Site icon Blog SESI SENAI

As 5 linguagens de programação mais utilizadas

As linguagens de programação são, sobretudo, uma combinação de funções que visam evoluir alguma linguagem já em uso. Dessa forma, cada vez mais se busca simplificar a leitura, refletindo em agilidade nos sistemas computacionais.

Mas, apesar das constantes atualizações, certas linguagens, ainda que criadas há décadas, permanecem essenciais para a construção dos sistemas computacionais atuais. 

As linguagens de programação se mantêm presentes nos currículos dos cursos superiores em desenvolvimento de sistemas, e, de todas elas, destacamos as cinco linguagens a seguir como as mais utilizadas: 

Python

A linguagem Python  foi criada em 1989 pelo matemático e programador Guido Van Rossum, no Centrum Voor Wiskunde, um centro de pesquisa em matemática e informática teórica localizado em Amsterdã, na Holanda.

A relevância de Python está no fato da linguagem possuir uma boa visualização dos dados. Com ela, é possível, construir  através de poucas linhas de código, gráficos, mapas de distribuição de dados e de calor.

Assim, Python é amplamente utilizada em data science, machine learning, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, automação de scripts e fintechs.

Java

O programador canadense James Gosling, em 1995, chefiando uma equipe da Sun Microsystems, desenvolveu a linguagem Java, uma das mais populares.

Ela se baseia na orientação de objetos, que é um conjunto de regras de sintática, ou seja, a relação coerente entre o que está escrito no código com o significado que cada um dos elementos, a semântica. 

Mas, diferente  das linguagens modernas, ela não converte os dados em código puro, e sim em bytecode, uma linguagem com funções mais básicas, que é interpretada pela máquina virtual da própria Java, a JVM (Java Virtual Machine).

 Além disso, na plataforma Java, existe a J2ME, destinada a programas de jogos, mobile, computadores e para outros eletrônicos mais simples, como calculadoras.

Enfim, as possibilidades de aplicações da linguagem Java são extensas, e estão  presentes no nosso dia-a-dia em uma infinidade de produtos, como em GPS, cartões de crédito e terminais de pagamento de boletos bancários.

Html

Uma exceção à essa lista, por sua grande versatilidade,  é a Linguagem de Marcação de Hipertexto, ou HTML, foi criada em 1991, pelo físico Tim Berners-Lee. 

Ela é um conjunto de bloco de construção básico na estrutura da web. Com a função de representar os elementos especiais em posições específicas do código, conforme as necessidades para um funcionamento integrado. Esses elementos podem ser imagens, vídeos, estruturas de texto, links entre outros.

No começo da Internet, devido a necessidade de popularização, as regras de codificação eram mais flexíveis, isso tornou possível o sucesso do HTML a nível mundial. Entretanto, com o próprio amadurecimento e difusão da linguagem, as regras foram ficando mais rígidas.

Todavia, a HTML está presente nos sites, landing pages e outros formatos de páginas online em textos, imagens, gráficos e hiperlinks, organizando e conectando esses conteúdos de forma harmônica.

C

Entre 1969 a 1973 no AT&T Bell Labs, Ken Thompson e Dennis Ritchie,  eu uma redução da linguagem BCPL, surgiu a linguagem C. O seu vem de algumas características herdadas da linguagem B.

Já nas décadas 1970 e 80, ocorreu o grande ponto de virada quando os microcomputadores PDP-11, passaram da linguagem Assembly para ter a núcleo dominado pelo linguagem C, facilitando a portabilidade do sistema operacional Unix.

Na atualidade a linguagem C é utilizada desde de sistemas de automação, robôs, editores de vídeo e imagem a sistemas operacionais, programados parcialmente ou totalmente com ela, como o Mac OS, Linux e o Windows.

Type script

A Type Script é uma das mais recentes linguagens de código aberto. Ela foi desenvolvida pela Microsoft , e lançada em 2012, com participação inclusive de Anders Hejlsberg, arquiteto da linguagem C#, criador originalmente das linguagens Delphi e Turbo Pascal.

Ela foi criada com a função de adicionar ao Javascript, novas ferramentas como, a orientação a objetos e tipagem estática, ou seja, as características são definidas pelo código, o que melhora a documentação e valida  o código precisamente.

Assim, com sua evolução, surge a possibilidade de superar a Javascript,  renovando e corrigindo bugs e procedimentos em usabilidade e tempo resposta. 

 

Quer escolher um curso de graduação em programação e dominar essas linguagens e muitas outras, fique atento! Desta forma, o ideal é contar com uma instituição de ensino renomada, com nível de excelência no MEC e docentes que possuem experiência no mercado.

Tudo isso você encontra no SENAI!

Enfim, gostou desse texto? Deixe seu comentário, dúvidas ou sugestões abaixo! Aproveite para compartilhar com outras pessoas que também possam ter interesse. Para mais conteúdos, acesse o nosso blog. Até a próxima! 😉

Exit mobile version