Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Você sabe o que é um curso semipresencial? Entenda tudo sobre a modalidade

Você sabe o que é um curso semipresencial? Entenda tudo sobre a modalidade

Cursos Técnicos
Você sabe o que é um curso semipresencial? Entenda tudo sobre a modalidade

6 meses atrás 4 min de leitura

Nos últimos anos, temos observado o crescimento da oferta de cursos EaD e semipresenciais no Brasil. Isso acontece, em partes, por conta do uso das novas tecnologias de ensino e, principalmente, por ampliar o acesso ao ensino para um número maior de pessoas. 

O curso presencial também é muito buscado por conta da flexibilidade, sendo uma a modalidade ideal para quem não tem a disponibilidade de se deslocar todos os dias até uma instituição de ensino para estudar, mas não quer abrir dos encontros presenciais totalmente. 

Você tem dúvidas sobre o que é um curso semipresencial? Nesse conteúdo, reunimos as principais informações sobre a modalidade e os benefícios que ela proporciona para quem a escolhe. Faça a leitura e descubra se um curso semipresencial é realmente o que você procura! 

Curso semipresencial: significado

Semipresencial é a modalidade de ensino que tem aulas presenciais e também conteúdo para ser estudado de forma online, em casa ou onde você preferir. O curso semipresencial se trata, portanto, de um misto entre as modalidades presencial e a distância.

Como funciona o curso semipresencial?

A modalidade de cursos semipresenciais existe no Brasil desde 2004, quando foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Eles também são conhecidos como blended (que, em inglês, significa misturado) ou híbridos.

Distribuição das aulas presenciais e online na grade curricular

De acordo com o MEC, para ser enquadrado como um curso semipresencial, a grade curricular de uma graduação deve ser composta de, no máximo, 20% de horas-aula no formato a distância. 

A frequência das aulas e a distribuição das mesmas ao longo dos semestres variam de acordo com os critérios estabelecidos por cada instituição. Algumas estabelecem as aulas presenciais uma vez por semana, outras até duas vezes por semana.

Além disso, essa distribuição também depende do curso e de quais disciplinas são priorizadas para o EaD. Ou seja, em alguns casos, algumas disciplinas podem ser ministradas totalmente no ambiente virtual, enquanto outras são realizadas de maneira 100% presencial. 

Conteúdo das aulas 

As matérias são planejadas com roteiros de aprendizagem e materiais de referência, da mesma forma que ocorre nas demais modalidades de ensino. Todos os conteúdos ensinado também ficam à disposição do aluno no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Além de que, durante as aulas presenciais, é comum que a transmissão seja feita online com professores ministrando as aulas de outro lugar.

Obrigatoriedade das aulas presenciais

Embora cada instituição determine a frequência dos encontros presenciais periódicos, a presença dos estudantes neles é obrigatória.

O que um curso semipresencial tem de diferente?

Flexibilidade

A flexibilidade do ensino semipresencial é muito buscada por quem possui um trabalho regular ou outros compromissos que impedem de frequentar as aulas presenciais todos os dias, mas não abre mão de ter contato com os professores e sentar-se em uma sala de aula. 

Assim, ele oferece certa flexibilidade, mas não tanto quanto um curso 100% EaD. Por isso, a semipresencial é considerada a modalidade ideal para quem precisa de uma certa “pressão” externa para acompanhar as aulas, entregar as atividades no prazo e não acabar deixando o curso no final da sua lista de prioridades. 

É importante entender também que para isso e por conta da flexibilidade que ele oferece, você precisa ter bastante disciplina, organização e autocontrole. Dessa maneira, você poderá garantir um bom desempenho e extrair tudo que o um curso semipresencial pode lhe proporcionar.

Possibilidade de networking 

 Outro grande diferencial que as aulas presenciais periódicas oferecem é o fato de os estudantes poderem conhecer melhor os professores e demais colegas, conversando durante os intervalos e trocando experiências. 

Assim, é possível começar a construir o chamado networking, ou seja, sua rede de contatos profissionais. A partir dela, você pode encontrar oportunidades de trabalho e, quem sabe, até um sócio para abrir aquele negócio que você sempre sonhou.

Certificação dos cursos semipresenciais

“E o diploma do curso semipresencial? Vale a mesma coisa que os outros?” Essa dúvida ainda é bastante comum. E pode ficar tranquilo(a), o diploma dos cursos semipresenciais possui a mesma validade do que o que é obtido em outras modalidades de ensino. 

Assim como no EaD e no presencial, os cursos semipresenciais também precisam ser reconhecidos, credenciados e certificados pelo MEC. Inclusive, essa regra é válida para todos os cursos de ensino superior no Brasil. Por isso, ao escolher o seu curso, fique atento a essas questões, elas irão garantir o nível de qualidade do ensino naquela instituição e também a validade do seu diploma.

Diversos especialistas em educação apontam os cursos híbridos como uma tendência que chegou para ficar. Afinal, hoje, o número de matrículas realizadas nas modalidades mistas e EaD já superou o índice dos cursos presenciais. Isso quer dizer que, no futuro, os cursos presenciais podem passar a oferecer mais atividades fora da sala de aula. Enquanto a educação a distância ou semipresencial, aposta cada vez mais em tecnologias e recursos para conectar estudantes e professores.

Custo-benefício

Você já deve ter percebido que o curso semipresencial oferece uma série de benefícios para você, não é mesmo? O custo-benefício é um dos principais, pois as mensalidades dessa modalidade costumam ser mais em conta. Como você não frequenta as aulas presencialmente todos os dias, os custos para a instituição são menores e, consecutivamente, isso também é refletido no preço das parcelas.

Você está buscando uma qualificação para mudar de carreira ou se destacar no mercado?

Conheça a variedade de cursos semipresenciais que o SENAI oferece desde a educação técnica até a pós-graduação e conte com a excelência da marca SENAI em seu currículo!