Responsabilidade social: 3 ações do Ensino Superior SENAI que vão te ajudar durante a graduação

Responsabilidade social: 3 ações do Ensino Superior SENAI que vão te ajudar durante a graduação

Graduação
Responsabilidade social: 3 ações do Ensino Superior SENAI que vão te ajudar durante a graduação

21/12/2021 3 min de leitura

A graduação é o momento ideal para absorver conhecimentos, aprendendo teoria e prática de forma integrada. Mas também pode ser um período de grandes preocupações que gera angústia e incertezas para os acadêmicos. 

Um dos motivos constantes de apreensão é com a questão financeira, além das inseguranças relacionadas ao futuro e à profissão. Nos últimos anos, somou-se a isso, a pandemia causada pela Covid-19 que também evidenciou os sentimentos de ansiedade e estresse.

Nesse contexto, é possível perceber como os projetos de extensão e as ações sociais são fundamentais para atender às necessidades dos alunos tanto no aspecto pessoal quanto profissional, proporcionando mais segurança no exercício da profissão. 

No Ensino Superior SENAI, a responsabilidade social é um tema de extrema importância e as ações são pensadas visando a construção de um futuro melhor para toda sociedade. É por isso que os projetos são desenvolvidos interna e externamente. Ou seja, trabalham desde questões financeiras dos alunos até o atendimento e acolhimento em situações de estresse. 

Conheça três projetos de responsabilidade social do Ensino Superior SENAI que contribuem para a construção de um mundo melhor: 

1 – Cuidado com a saúde emocional também é responsabilidade social

O Programa de Acolhimento e Convivência (PAC) é onde toda a comunidade escolar (equipe pedagógica, professores, alunos e familiares) pode encontrar suporte emocional. 

O programa nasceu no contexto da pandemia, quando se percebeu um aumento das situações de estresse e sofrimento psíquico, mas com objetivo de desenvolver atividades contínuas e hoje já é uma referência em cuidado e saúde emocional.  

Internamente, nos ambientes do Ensino Superior SENAI, o projeto traz ações de acolhimento por meio do diálogo com a comunidade acadêmica. Também são disponibilizadas mensagens informativas em cartazes e músicas nos televisores dos corredores. 

Além disso, o PAC tem parceria e faz encaminhamentos à rede de apoio externa, que são os órgãos responsáveis por acolher demandas relacionadas à saúde mental, tais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento, ONGs, além de clínicas particulares e clínicas escolas de universidades. 

2 – Bolsa de estudo para projetos socioambientais

Pensando na questão financeira dos alunos, o Ensino Superior SENAI oferece bolsas de estudo por meio do programa Uniedu. Os valores são financiados pelo Governo Estadual para pagamento total ou parcial das mensalidades dos alunos economicamente carentes e regularmente matriculados em cursos presenciais da instituição. 

O índice varia de 25% a 100% no valor das mensalidades e o programa oferece diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão. No caso do Ensino Superior SENAI, são ofertadas bolsas de extensão. Nelas, os alunos contemplados precisam participar de um projeto de cunho socioambiental como contrapartida pelos valores recebidos. As bolsas são ofertadas anualmente e as inscrições são realizadas diretamente pelo site do Uniedu.

3 – Projetos Integradores do Ensino Superior SENAI

Também é normal bater uma insegurança em relação ao futuro e à profissão. Além de se preocupar com a qualidade do ensino, o Ensino Superior SENAI garante que os alunos terão o aprendizado que precisam na prática. 

É com esse objetivo que nasceu o Projeto Integrador,  uma ação que visa desenvolver vivências e competências práticas relacionadas aos cursos de graduação. Nele, alunos, professores, a instituição, empresas e a comunidade se envolvem em busca de cooperação e compartilhamento de experiências.

A metodologia estimula os acadêmicos a colocarem a responsabilidade social em prática por meio da criação soluções complexas. Isso, ao mesmo tempo em que desenvolvem seu espírito empreendedor e inovador, capacitando-se para solucionar problemas e junto à sociedade e organizações, integrando a pesquisa e extensão.

Os Projetos Integradores são desenvolvidos com ideias internas (alunos, professores, coordenação), ou com ideias ou casos reais vindos da indústria, comunidade, institutos, instituições, etc.

Um dos Projetos é o Pedalinho Elétrico, que teve como objetivo desenvolver o sistema de propulsão solar adaptado a um pedalinho normal já existente.

 

Os alunos da quarta fase dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade SENAI Jaraguá do Sul desenvolveram o trabalho que envolveu as seguintes disciplinas: Cálculo Numérico, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Engenharia Econômica, Física III, Mecânica I e Estática.

Gostou dessas iniciativas do Ensino Superior SENAI de Santa Catarina?

Conheça a Faculdade que irá transformar sua carreira!

Aqui, nós exploramos as metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem, buscando solucionar os problemas complexos da indústria com o suporte de inovações de diversas naturezas. Ao mesmo tempo em que promovemos a execução de projetos sociais para atender as necessidades da comunidade. Tudo isso sustentado na vivência prática em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Oferecemos uma formação de alto nível, contando com a parceria das maiores empresas do estado de Santa Catarina e dos Institutos SENAI (de Inovação e de Tecnologia), além de uma infraestrutura de laboratórios e espaços de aprendizagem modernos e diferenciados.

Conheça todos os nossos cursos de graduação, encontre o ideal para você e coloque seu futuro em prática!