Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Cursos EAD reconhecidos pelo MEC: veja a lista para 2021

Cursos EAD reconhecidos pelo MEC: veja a lista para 2021

Cursos Técnicos
Cursos EAD reconhecidos pelo MEC: veja a lista para 2021

7 meses atrás 5 min de leitura

Na hora de escolher seu curso à distância, é preciso saber se a instituição pretendida possui boa reputação, atende aos seus requisitos de qualidade e, principalmente, se ela possui cursos EAD reconhecidos pelo MEC. 

A educação à distância já é uma realidade no Brasil, seja para cursos técnicos ou até graduação. Aliás, segundo pesquisa do Inep, o número de novos alunos em cursos superiores na modalidade à distância, de 2009 a 2019, foi de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio –  um aumento de 378,9%¹

Considerando este cenário, você já deve imaginar o boom de universidades e escolas ofertando o EAD, certo? Mas fique atento: uma instituição que não possui reconhecimento do MEC pode te acarretar diversos problemas no futuro profissional, principalmente com relação à validade do seu diploma.

Para ajudar você a encontrar um curso válido, separamos aqui uma lista com técnicos e superiores que possuem excelência reconhecida pelo MEC. Confira!

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Para saber se seu curso EAD é reconhecido pelo MEC, acesse o site e-Mec e clique em “Consulta Avançada”, conforme imagem abaixo.

Depois, é só seguir os passos:

  1. Em “Buscar por”, selecione “Curso de graduação” ou “Curso de especialização”;
  2. Em seguida, preencha com o nome, sigla, ou código da instituição;
  3. Em “Modalidade”, selecione “A distância”;
  4. Se desejar, escolha o grau do curso;
  5. Preencha o código de verificação e valide-o clicando em “Pesquisar”.

Os resultados da pesquisa aparecerão logo abaixo e, neles, você pode conferir o índice de cada curso, suas vagas anuais e data de início. 

Se você quer saber se um curso é reconhecido pelo MEC, independente de ser EAD ou presencial, siga o mesmo procedimento e deixe o campo “Modalidade” sem seleção. 

22 cursos EAD reconhecidos pelo MEC

Existem diversos cursos à distância que possuem reconhecimento do Ministério da Educação. Nossa intenção aqui não é esgotá-los, até porque cada instituição abre e fecha novas turmas a cada semestre. Contudo, com essa lista em mãos, você poderá ter a certeza de que se matriculará em um curso de excelência reconhecida nacionalmente, com diploma válido e advindo de uma instituição de renome. 

Então, aproveite a flexibilidade que a modalidade à distância oferece e descubra qual o melhor curso para você!

Cursos EAD de tecnólogo reconhecidos pelo MEC

Antes de escolher um curso superior EAD, é preciso lembrar que existem 3 tipos de graduação, a licenciatura, o tecnólogo e o bacharelado. Para o curso superior em tecnologia, as vantagens são inúmeras, como foco na prática de mercado e menor tempo de duração. Veja 3 cursos de tecnólogo à distância que vão alavancar sua carreira em 2021:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Área: TI – Software
Duração: 5 semestres

A graduação neste curso permite que o tecnólogo explore a tecnologia da informação e comunicação com muito mais qualidade, raciocínio lógico e autonomia intelectual. 

Você aprenderá temas como:

  • Lógica de Programação 
  • Segurança da Informação
  • Banco de Dados
  • Engenharia de Software
  • Arquitetura e Design de Software
  • Computação em Nuvem
  • Desenvolvimento de Site
  • Big Data & Analytics

2. Automação Industrial

Área: Automação e Mecatrônica
Duração: 6 semestres

Nesse curso, você se prepara para atuar a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas nas indústrias. Desenvolve atividades de planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação, utilizando diversas tecnologias, como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios e muito mais.

3. Gestão da Produção Industrial

Área: Gestão
Duração: 6 semestres

Este curso visa capacitar profissionais em nível tecnológico para a gestão da produção e serviços do segmento industrial, com ênfase no planejamento, organização, gerenciamento, controle e avaliação dos processos organizacionais.

Cursos técnicos EAD reconhecidos pelo MEC

O reconhecimento do Ministério da Educação para os cursos técnicos também é essencial para garantir a qualidade e solidez do curso, além de garantir a validade do diploma, assim como acontece na graduação. Veja a seguir a lista de cursos técnicos EAD ou semipresenciais:

Independente da área, lembre-se de considerar e analisar a grade curricular do curso técnico EAD ou semipresencial escolhido.

Cursos EAD e gratuitos reconhecidos pelo MEC

O SENAI, instituição credenciada e reconhecida pelo MEC, possui cursos gratuitos EAD que, periodicamente, são disponibilizados para a comunidade. Para saber se existem turmas disponíveis, clique aqui.

Onde encontrar cursos EAD reconhecidos pelo MEC

O SENAI-SC e o SESI-SC possuem cursos EAD ou semipresenciais em todo o estado, e aqui você pode confiar: além do credenciamento pelo Ministério da Educação, nossa excelência também é reconhecida, tanto para cursos técnicos quanto para cursos de graduação. 

Somos o maior complexo de educação profissional da América Latina, e, além disso, também possuímos faculdades que exploram metodologias ativas e oferecem uma educação de alto nível.   

O que o MEC diz sobre a modalidade EAD

O Ministério da Educação autorizou o ensino a distância e instituiu políticas de garantia de qualidade para a modalidade através do Decreto 5.622, de 19 de Dezembro de 2005.

Neste contexto, é importante mencionar que existe uma diferença entre a instituição obter a autorização para oferecer cursos EAD ter cursos EAD reconhecidos pelo MEC.

O que acontece é que, após enviados os documentos e finalizado o credenciamento da instituição para o EAD, ela já fica habilitada a criar cursos superiores nesta modalidade, sem a necessidade de autorização do MEC – e submete-se apenas aos processos de reconhecimento.

Mas nem todas as graduações se enquadram nessa situação. Assim, o Ministério da Educação ressalta que, “conforme o § 2o do Art.28 do Decreto 5773 de 09 de maio de 2006, a criação de cursos de graduação em direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde.”

Avaliação do MEC para cursos EAD

Para que uma instituição de ensino seja credenciada e possa oferecer cursos válidos a distância, existem alguns referenciais de qualidade definidos pelo Ministério da Educação que norteiam a avaliação. São eles:

  • Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;
  • Sistemas de comunicação;
  • Material didático;
  • Avaliação;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Infra-estrutura de apoio;
  • Gestão acadêmico-administrativa;
  • Sustentabilidade financeira.

É importante frisar que, apesar disso, não existe um modelo único de EAD e cada sistema possui sua própria complexidade.

E então, conseguiu encontrar a sua escolha entre os cursos EAD reconhecidos pelo MEC? Para fazer com que todos os seus anos de dedicação sejam admitidos, e, mais que isso, abram portas profissionais significativas a você, faça sua matrícula em uma instituição de ensino como o SENAI – o complexo de educação que possui cursos EAD com a mesma qualidade do presencial.