Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

Metodologias
Estudar em casa: 8 dicas de como aumentar o desempenho

17/06/2022 4 min de leitura

 

O isolamento social dos últimos anos, decorrente da covid-19, mudou não só a forma como nos relacionamos, a forma como compramos ou como trabalhamos. Um dos maiores impactos foi na educação. 

O ensino a distância, que era uma realidade de poucas pessoas, passou a se tornar uma realidade para a maioria que tinha algum curso em andamento ou até mesmo a escola ou a faculdade.

Leia também ++ A importância do ensino a distância na sociedade: entenda mais sobre a modalidade

Quais as maiores vantagens de estudar em casa?

Diante desse cenário citado acima, foi possível avaliar os prós e os contras dessa modalidade de ensino que é preferida pela maioria das pessoas: o ensino à distância. Mas, você sabe quais são os maiores benefícios de estudar em casa? Confira:

  • Flexibilidade: flexibilidade para estudar de onde quiser e a hora que quiser são os maiores destaques do ensino à distância, isso porque você pode estudar de acordo com o seu ritmo de aprendizagem.
  • Autonomia : Pessoas que estudam em casa precisam aprender a lidar melhor com a gestão do tempo e de responsabilidades, o que pode desenvolver mais autonomia para o aluno.
  • Praticidade: Sabe-se que nem todas as pessoas moravam próximas as instituções de ensino e passavam, muitas vezes, horas em deslocamento. Com o ensino a distância, não é necessário sair de casa e se locomover até a instituição de ensino todos os dias, o que se torna mais prático e menos exaustivo.
  • Economia: Não ter custos com transportes e lanches, principalmente, torna o ato de estudar em casa mais econômico.

É importante salientar que, atualmente, os ensinos semipresenciais ou híbridos também são uma possibilidade.

Quer saber mais sobre essas modalidades? Leia este conteúdo completo.

Dicas para você estudar em casa

Agora confira 8 dicas de como você pode criar uma rotina de estudos eficiente, estudando no conforto da sua casa e otimizando o seu tempo.

1 – Defina um local para os estudos

Para iniciar sua rotina é importante escolher o melhor local para o estudo. O espaço deve ser propício para melhorar o seu desempenho, deve ter uma boa iluminação, ser arejado, silencioso e confortável.

É importante que o lugar que você estuda seja diferente do lugar que você tem lazer, ou dorme (como a sua cama, por exemplo). Pode ser no mesmo cômodo, mas é importante que você crie um microambiente propício para os estudos e sem distrações.

2 – Tenha metas

Organize o seu tempo, faça um cronograma e defina metas. As metas podem ser um número de páginas que você vai ler e depois escrever para fixar. Pode ser uma quantidade de tempo que você vai estudar sem pausas ou um número de exercícios que você vai resolver naquele dia. Veja o que funciona para você.

3 – Se organize!

Organização é a chave para um bom desempenho em qualquer coisa que você se proponha. Saiba quais são os conteúdos que você vai estudar hoje, qual horário você vai estudar, quanto tempo você vai dedicar para cada atividade, se planeje para os próximos dias e não deixe nada para cima da hora.

4 – Atenção às videoaulas! 

Sempre que estiver assistindo uma aula, sendo ela ao vivo ou não, lembre-se de sempre anotar os principais pontos abordados. Tenha um caderno, como você fazia na escola e em cursos presenciais em geral! Facilita muito para fixar o conteúdo e saber o que estudar para as provas e atividades.

Leia também ++ Conheça opções de Cursos Técnicos EaD para fazer ainda este ano

5 Tenha constância

Evite acumular matérias e aulas. É mais produtivo que você estude todos os dias, de segunda à sexta. durante 1 hora, do que deixe para estudar no sábado 5 horas seguidas. Isso vai ajudar você a criar o hábito de estudar, a fixar melhor os conteúdos e deixar a procrastinação de lado!

6 – Seja responsável

Estudar em casa traz mais liberdade e menos cobranças. Isso não quer dizer que, porque não tem alguém cobrando você, você não vai fazer, certo?

Ir bem nas matérias e provas é algo que é relevante apenas para a sua vida. Então, crie essa responsabilidade, não procrastine. Entregue os trabalhos nos dias, assista às aulas, faça as provas. Mostre que você é responsável e tem autonomia diante da sua própria vida e futuro.

7 – Evite distrações, mantenha o foco

Um dos maiores desafios de estudar em casa é não se deixar levar pelas distrações do dia a dia: celular, redes sociais, séries, conversas com amigos e familiares, procrastinação…

As possibilidades de distração são ainda maiores do que nas instituições de ensino presenciais, por isso, essa dica vem de encontro a todas as outras: se você tem um local para estudar, metas, organização e for responsável com as suas atividades diárias, as distrações se tornam cada vez menos atrativas.

Mas você também pode separar horários do seu dia para mexer no celular, assistir o episódio de uma série ou fazer qualquer outra coisa que você queira. O importante é não substituir as responsabilidades por prazeres e sim equilibra-los.

8 –  Faça intervalos

Como falamos, equilíbrio é o segredo. 

Desenvolver o hábito de inserir pequenos intervalos durante a rotina de estudos é essencial pois se torna menos cansativo e mais prazeroso. Saber que você vai estudar durante 1 hora e depois poderá fazer 20 minutos do que quiser, por exemplo.

Estabeleça esse tempo de descanso ou lazer entre uma matéria e outra. Antes de começar um novo conteúdo, reserve um tempo para você! Beba água, vá ao banheiro, alongue as pernas ou até mexa no celular! Assim, você tornará sua rotina de estudos mais leve e eficaz, contribuindo também para  a sua saúde mental,  fazendo com que você seja mais constante.

Gostou?

Veja opções de cursos EaD de uma das melhores instituições de ensino do mundo: o SENAI.

Coloque SENAI no seu currículo e ingresse no mercado de trabalho.

Cursos de diversas modalidades com o certificado sem distinção dos certificados de cursos presenciais.

Escolha o seu curso agora e transforme o seu futuro.