Ensino Médio da Escola SESI forma as primeiras turmas no novo modelo de educação

Ensino Médio da Escola SESI forma as primeiras turmas no novo modelo de educação

Ensino Médio
Ensino Médio da Escola SESI forma as primeiras turmas no novo modelo de educação

31/01/2022 2 min de leitura

Com foco no protagonismo estudantil e maior preparação para o mercado de trabalho, a implementação do novo Ensino Médio passou a ser obrigatória a partir de 2022, mas na Escola SESI o Ensino Médio Integrado já era uma realidade. 

Com a expertise do SENAI, aliada ao compromisso do SESI em promover mudanças significativas na vida dos catarinenses, na Escola SESI os estudantes do Ensino Médio vivenciam o conhecimento através de metodologias ativas que os conectam ao mundo real.

Em dezembro de 2021, as primeiras turmas do Ensino Médio Integrado com certificação dupla, baseadas no novo modelo de educação, foram concluídas com sucesso. Além da formação básica geral, os alunos receberam formação técnica e profissional em Desenvolvimento de Sistemas. 

Com isso, 218 estudantes da Escola SESI concluíram seus estudos na educação básica mais preparados para ingressarem no mercado de trabalho, com certificação profissional do SENAI, referência mundial quando o assunto é qualidade de ensino. A formatura aconteceu em formato online e foi transmitida através do YouTube do SESI/SC.

Maitê Silva Leopoldino, da escola de Criciúma, foi uma das formandas do novo Ensino Médio Integrado. Ela foi aluna da Escola SESI desde seus sete meses de idade e representou os formandos durante a cerimônia de formatura. “Me sinto muito preparada, honrada e feliz por ter feito parte dessa história. É uma vida que se encerra, mas acima de tudo, uma vida que se inicia”, comenta a jovem.

Para 2022, a oferta de cursos técnicos do Itinerário Profissional aos alunos do Ensino Médio Integrado foi ampliada. Além do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, é possível, por exemplo, realizar a formação técnica em Mecatrônica. Para mais informações, consulte a Escola SESI mais próxima de você! 

Além disso, os estudantes também podem optar pela formação dupla com o Itinerário STEAM, com ênfase nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Diferenciais do Ensino Médio Integrado

Na Escola SESI, os alunos têm a oportunidade de construir seus próprios projetos de carreira, definindo seus objetivos profissionais logo no 1º ano do Ensino Médio, através do módulo “Mundo do Trabalho”.

Assim, eles são apresentados ao mercado de trabalho e ao ensino superior, estimulam o autoconhecimento e constroem suas jornadas escolares com base em seus próprios interesses e habilidades.

Em seguida, durante o 2º e 3º ano, eles aprofundam seus conhecimentos de acordo com o itinerário formativo de suas escolhas. Ou seja, o novo Ensino Médio é pautado na formação de indivíduos com mais autonomia estudantil, pessoal e profissional.

A formação integral da Escola SESI desenvolve competências importantes para o futuro e para a vida dos estudantes. Nesse sentido, o diálogo, argumentação, reflexão e visão empreendedora são estimulados através do contato com aulas, oficinas e desafios tecnológicos; práticas em laboratório; participação em feiras e eventos científicos; visitas técnicas; entre outras atividades que despertam o senso crítico e autonomia dos alunos.

Entre os diferenciais da educação para o Ensino Médio, podemos destacar:

  • Ensino híbrido.
  • Planos de estudo.
  • Suporte para o ENEM.
  • Programa Bilíngue gratuito.
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais.
  • Itinerário STEAM – Ênfase em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. 
  • Formação Profissional com a expertise do SENAI.

Conheça o Ensino Médio Integrado da Escola SESI.