Site icon Blog SESI SENAI

Engenharia de Produção: entenda tudo sobre o curso e profissão

Você sabia que a Engenharia de Produção é uma área que tem sido bastante requisitada no mercado de trabalho?

Pensando nisso e em todas as dúvidas que passam na cabeça de quem está escolhendo um curso, nós conversamos com a professora e engenheira de produção Bruna Zappelino, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e professora do curso de graduação em Engenharia de Produção da Faculdade SENAI da cidade de Joinville, em Santa Catarina.

O que faz um Engenheiro de Produção?

“A Engenharia de Produção é uma área de ampla  atuação, ou seja, forma um profissional multifuncional. Em resumo, a Engenharia de Produção é o ramo da Engenharia que lida com a otimização de processos e sistemas complexos. O profissional poderá atuar com: qualidade, finanças, logística, ergonomia e segurança do trabalho, gestão da produção, marketing e gestão do conhecimento organizacional, por exemplo.”, conta a professora.

Como é o curso de Engenharia de Produção?

Segundo Bruna, “na Faculdade SENAI, por exemplo, a Engenharia de Produção vai além das aulas teóricas. A metodologia é baseada na resolução de problemas e em projetos complexos, o que permite que o acadêmico aplique os conhecimentos teóricos em problemas reais. Isso é muito importante pois a faculdade precisa capacitar o futuro profissional para não só gerenciar processos como, também, exercer funções mais especializadas.”

Como é o mercado de trabalho para Engenharia de Produção?

A mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais conta que “o mercado de trabalho na Engenharia de Produção é muito amplo e possibilita aos profissionais ocuparem cargos importantes nas organizações, principalmente no segmento industrial. Porém, o mercado de trabalho para Engenharia de Produção vai muito além das indústrias, abrangendo também o setor público, o mercado financeiro, as indústrias de metalmecânica, plástico, de serviços, siderúrgicas, comércios e até mesmo o agronegócio. “

Qual o diferencial do curso de graduação em Engenharia de Produção da Faculdade SENAI?

Bruna relata que, na metodologia hands on, da Faculdade SENAI, o aluno já coloca a mão na massa desde o primeiro semestre. “Uma vez por ano, rodamos os projetos integradores, onde o acadêmico coloca em prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Com isso, ele vivencia a profissão escolhida desde o início do curso, gerenciando equipes, executando projetos e experimentos e melhorando, a cada ano, a sua capacidade analítica no gerenciamento de problemas. No último ano, o acadêmico terá desenvolvido uma bagagem de competências para se destacar no mercado de trabalho, além das habilidades técnicas e das chamadas soft skills.”

Mercado de trabalho e média salarial da Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção tem uma ampla área de atuação, que permite ao profissional diversas possibilidades. Segundo o site de recursos humanos roberthalf.com.br, no ano de 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de Engenheiros. 

Esses profissionais devem estar atentos às mudanças e tendências do mercado, que passa por uma era de reinvenção da logística, devido ao superaquecimento do comércio online.  

A inovação e automatização dos processos são ferramentas necessárias para garantir produtividade, redução de custos, organização e redução de falhas e o profissional precisa estar preparado para essas mudanças.

A média salarial de um Engenheiro de Produção é R$ 5.854,78, sendo R$ 15.846,62 o teto salarial, levando em conta profissionais em regime CLT do estado de Santa Catarina, segundo dados de pesquisa do site salario.com.br.

Mas, onde cursar Engenharia de Produção?

A Faculdade SENAI é uma ótima opção para quem busca crescimento profissional com um ensino superior de qualidade. Nossa instituição oferece aos alunos uma formação completa, explorando metodologias ativas em seu processo de ensino e de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de projetos sociais para atender as necessidades da comunidade, suportar inovações de naturezas variadas e solucionar problemas complexos da indústria, tudo isso sustentado na vivência prática em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Somos #HandsOnNaVeia.

Nossos cursos contam com a parceria de empresas e dos Institutos SENAI (de Inovação e de Tecnologia), além de uma moderna e diferenciada infraestrutura de laboratórios e de espaços de aprendizagem.

Nossos docentes possuem experiência reconhecida no mercado de trabalho, possibilitando aplicar todo o conhecimento adquirido em seu processo de ensino, assim proporcionando aos alunos uma formação completa e de alto nível.

A Faculdade SENAI, tem o propósito de formar profissionais com o DNA da indústria, preparados para os desafios do futuro.

Conheça mais sobre o curso de graduação em Engenharia de Produção da Faculdade SENAI aqui.

Exit mobile version