O que é LinkedIn e como utilizá-lo

O que é LinkedIn e como utilizá-lo

Cursos Profissionais
O que é LinkedIn e como utilizá-lo

02/02/2024 4 min de leitura

Diante de uma sociedade cada vez mais conectada, a interação entre empresas e profissionais mudou.

Criar um perfil no LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, é indispensável para estabelecer conexões profissionais e candidatar-se a vagas de estágio e emprego. 

Mas, antes de mais nada, saiba o que é o LinkedIn e como utilizá-lo de forma eficiente, seja para buscar a primeira oportunidade, seja para recolocar-se no mercado de trabalho.

Quer descobrir tudo sobre a plataforma? Continue a leitura! 

Para que serve o LinkedIn? 

Antes de mais nada, o LinkedIn é uma rede social com foco no universo profissional que foi lançada nos primórdios da internet, em 2003. 

A plataforma, que antes era considerada apenas um espaço para os usuários compartilharem o currículo de forma digital, hoje, possui mais de 850 milhões de usuários ativos em 200 países e territórios.  

Nos últimos anos, diversos recursos foram incorporados à rede, o que a tornou um ambiente propício para negócios. Para empresas, a plataforma representa a oportunidade de expandir a presença da marca no ambiente digital, além de ser um poderoso canal para aplicar estratégias de marketing digital

Já para profissionais, a rede é um excelente canal para fazer networking, manter-se atualizado sobre o mercado de trabalho, conferir as tendências da área de atuação, participar de grupos e acompanhar vagas de trabalho.

Por que estudantes devem usar o LinkedIn? 

Atualmente, o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Para estudantes, a plataforma é essencial para construir uma rede de conexões relacionada à área ainda durante o processo de formação. 

Mas quais outros fatores tornam o LinkedIn interessante para estudantes? Confira a seguir. 

Acompanhar oportunidades de estágio e trainee

Sobretudo, um dos diferenciais da plataforma é que você pode configurar alertas para vagas de interesse e filtrá-las por cargo, localidade e modalidade de trabalho, como presencial, híbrido ou remoto. 

Seguir empresas que você deseja atuar também é uma forma de acompanhar as oportunidades de trainee e estágio, bem como descobrir as principais habilidades e competências solicitadas pela empresa. 

Compartilhar projetos, certificações e conquistas

Ao longo do processo de formação, é comum desenvolver projetos teóricos e práticos relacionados ao curso. Com o perfil ativo na plataforma, os estudantes podem compartilhá-los, destacando os aprendizados e as conquistas acadêmicas. 

Certificações de cursos profissionais complementares ou extracurriculares, presenciais ou EaD, também fazem parte da trajetória acadêmica e devem estar no perfil. 

Por meio do LinkedIn, é possível ainda descobrir certificações, cursos e eventos digitais gratuitos para adquirir novas habilidades, melhorar o currículo e atrair a atenção dos recrutadores. 

Ampliar as conexões profissionais 

Por fim, a possibilidade de fortalecer o networking, ou seja, a rede de contatos profissionais, se conectando com outras pessoas com interesses semelhantes, amplia as possibilidades de conseguir uma oportunidade para dar o primeiro passo na carreira. 

Leia também +++ O que são soft skills e como desenvolvê-las 

Como usar o LinkedIn de forma eficiente 

Agora que você já sabe o que é LinkedIn, aproveitar os recursos da plataforma para criar um perfil atrativo pode ajudá-lo a conquistar novas oportunidades! 

Nesse sentido, preencher as informações solicitadas de forma objetiva e estratégica, como nome, cargo, local, contato, biografia, experiências profissionais, formação acadêmica, certificados, licenças e competências possibilita que recrutadores o encontrem. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo!  

Personalize o título e a URL do perfil 

O título do LinkedIn é o resumo que fica abaixo do seu nome no perfil. Por meio dele, é possível inserir o cargo atual ou as palavras-chave relacionadas à área de atuação.

Selecionar termos que traduzem o atual momento profissional contribui para o usuário ser encontrado por recrutadores e pessoas que buscam profissionais com as habilidades e as competências citadas. 

Ao criar uma nova conta, a plataforma gera um endereço eletrônico, termo popularmente conhecido como URL, para o perfil com uma série de caracteres aleatórios. 

Print que demonstra o local para personalizar a URL do perfil no LinkedIn.

Para tornar o link mais amigável, é possível personalizá-lo. Para isso, basta acessar o perfil e clicar na opção “Public profile & URL” ao lado superior direito da página. Você será direcionado para uma nova página e pode criar uma URL personalizada com o seu nome!  

Utilize uma foto de perfil adequada 

Sim! Escolher uma foto que reflita sua identidade profissional para inserir no seu perfil é essencial para transparecer credibilidade e profissionalismo. Evite fotos com outras pessoas, fundos chamativos ou com pouca iluminação. 

Insira um resumo no perfil 

O resumo profissional funciona como um cartão de visita ou uma carta de apresentação. É nessa seção que você deve destacar suas habilidades, conquistas e interesses profissionais.

Utilizando as palavras-chave corretas e uma chamada para ação, é possível que recrutadores o encontrem, conheçam um pouco mais dos objetivos profissionais e entrem em contato. 

Atualize o perfil periodicamente 

Em suma, encare seu perfil no LinkedIn como uma oportunidade de manter seu currículo na mira dos recrutadores! Para isso, manter as informações de contato e novidades da sua trajetória profissional atualizadas é essencial.

Iniciou em uma vaga de estágio ou trabalho? Adicione em suas experiências. Desempenhou novas funções no seu cargo? Adicione no resumo da experiência. 

Confira +++ Cursos EaD para desenvolver novas competências

Compartilhe suas conquistas 

Fez um novo curso ou participou de algum projeto? Na seção “Licenças e certificados”, você pode compartilhá-los! Cursos, capacitações e workshops de curta duração com certificados devem ser inseridos.

Além disso, você pode adicionar uma seção no seu perfil para compartilhar projetos, publicações acadêmicas, reconhecimentos e prêmios, trabalho voluntário, idiomas, entre outros. 

Print do LinkedIn demonstrando como adicionar seções no perfil.

Para isso, basta acessar o seu perfil, clicar no botão “Adicionar seção no perfil” abaixo do nome e selecionar “Recomendado” ou “Adicionais”. 

Ao inserir a nova conquista, a própria plataforma oferece a opção de também compartilhá-la em forma de publicação e você pode complementar com um resumo sobre a nova conquista!  

Pronto para utilizar o LinkedIn da melhor forma? Lembre-se de que no SENAI você encontra capacitações para diferentes momentos da carreira!