Como a manufatura enxuta pode ajudar a sua empresa a se manter no mercado?

Como a manufatura enxuta pode ajudar a sua empresa a se manter no mercado?

Mercado de trabalho
Como a manufatura enxuta pode ajudar a sua empresa a se manter no mercado?

04/11/2021 3 min de leitura

De maneira geral, o objetivo das empresas tem como base gerar lucro a partir da redução de custos e o aumento contínuo da qualidade de suas entregas, seja um produto ou serviço.  Usando os princípios da manufatura enxuta, a sua empresa pode colocar  esse objetivo em prática de maneira eficiente. 

Seu negócio precisa estar voltado para o futuro, pois o mercado está mudando e acompanhando as novas tendências, é preciso ter visão de longo prazo.

O fator equipe também possui um peso relevante, além de competente, o time precisa concordar com a visão do negócio e estar disposto a desenvolver novas habilidades ou competências, para isso, a cultura da manufatura enxuta pode ajudar a gerar os resultados que a sua empresa busca para se manter no mercado no cenário atual.

De forma resumida, a manufatura enxuta, também conhecida como Lean Manufacturing, é uma estratégia focada na eliminação de desperdícios e melhoria dos processos produtivos. Para isso, faz uso de  ferramentas práticas e teóricas para facilitar o acompanhamento e mensurar os resultados da empresa.

Ou seja, é um compromisso cultural da organização, para a melhoria contínua e para a otimização do fluxo de informações e materiais.

A cultura da manufatura enxuta, ou cultura lean

Se a palavra cultura significa literalmente “parte do que somos”, a cultura lean em um cenário ideal, precisa estar presente em todos os elos que fazem parte da organização. Se você acaba de conhecer o termo, não se assuste.

Dificilmente uma empresa nasce com esse aspecto, a boa notícia é que todos nós podemos inserir atividades práticas diárias, que vão lapidando o comportamento das pessoas em direção à cultura da manufatura enxuta.

Liderança engajada na proposta

A liderança atua como um espelho do todo, os líderes fazem parte ativa com foco total na melhoria contínua dos processos. O resultado final é de suma importância, mas antes de tudo, quais os gargalos em cada etapa? É preciso prática e as respostas podem não ser fáceis de encontrar, elas podem estar presentes em diversas áreas: funções de RH, logística, marketing, desenvolvimento de produtos, produção, administrativo, entre outras. 

Portanto, a liderança deve mostrar respeito e humildade a todas as áreas. Você pode não ter pleno conhecimento de tudo, é normal, e quem melhor do que o colaborador que atua ativamente naquela área, para mostrar as oportunidades ou dificuldades que a empresa poderia focar? Observar atentamente para entender os mais diversos porquês.

Processo de produção 

Lembre-se que os gargalos podem estar presentes em mais de uma área da sua empresa. Mas um ponto em comum entre diversos casos em que a manufatura enxuta foi  a solução, é a área da produção.

Além do fator pessoal, onde os colaboradores podem estar “perdendo tempo hábil” em deslocamento, ou usando a ferramenta backup, para um ajuste que seria muito mais eficiente com o instrumento correto, podemos observar outras perspectivas: 

  • Dimensionamento de equipe;
  • Espaço de armazenagem;
  • Projeto de planta;
  • Manuseio de mercadorias;
  • Políticas e procedimentos; até gestão de layout. 

Tudo isso pode impactar na eficácia e eficiência do processo produtivo. Que por coincidência, é onde geralmente os consultores especialistas em manufatura enxuta do SENAI/SC encontram as oportunidades de melhoria em grande parte dos casos.

A manufatura enxuta e a indústria 4.0

A Indústria 4.0 está vindo com tudo, inclusive, anunciando uma revolução tecnológica na forma de manufaturar, desenvolvendo novos postos de trabalho ou modificando os tradicionais, desde o chão de fábrica até a gestão. 

A manufatura enxuta, por sua vez, possui “mais tempo de existência” (foi desenvolvida pela Toyota no Japão, em 1950), e vem ajudando as empresas a trilhar o caminho da melhoria contínua, sobretudo, alinhada com grande parte dos objetivos da indústria 4.0. 

Entre esses objetivos,  destacamos alguns que possuem protagonismo na manufatura enxuta:

  • Aumento da produtividade;
  • Ganho em eficiência;
  • Redução dos custos;
  • Ciência de dados;
  • Operações integradas.

Manufatura enxuta no seu negócio

A sua equipe precisa se desdobrar em esforços contínuos para entender o que é o pensamento enxuto. Uma boa forma de começar é por meio de duas características fundamentais: engajamento e alinhamento aos objetivos da empresa. 

Portanto, vale a reflexão sobre como você e a sua empresa distinguem a melhoria contínua. De antemão, é importante pensar em como irão absorver os princípios da manufatura enxuta para descobrir os desperdícios e gargalos, criando valor para seus clientes.  

Conte com o time de consultores do SENAI/SC que possui expertise para implantação do processo de manufatura enxuta em empresas de diversos segmentos, tamanhos e faturamento para alavancar o seu negócio, desenvolver a cultura de melhoria contínua e garantir a permanência e a maturação da sua empresa no mercado atual.

  Conheça a Consultoria SENAI/SC