Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Mercado de trabalho
Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

17/03/2022 3 min de leitura

 

A humanidade está passando por constantes modificações. Nos últimos anos presenciamos o crescimento das demandas por novas tecnologias e o aumento dos investimentos em pesquisa, tecnologia e energia limpa. 

As novas formas de produzir e consumir energia estão passando por esta mudança. Nas próximas décadas presenciaremos a escassez dos recursos hídricos e dos derivados do petróleo, por exemplo. 

Neste cenário, surge a necessidade de investimento em pesquisa e formação de novos profissionais capacitados para atuarem com formas inovadoras de energia limpa e a digitalização dos processos. A demanda do mercado só cresce!

4 fatos que você precisa saber sobre energia limpa

A energia limpa veio para ficar e nas próximas décadas presenciaremos o aumento dos investimentos em carros elétricos (independentes do petróleo) e do crescimento dos parques eólicos como fonte principal de energia limpa para manter abastecidas as cidades e os processos de produção e distribuição industrial.

Confira abaixo cinco fatos que você precisa saber sobre energia limpa e manter-se atualizado e preparado para atuar no setor:

1 – As reservas de petróleo devem durar no máximo mais 40 anos

Caso o consumo de petróleo continue em 35 bilhões de barris por ano, as reservas mundiais serão suficientes para abastecer o planeta em no máximo mais 40 anos. É isso mesmo! Caso não descubra novas reservas ou não reduza o consumo, a humanidade tem apenas mais quatro décadas para investir em novas fontes de recursos, como a energia limpa.

Alguns países, como União Européia e China já anunciaram que pretendem se tornar neutras em carbono nos próximos anos. Ou seja, irão emitir à atmosfera somente o que serão capazes de reabsorver. Essa mudança de comportamento tende a alterar o padrão de consumo dos combustíveis fósseis e incentivar a produção de energia limpa.

2 – Energia limpa é o futuro da humanidade

A ideia de eficiência energética é o melhor uso dos recursos disponíveis. Por isso, a introdução de energias renováveis como fotovoltaica, eólica e biomassa pode ser uma importante aliada na busca pela sustentabilidade.

O Plano Decenal de Expansão da Energia 2031 (que indica as perspectivas da expansão do setor de energia no horizonte de dez anos – 2022 a 2031) cita que a energia limpa exibe um crescimento médio anual de 2,9%, destacando-se o crescimento médio de 6,7% ao ano na oferta das outras renováveis (energia eólica, solar, biodiesel e lixívia).

Dessa forma, estima-se o aumento do percentual de energias renováveis na matriz energética brasileira, atingindo o patamar de 48% em 2031. Também se destaca o crescimento na oferta de gás natural, com 14% de participação em 2031, e a redução da participação do petróleo e seus derivados na oferta interna total de energia, de 34% em 2021 para 30% em 2031.

3 – A busca por profissionais capacitados em eficiência energética deve triplicar até 2030

A busca pela eficiência energética e a demanda por profissionais capacitados em energia limpa estão aumentando de forma acelerada no Brasil. Em tempos de desemprego alto no país, o setor de energia está em pleno crescimento: de 2018 a 2030, o número de empregos diretos ligados à área deve passar dos 136 mil atuais para 452 mil em 2030, caso o Brasil atinja a meta assumida na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21).

4 – Pós-graduação em Digital Energy propõe nova visão sobre o tema

A Faculdade SENAI te convida a conhecer mais sobre a Pós-graduação em Digital Energy, oferecida em parceria com a empresa alemã GIZ. O curso está na vanguarda da digitalização para o setor de energias e atendimento às demandas das indústrias. 

O plano pedagógico foi elaborado com a participação das seguintes empresas e organizações: Siemens Brasil e Alemanha, Weg, Bosch, Certi e GIZ. A matriz curricular do curso foi estruturada de forma que o egresso se torne competitivo para atuar no mercado de trabalho na área de energias, seja no setor público, seja no privado.

O mundo está mudando e a humanidade precisa adaptar-se

É inegável que o mundo está mudando muito rapidamente e as formas de consumo de energia precisam ser repensadas urgentemente. A dependência dos combustíveis fósseis precisa ser reduzida drasticamente e torna-se necessário o investimento em profissionais habilitados para atuarem em energia limpa e Digital Energy. Os novos profissionais serão cientistas: entenderão profundamente a demanda, a eficiência energética e os custos operacionais.