Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
A importância do ensino a distância na sociedade: entenda mais sobre a modalidade

A importância do ensino a distância na sociedade: entenda mais sobre a modalidade

Cursos Técnicos
A importância do ensino a distância na sociedade: entenda mais sobre a modalidade

4 meses atrás 4 min de leitura

Nos últimos anos, uma parcela cada vez maior da população brasileira têm buscado a qualificação para conquistar um diploma e, consequentemente, uma melhor colocação no mercado.

Ao encontro disso, as novas tecnologias têm facilitado o acesso à faculdade para cada vez mais pessoas,  — até mesmo aquelas que moram em regiões remotas —. Isso também tem uma grande contribuição das instituições de ensino que, ao perceber essa necessidade, têm aumentado a oferta de cursos na modalidade à distância. Mas você sabe, afinal, qual é a importância do ensino a distância na sociedade atual? 

Mesmo com a popularização da modalidade, ainda há quem questione a qualidade do ensino e a verdadeira relevância da educação a distância no Brasil. Por isso, nesse conteúdo, iremos falar sobre a importância do ensino a distância na sociedade atual e as possibilidades que ele pode trazer para os estudantes. Confira!

Afinal, qual a importância do ensino a distância na sociedade atual?

De modo geral, podemos dizer que o ensino a distância é importante na sociedade atual, sobretudo no Brasil, por trazer melhores oportunidades aos estudantes. Mas quais seriam exatamente essas oportunidades? 

Para ilustrar melhor essa resposta, vamos contar a história fictícia da Silvia. Ela é moradora da cidade de Flor do Sertão, no oeste catarinense, onde trabalhava como secretária. Mas ela queria ir além e, há muitos anos, sonhava em fazer o curso de Engenharia de Produção. No entanto, existiam vários fatores que impossibilitavam a concretização desse sonho.

Além de dedicar 8 horas por dia ao seu trabalho como secretária, Silvia também tem dois filhos. Suponhamos que se ela quisesse fazer a graduação no formato tradicional, precisaria viajar todos os dias para a cidade mais próxima onde havia uma faculdade. Além do tempo dedicado aos estudos, ela gastaria tempo e dinheiro para se locomover. Isso, consequentemente, significaria passar menos tempo com a família. 

Você já pode imaginar que, certamente, esse foi mais um motivo que pesou, e muito, no momento em que a Silvia decidiu não fazer um curso presencial.

Ela conseguiu realizar esse sonho apenas quando o curso passou a ser ofertado na modalidade à distância. Um tempo depois de se formar, ela conseguiu um emprego que oferece uma remuneração muito melhor do que a anterior. Isso certamente irá impactar positivamente na sua qualidade de vida e, consequentemente, no acesso à educação para os seus filhos, trazendo ainda mais oportunidades para as próximas gerações da sua família.

Assim, você começa a perceber como a popularização da educação faz a diferença na vida não só do estudante, mas também impacta em diversas outras esferas que sequer imaginamos.

Os benefícios do ensino a distância para o estudante

Tempos atrás, fazer uma pós ou graduação sem precisar sair de casa era uma realidade muito distante para a maioria dos estudantes brasileiros, seja pela falta de infraestrutura tecnológica ou pelas poucas opções de cursos EaD

Hoje, além de o ensino a distância ser uma realidade, também já conquistou a preferência de grande parte dos estudantes. Veja alguns benefícios de um curso de graduação a distância!

Mais possibilidades no acesso à educação

Há alguns anos, quando o acesso à internet era mais escasso, parecia praticamente impossível que a Silvia, morando em uma cidade tão pequena e distante dos grandes centros urbanos, pudesse ter aulas com professores de qualquer parte do Brasil e em uma instituição de ensino renomada.

Por isso, quando falamos da importância do ensino a distância na sociedade atual, uma das suas vantagens mais explícitas é tornar o acesso à educação de qualidade uma realidade para pessoas que, por qualquer que seja a razão, não podem cursar a modalidade presencial. 

Esse aumento de possibilidades também conferiu uma liberdade de escolha maior para os estudantes. Isso não só pela diversidade maior de cursos ofertados, mas também por tornar possível optar entre um número maior de instituições de ensino.

Além disso, outro fator que contribui para que o EaD seja mais procurado é o valor das mensalidades. Nessa modalidade, as parcelas costumam ser menores do que as dos cursos presenciais. Afinal, os custos que a instituição precisa repassar aos alunos são menores.

A recolocação ou a progressão no mercado de trabalho

Lembra da Silvia? Há 15 anos, ela sequer cogitaria mudar de área. Pois, existiam muitos obstáculos, como a falta de tempo e a distância, que tornavam esse movimento muito difícil ou impossível de ser feito. Assim, trocar de área e mudar de carreira eram práticas pouco comuns e bastante desencorajadas. Graças ao EaD, a realidade hoje é diferente. Consegue perceber a importância do ensino a distância?

Outra vantagem que não podemos deixar de citar em relação ao mercado de trabalho é o networking (rede de contatos profissionais). Sim, ele também pode ser construído em um curso a distância. E o melhor: pode lhe conectar com os melhores professores e pessoas de qualquer parte do Brasil e, por que não, do mundo? 

Com a pandemia, criar relacionamentos (pessoais e profissionais) exclusivamente através do meio virtual tornou-se um hábito comum, até mesmo para as pessoas que, antes, não eram muito fãs dessa ideia.

Assim, o EaD acaba se tornando mais uma chance de aumentar a sua rede de contatos, o que também aumenta suas possibilidades de recolocação no mercado.

Flexibilidade

A possibilidade de escolher o local e o horário dos estudos é um grande diferencial do ensino a distância.

Assim como a Silvia, milhares de brasileiros e brasileiras possuem as rotinas divididas entre trabalho, afazeres domésticos, família, lazer e muitas outras atividades. Para essas pessoas, perder tempo não é uma opção viável. Agora, quando a Silvia pode estudar de sua casa e ainda escolher o horário em que iria fazer isso, o sonho de fazer uma graduação tornou-se possível!

Autonomia

Outro ponto que não podemos deixar de fora dos benefícios do ensino a distância é a autonomia que os alunos da modalidade possuem, muito diferente do padrão aplicado nas salas de aulas tradicionais. 

Porém, se engana quem acha que isso torna o EaD mais simples ou mais fácil do que o ensino presencial. Nele, é preciso mais do que acompanhar as aulas e, por isso, a disciplina e a responsabilidade são fundamentais. O lado positivo disso é que ao levar os estudos a sério, o aluno desenvolve essas duas habilidades que, atualmente, são fundamentais no mercado de trabalho: a autonomia e a organização.

O avanço dos recursos tecnológicos no ensino a distância 

Ao entendermos a importância do ensino a distância na sociedade atual, percebemos que os avanços da tecnologia foram os grandes contribuintes para o seu desenvolvimento.

Com a transformação das metodologias e a modernização das plataformas de ensino, acompanhar as aulas tornou-se uma experiência cada vez mais dinâmica, eficiente e completa. 

Muitas vezes, no ensino EaD, os alunos têm acesso a mais recursos do que teriam no formato presencial. Realidade aumentada, realidade mista e realidade virtual são alguns exemplos disso.

O EaD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam na sua educação, transformando não somente as suas vidas, mas também a de seus familiares. 

Se você está buscando qualificação profissional, chegou a sua hora! Conheça os cursos EaD do SENAI e dê um upgrade na sua vida e na sua carreira.