O que você precisa saber sobre logística

O que você precisa saber sobre logística

Cursos Rápidos
O que você precisa saber sobre logística

29/04/2022 3 min de leitura

Quando você pensa em logística, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Em geral, as pessoas associam a logística ao transporte, o que não necessariamente está errado. Contudo, limitar o conceito da gestão logística apenas ao transporte é algo equivocado, visto que essa é apenas uma das várias etapas dos processos logísticos. 

Todos os produtos e serviços que você consome, desde itens básicos como alimentação e vestuário, passam por processos logísticos. Assim, a logística diz respeito a uma série de etapas necessárias para fazer, por exemplo, com que a camisa do seu time esteja disponível no local certo, dentro do tempo estipulado, com a qualidade que você merece.

Ou seja, é uma área de extrema importância dentro de um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

Conceito de logística

Presente em qualquer organização, a logística tem o papel de planejar e executar todas as tarefas e decisões dentro da empresa, desde a aquisição da matéria-prima, produção, movimentação, armazenagem e entrega ao consumidor final. Isso tudo considerando os devidos cuidados com a satisfação dos clientes e a redução de custos.

Na prática, ela faz o gerenciamento dos fluxos de todos os processos envolvidos na produção do bem ou serviço. Por isso, conhecer os processos logísticos da empresa é o primeiro passo para definir estratégias assertivas em busca de otimização. 

Etapas dos processos logísticos

As etapas mais importantes para uma boa estratégia logística podem variar de acordo com cada empresa e ramo de atividade. Contudo, existem alguns processos críticos que se destacam, como: 

Transporte

Diz respeito ao gerenciamento dos modais de transporte necessários para movimentar a mercadoria, seja quando ela ainda é matéria-prima ou produto acabado. Os modais mais utilizados no Brasil incluem o rodoviário, ferroviário, dutoviário, aquaviário e aéreo. 

Movimentação

Enquanto o transporte está relacionado ao ambiente externo a empresa, a movimentação compreende o transporte interno, ou seja, como a mercadoria é transportada dentro da organização e ao longo da cadeia produtiva.

Armazenamento

Inclui a gestão de estoques. Novamente, tanto da matéria-prima, quanto dos produtos acabados. É um processo bem importante e que quando bem administrado, evita perdas e custos desnecessários. Por isso, muitas empresas fazem uso de softwares para gerenciar o fluxo de armazenamento. 

Informação e comunicação

Para que os processos possam fluir com agilidade, todas as informações relacionadas a cadeia logística devem ser acessíveis e de fácil leitura, preferencialmente padronizadas e concentradas em um único lugar (software), ou então, com softwares interligados. Além disso, a comunicação entre as pessoas e departamentos é outro ponto crítico, pois a troca de informações erradas gera retrabalho, atrasos e prejuízos. 

Demanda

Controlar a demanda em toda a cadeia produtiva é o básico para otimizar os processos logísticos. Por exemplo, é preciso saber quanto e quando adquirir a matéria-prima a fim de otimizar sua vida útil, as etapas de produção e o giro de estoque.

Como melhorar os processos logísticos da empresa?

  1. Boa relação com fornecedores: a qualidade dos produtos e o comprometimento com os prazos de entrega são pontos-chave, por isso, ter bons fornecedores é imprescindível. 
  2. Integração: quando os processos são conectados, por meio de ferramentas tecnológicas, a gestão da cadeia de suprimentos torna-se mais estratégica.
  3. Estoque inteligente: saber o quê, quando, onde e como estocar reflete diretamente na qualidade do produto, bem como na agilidade dos processos e redução de custos.
  4. Comprometimento com os prazos:  pontualidade é sinônimo de satisfação. Então, a definição dos prazos com os fornecedores e clientes deve estar de acordo com o que a empresa consegue cumprir.
  5. Experiência do cliente: garantir a satisfação do cliente é um dos principais objetivos. Nesse sentido, como já pontuado, deve-se ter máxima atenção à qualidade do produto/serviço e tempo de entrega. O modo como ele chegará até o cliente (embalagem) também é importante. Afinal, ninguém quer receber algo extraviado. 

Tipos de logística

  • Logística de suprimentos
  • Integrada
  • Logística de produção
  • Logística de distribuição
  • Reversa

Como ser um profissional de logística?

Quer se tornar um profissional capacitado para atuar com o planejamento, execução e controle dos processos logísticos? O SENAI-SC te ajuda! Você pode fazer um curso técnico ou rápido, disponíveis nas modalidades presencial e EaD. Escolha a melhor opção para você: