Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Ensino Médio integrado do SESI/SENAI transforma a educação e prepara alunos para o mundo do trabalho

Ensino Médio integrado do SESI/SENAI transforma a educação e prepara alunos para o mundo do trabalho

Ensino e Gestão
Ensino Médio integrado do SESI/SENAI transforma a educação e prepara alunos para o mundo do trabalho

5 meses atrás 3 min de leitura

Na rede SESI SENAI SC, os alunos iniciam o Ensino Médio com o módulo “Mundo do Trabalho”, conjunto de aulas e práticas que contribui para a escolha da profissão e ajuda a construir um projeto de vida e carreira. 

Em fevereiro, foi a vez da unidade Itajaí iniciar as atividades nesse modelo, desenvolvendo competências essenciais nos estudantes e preparando-os para o acesso ao ensino superior e ao mundo do trabalho. O itinerário do módulo começou pela etapa “Autoconhecimento”, e envolveu 60 alunos sob a orientação da Professora Casiana Battisti.

Metodologia integrada para ensino e carreira

Para se preparar para o mercado, os alunos desenvolveram atividades que se baseiam na metodologia SESI/SENAI de educação, com estratégias de ensino como exposição dialogada, atividade práticas, trabalhos em grupo, dinâmicas de grupo, seminários, workshops e visitas técnicas. Cada professor tem a liberdade para aplicar as práticas de acordo com a realidade das turmas. Em Itajaí, a Prof. Casiana construiu uma trilha de valor para os alunos que foi referência para docentes. Veja como aconteceu:

  • Etapa 1 – Reflexão: para que os estudantes pudessem registrar suas expectativas em relação a sua própria educação, bem como seus objetivos perante o novo Ensino Médio, eles reuniram-se em auditório para dialogar e iniciar a socialização com a turma.
  • Etapa 2 – Compartilhamento de ideias: em seguida, para assentar o diálogo, os alunos interagiram pela plataforma Mentímeter, ferramenta online e pedagógica de gamificação, respondendo a duas perguntas: “Qual seu objetivo no curso?” e “Quais suas expectativas em relação ao módulo Mundo do Trabalho?”. Depois, escreveram em post-its sobre seus anseios com o curso e sobre como estão dispostos a contribuir ao grupo.
  • Etapa 3 – Trabalho em equipe: para socializar, os post-its foram expostos em formato de árvore. No tronco, foram coladas as expectativas em relação ao curso e as folhas representaram a contribuição para a turma.  
  • Etapa 4 – Projeto de exposição: logo depois, os grupos se reuniram para pesquisar sobre as competências do profissional do século XXI. Eles elegeram 5 competências essenciais e fizeram cartazes para apresentá-las no auditório.
  • Etapa 5 – Painel de discussão: encerrando a atividade, um representante de cada grupo participou de um debate sobre as competências pesquisadas, onde puderam questionar uns aos outros a respeito das definições e assim enriquecer a escuta e argumentação. 

De acordo com a Prof. Casiana, o envolvimento das turmas foi profundo. Ela comenta: “Durante o painel, os alunos participaram ativamente, contribuindo com suas opiniões e agregando valor à atividade”. 

Resultados no presente para transformar carreiras futuras

No módulo Mundo do Trabalho da rede SESI SENAI SC, cada uma das atividades e projetos inspira outros professores e transforma o futuro dos estudantes. Daniela Secco, analista do SESI/SC, comenta sobre a iniciativa: “Excelente. Ouvi-los é a melhor estratégia para respondê-los com significado”. Já Osvaldo Tadeu, professor da Educação Profissional, pontua: “Ótima estratégia! A aula ganhou significado e aprendizado! Parabéns professora”.

Se você é ou já foi estudante, com certeza a dúvida sobre carreira já pairou seus pensamentos. Foi para transformar esta situação que o módulo Mundo do Trabalho do SESI SENAI surgiu. Com a união e o estabelecimento da relação tangível entre teoria e prática, nossas metodologias funcionam como divisor de águas na formação dos alunos. Para a Prof. Casiana, “muitos dos alunos chegam ao Ensino Médio sem ideia do que querem para o seu futuro. Nas aulas, consigo observar o envolvimento das turmas quanto aos seus objetivos profissionais”. 

Com estes relatos, nós comprovamos a missão de fazer a diferença na vida dos jovens e de contribuir para suas escolhas futuras. A parceria de sucesso entre alunos, professores e a qualidade de entregas é o que nos faz ter a certeza de que a educação SESI/SENAI é capaz de transformar positivamente o mundo do trabalho. Venha nos conhecer: estamos por todo o estado! 

Unidades de educação SESI/SENAI