Guia de cursos EaD reconhecidos pelo MEC para fazer em 2022

Guia de cursos EaD reconhecidos pelo MEC para fazer em 2022

Cursos Técnicos
Guia de cursos EaD reconhecidos pelo MEC para fazer em 2022

01/07/2022 5 min de leitura

 

Na hora de escolher um curso à distância, é preciso saber se a instituição pretendida possui boa reputação, atende aos requisitos de qualidade e, principalmente, se os cursos são reconhecidos pelo MEC. 

A educação à distância já é uma realidade no Brasil, seja para cursos técnicos ou até mesmo graduação. Aliás, segundo pesquisa do Inep, o número de novos alunos em cursos superiores na modalidade à distância, de 2009 a 2019, foi de 330 mil estudantes para mais de 1 milhão e meio –  um aumento de 378,9%

Considerando este cenário, você já deve imaginar o boom de universidades e escolas ofertando o ensino à distância, certo?

Mas fique atento: se formar em uma instituição que não possui reconhecimento do MEC pode atrapalhar a sua carreira profissional.

Leia também ++ Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

Afinal, o que é o MEC e por que é importante o curso ser reconhecido por ele?

MEC é sigla para Ministério da Educação. Ele é o órgão do governo federal responsável por todo o sistema de educação do Brasil – do ensino fundamental ao ensino superior. É encarregado de elaborar e executar o Programa Nacional de Educação (PNE).

Quando um curso não é reconhecido pelo MEC, ele não tem validade. Ou seja, você não pode exercer a profissão

Para ajudar você a encontrar um curso válido, separamos aqui uma lista com opções de cursos técnicos e superiores que possuem reconhecimento do MEC. Confira!

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?

Para saber se seu curso EAD é reconhecido pelo MEC, acesse o site e-Mec e clique em “Consulta Avançada”, conforme imagem abaixo.

Depois, é só seguir os passos:

  1. Em “Buscar por”, selecione “Curso de graduação” ou “Curso de especialização”;
  2. Em seguida, preencha com o nome, sigla, ou código da instituição;
  3. Em “Modalidade”, selecione “A distância”;
  4. Se desejar, escolha o grau do curso;
  5. Preencha o código de verificação e valide-o clicando em “Pesquisar”.

Os resultados da pesquisa aparecerão logo abaixo e, neles, você pode conferir o índice de cada curso, suas vagas anuais e data de início. 

Se você quer saber se um curso é reconhecido pelo MEC, independente de ser EaD ou presencial, siga o mesmo procedimento e deixe o campo “Modalidade” sem seleção. 

8 Cursos EaD reconhecidos pelo MEC

Existem diversos cursos à distância que possuem reconhecimento do Ministério da Educação. Com essa lista em mãos, você poderá ter a certeza de que se matriculará em um curso de excelência reconhecido nacionalmente, com diploma válido e advindo de uma instituição de renome. 

Então, aproveite a flexibilidade que a modalidade à distância oferece e descubra qual o melhor curso para você!

Cursos tecnólogos EaD reconhecidos pelo MEC

Antes de escolher um curso superior EaD, é preciso lembrar que existem 3 tipos de graduação, a licenciatura, o tecnólogo e o bacharelado. Para o curso superior em tecnologia, as vantagens são inúmeras, como foco na prática de mercado e menor tempo de duração.

Veja 2 cursos tecnólogos à distância que estão em alta e vão alavancar sua carreira em 2022:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Área: TI
Duração: 5 semestres

A graduação neste curso permite que o tecnólogo explore a tecnologia da informação e comunicação com muito mais qualidade, raciocínio lógico e autonomia intelectual. 

Você aprenderá temas como: lógica de programação, segurança da informação, banco de dados, engenharia de software, arquitetura e design de software, computação em nuvem, desenvolvimento de dite, big data & analytics.

Leia também ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção em 2022

2. Sistemas Para Internet

Área: TI
Duração: 5 semestres

Nesse curso, você vai aprender a desenvolver e gerenciar projetos de sistemas para internet, utilizando tecnologias emergentes, boas práticas de usabilidade, normas e padrões de qualidade e de segurança da informação.

O profissional de Sistemas para Internet está presente em todos os serviços de tecnologia: é ele quem cria e desenvolve aplicações para web como e-commerces, por exemplo.

Você estará capacitado para atuar em empresas dos setores industriais, de serviços, serviços públicos e instituições de ensino e pesquisa.

Leia também ++ Sistemas para Internet: salário, curso e mercado de trabalho

Cursos técnicos EaD reconhecidos pelo MEC

O reconhecimento do Ministério da Educação para os cursos técnicos também é essencial para garantir a qualidade e solidez do curso, além de garantir a validade do diploma, assim como acontece na graduação. Veja a seguir a lista de cursos técnicos EaD ou semipresenciais:

3. Administração

4. Desenvolvimento de Sistemas

5. Logística

6. Qualidade

7. Segurança do Trabalho

8. Planejamento e Controle de Produção

Independente da área, lembre-se de considerar e analisar a grade curricular do curso técnico EaD ou semipresencial escolhido.

Leia também ++ Tudo o que você precisa saber sobre logística

Cursos Rápidos EaD reconhecidos pelo MEC

Os cursos rápidos são para quem não quer fazer uma graduação ou curso técnico neste momento. São cursos de curta duração e estão focados em necessidades profissionais específicas. Ou seja, para quem busca aperfeiçoar e desenvolver trabalhos voltados para a área ou tema escolhido.

Confira algumas opções de cursos rápidos 100% EaD reconhecidos pelo MEC, que você se matricula e pode começar imediatamente:

  1. Design Thinking
  2. Excel Básico
  3. Excel Intermediário
  4. Ferramentas Google
  5. Gestão de Projetos
  6. Vendas de Alta Performance
  7. Qualidade e Produtividade
  8. Cultura Lean
  9. Docente Digital
  10. Marketing Digital
  11. 7 Ferramentas da Qualidade
  12. Gestão da Manutenção
  13. Manufatura Enxuta
  14. Planejamento e Controle da Produção
  15. Tecnologias 4.0 no Contexto da Indústria
  16. Scrum

Leia também ++ Curso rápido: o que é, quem pode fazer e opções para você se destacar

O que o MEC diz sobre a modalidade EaD

O Ministério da Educação autorizou o ensino a distância e instituiu políticas de garantia de qualidade para a modalidade através do Decreto 5.622, de 19 de Dezembro de 2005.

Neste contexto, é importante mencionar que existe uma diferença entre a instituição obter a autorização para oferecer cursos EAD e ter os cursos EAD reconhecidos pelo MEC.

O que acontece é que, após enviados os documentos e finalizado o credenciamento da instituição para o EAD, ela já fica habilitada a criar cursos superiores nesta modalidade, sem a necessidade de autorização do MEC – e submete-se apenas aos processos de reconhecimento.

Mas nem todas as graduações se enquadram nessa situação. Assim, o Ministério da Educação ressalta que, “conforme o § 2o do Art.28 do Decreto 5773 de 09 de maio de 2006, a criação de cursos de graduação em direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde.”

Avaliação do MEC para cursos EaD

Para que uma instituição de ensino seja credenciada e possa oferecer cursos válidos a distância, existem alguns referenciais de qualidade definidos pelo Ministério da Educação que norteiam a avaliação. São eles:

  • Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;
  • Sistemas de comunicação;
  • Material didático;
  • Avaliação;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Infraestrutura de apoio;
  • Gestão acadêmico-administrativa;
  • Sustentabilidade financeira.

É importante frisar que, apesar disso, não existe um modelo único de EAD e cada sistema possui sua própria complexidade.

E então, conseguiu encontrar a sua escolha entre os cursos EAD reconhecidos pelo MEC? Para fazer com que todos os seus anos de dedicação sejam admitidos, e, mais que isso, abram portas profissionais significativas a você, faça sua matrícula em uma instituição de ensino como o SENAI – o complexo de educação que possui cursos EAD com a mesma qualidade do presencial.