gerenciando recursos humanos, ou no Desenvolvimento Organizacional de uma empresa, ajudando a construir e analisar toda a estrutura da organização.  

Engenharia Mecânica

Neste curso, os profissionais são capacitados para executar projetos de fabricação, operação e manutenção de máquinas e conjuntos mecânicos. Durante o curso, os estudantes entram em contato com disciplinas de Ciências Exatas, como matemática e física. 

A atuação destes engenheiros é mais solicitada em indústrias, especialmente na automobilística, na naval e na aeronáutica. Mas a possibilidade de trabalho ainda se estende ao setor de energia, a consultorias, além do campo acadêmico e de pesquisas.  

Além do amplo campo de atuação, o mercado de trabalho desta Engenharia oferece salários atrativos e está sempre em busca de profissionais qualificados. 

Na hora de escolher a Instituição de Ensino

Independente de qual engenharia cursar, na hora de escolher a instituição de ensino, você deve se dar preferência para aquelas que se preocupam em formar profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. 

No Ensino Superior SENAI, a qualidade de ensino é enfatizada pelos professores, que além de mestres e doutores, são referência nas áreas em que atuam e têm amplo contato com o mercado.

Esse relacionamento é fundamental para que o aluno acesse o que há de mais atual nas mais diversas áreas da indústria e desenvolva um networking altamente qualificado .

Além disso, toda a metodologia é voltada para a prática profissional. O ‘aprender fazendo’ perpassa tanto o desenvolvimento pessoal do aluno quanto a formação que a indústria precisa: prático, ágil e atualizado, apto a transformar e resolver os desafios do mundo dos negócios.

Sem falar que o SENAI de Santa Catarina tem o compromisso de formar profissionais qualificados nas áreas de engenharias e tecnologias, capazes de impactar positivamente a realidade da indústria e aptos à tomada de decisão para promover uma melhor qualidade de vida para a sociedade como um todo.

Ou seja, você sai da Graduação com conhecimento e vivência que precisa para encarar os desafios do mundo do trabalho. Quer se tornar um profissional capacitado? O SENAI de Santa Catarina pode te ajudar!

Conheça nossos cursos.

Exit mobile version