Site icon Blog SESI SENAI

Guia de cursos EaD reconhecidos pelo MEC para fazer em 2024

cursos EaD reconhecidos pelo MEC

cursos EaD reconhecidos pelo MEC

O próximo ano está chegando e, com ele, novos planos! Se você deseja qualificar-se e está em busca de um curso a distância, é preciso saber se a instituição pretendida possui boa reputação, atende aos requisitos de qualidade e, principalmente, se os cursos são reconhecidos pelo MEC. 

A educação a distância já é uma realidade no Brasil, seja para cursos técnicos, seja até mesmo para graduações. Aliás, segundo pesquisa do Inep, o número de novos alunos em cursos superiores na modalidade a distância aumentou de 3,9 milhões para 4,7 milhões, entre 2021 e 2022. 

Com o salto no número de cursos superiores EaD ofertados no país nos últimos 10 anos, que passou de 1.148 em 2012 para 9.186 em 2022, optar por cursos EaD reconhecidos pelo MEC é indispensável para que o tão sonhado diploma possua validade! 

Boa leitura!

Leia também ++ Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

Afinal, o que é o MEC e por que é importante o reconhecimento do curso?

MEC é a sigla de Ministério da Educação e Cultura, órgão do governo federal responsável por todo o sistema de educação do Brasil – do ensino fundamental ao ensino superior – e por elaborar e executar o Programa Nacional de Educação (PNE).

Um curso não tem validade quando não é reconhecido pelo MEC, ou seja, você não pode exercer a profissão!

Para ajudá-lo a encontrar capacitações válidas, preparamos um passo a passo rápido para consultar as formações de interesse e uma lista com opções de cursos técnicos e superiores que possuem reconhecimento do MEC. Confira!

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?

Para saber se seu curso EaD é reconhecido pelo MEC, acesse o site e-Mec e clique em “Consulta Avançada”, conforme imagem abaixo.

Depois, é só seguir os passos:

Os resultados da pesquisa aparecerão logo abaixo e, neles, você pode conferir o índice de cada curso, as vagas anuais e a data de início. 

Se você quer saber se um curso é reconhecido pelo MEC, independente de ser EaD ou presencial, siga o mesmo procedimento e deixe o campo “Modalidade” sem seleção. 

9 cursos EaD reconhecidos pelo MEC

Existem diversos cursos a distância que possuem reconhecimento do Ministério da Educação. Com essa lista em mãos, você poderá ter a certeza de que vai se matricular em um curso de excelência reconhecido nacionalmente, com diploma válido e advindo de uma instituição de renome. 

Então, aproveite a flexibilidade que a modalidade a distância oferece e descubra qual é o melhor curso para você!

Cursos tecnólogos EaD reconhecidos pelo MEC

Antes de escolher um curso superior EaD, é preciso lembrar que existem 3 tipos de graduação: licenciatura, tecnólogo e bacharelado. Para o curso superior em tecnologia, as vantagens são inúmeras, como foco na prática de mercado e menor tempo de duração.

Veja 2 cursos tecnólogos a distância que estão em alta e vão alavancar sua carreira no próximo ano:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Área: TI

Duração: 5 semestres

A graduação neste curso permite que o tecnólogo explore a tecnologia da informação e comunicação com muito mais qualidade, raciocínio lógico e autonomia intelectual. 

Você aprenderá temas como: lógica de programação, segurança da informação, banco de dados, engenharia de software, arquitetura e design de software, computação em nuvem, desenvolvimento de sites, big data & analytics e inteligência artificial.

Leia também ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção

2. Redes de Computadores

Área: TI

Duração: 5 semestres

Neste curso, você vai aprender a gerenciar infraestruturas tecnológicas, utilizando desenvolvimento de software como ferramenta principal, otimizando custos e ampliando a capacidade de forma moderna e atual.

O curso forma profissionais capazes de desenvolver atividades técnicas, científicas e de gestão, capazes de projetar e administrar redes de computadores, configurar e administrar serviços de rede, e que podem atuar em diferentes funções como Analista de Suporte, Arquiteto de Soluções ou Consultor.

Cursos técnicos EaD reconhecidos pelo MEC

O reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura para os cursos técnicos também é muito importante para garantir a qualidade e a solidez do curso e a validade do diploma, assim como acontece na graduação. Veja a seguir algumas opções:

3. Administração

4. Desenvolvimento de Sistemas

5. Edificações

6. Qualidade

7. Segurança do Trabalho

8. Comércio Exterior

9. Logística 

Independentemente da área, lembre-se de considerar e analisar a grade curricular do curso técnico EaD ou semipresencial escolhido.

Leia também ++ Tudo o que você precisa saber sobre logística

Cursos profissionais EaD reconhecidos pelo MEC

Por fim, os cursos profissionais são uma excelente opção para quem busca capacitações de curta duração com foco em necessidades profissionais específicas. Ou seja, para quem busca aperfeiçoar e desenvolver trabalhos voltados para a área ou tema escolhido!

Confira algumas opções de cursos profissionais 100% EaD reconhecidos pelo MEC, que você se matricula e pode começar imediatamente:

Leia também ++ Curso rápido: o que é, quem pode fazer e opções para você se destacar

O que o MEC diz sobre a modalidade EaD

O Ministério da Educação e Cultura autorizou o ensino a distância e instituiu políticas de garantia de qualidade para a modalidade por meio do Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

Neste contexto, é importante mencionar que existe uma diferença entre a instituição obter a autorização para oferecer cursos EaD e ter os cursos EaD reconhecidos pelo MEC.

O que acontece é que, após enviados os documentos e finalizado o credenciamento da instituição para o EaD, ela já fica habilitada a criar cursos superiores nessa modalidade, sem a necessidade de autorização do MEC – e submete-se apenas aos processos de reconhecimento.

Mas nem todas as graduações se enquadram nessa situação. Assim, o Ministério da Educação e Cultura ressalta que, “conforme o § 2º do art. 28 do Decreto 5.773, de 9 de maio de 2006, a criação de cursos de graduação em direito, medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde”.

Avaliação do MEC para cursos EaD

Para que uma instituição de ensino seja credenciada e possa ofertar cursos válidos, existem alguns referenciais de qualidade definidos pelo MEC que norteiam a avaliação. São eles:

É importante frisar que, apesar disso, não existe um modelo único de EaD e cada sistema possui sua própria complexidade.

E então, conseguiu encontrar sua escolha entre os cursos EaD reconhecidos pelo MEC? 

Para fazer com que todos os seus anos de dedicação sejam admitidos, e, mais que isso, abram portas profissionais significativas, faça sua matrícula em uma instituição de ensino como o SENAI – o complexo de educação que possui cursos EaD com a mesma qualidade do presencial. 

Exit mobile version