6 áreas profissionais que exigem conhecimento em Excel

6 áreas profissionais que exigem conhecimento em Excel

Cursos Rápidos
6 áreas profissionais que exigem conhecimento em Excel

31/01/2023 4 min de leitura

 

Diferentes profissões, das mais conservadoras às tecnológicas, possuem uma habilidade que as aproxima: o conhecimento em Excel.

De acordo com dados da própria Microsoft, 1 a cada 7 pessoas do mundo utilizam o Office, o que ultrapassa a marca de 1,2 bilhões de usuários. De fato, o Excel é uma das ferramentas mais acessíveis e utilizadas entre as diversas áreas de atuação existentes no mercado hoje. Isso porque, com ele, é possível manipular dados e gerar relatórios com informações estratégicas essenciais para as tomadas de decisões.

A aplicabilidade do software é um dos seus grandes diferenciais, fornecendo o gerenciamento de dados através de planilhas e gráficos básicos, intermediários ou avançados. Tudo vai depender da área de atuação e grau de automação dos processos envolvidos.

BAIXE AGORA ++ Descomplicando a gestão financeira: Planilha completa gratuita

Somente em janeiro deste ano, ao fazer uma busca rápida no LinkedIn, mais de 25 mil oportunidades de emprego exigiam conhecimento em Excel. Com o avanço tecnológico em crescente expansão, uma coisa é certa: profissionais devidamente qualificados com conhecimento em Excel estão mais aptos a controlar e usar os dados a seu favor. Ou seja, o mercado está a procura desses profissionais.

Diante desse cenário, vamos conhecer 5 profissões que estão em alta e o conhecimento em Excel é mais do que um diferencial, é uma exigência.

Comercial 

Profissionais da área comercial como os analistas comerciais, analistas de negócios e gerentes comerciais utilizam a ferramenta como um poderoso recurso para gerar insights sobre a empresa, o mercado em geral, e principalmente, os clientes. 

Na rotina de trabalho da área, o Excel é indispensável para emitir relatórios que projetam a rentabilidade do setor, analisar diferentes fontes de dados, acompanhar a venda dos produtos e compreender a efetividade das ações comerciais nas empresas. Além disso, a ferramenta se conecta com diversos softwares de CRM que são utilizados para gerenciar o relacionamento com os clientes.

Tecnologia da Informação

O profissional de TI é uma das grandes apostas para as profissões do futuro. Ele é responsável pela produção, transmissão, armazenamento e monitoramento de informações provenientes da computação, garantindo a segurança do banco de dados da empresa. Dados estes, fundamentais para definir estratégias e solucionar problemas.

A Tecnologia da Informação também compreende o desenvolvimento de softwares e hardwares. Entre as áreas de atuação de TI, podemos citar: programação, segurança da informação, desenvolvedor, administração de banco de dados, qualidade de software, cientista de dados e suporte técnico. 

Outro importante profissional que interage com ambas as áreas de atuação e cumpre um papel essencial para que os projetos saiam do papel, são os gerentes de projeto. Embora o mercado possua diversas soluções para gerenciar o andamento de um projeto, compreender as funcionalidades do Excel é um conhecimento considerado básico na área.

Alguns exemplos de como o Excel pode auxiliar esse profissional:

  • Auditorias.
  • Pesquisas de satisfação.
  • Relatórios de erros.
  • Estudos de negócios.
  • Gerenciamento de dados.

Administração

Presente em praticamente todas as organizações, os administradores ou assistentes administrativos são responsáveis pelo gerenciamento de negócios, recursos ou pessoas de uma empresa. Para tanto, lidam diariamente com planilhas no Excel.

Dentre as informações gerenciadas através da ferramenta, estão:

  • Controle de rotinas administrativas.
  • Orçamentos.
  • Análise de vendas.
  • Levantamento financeiro.
  • Etc.

Marketing Digital

Os especialistas em marketing digital trabalham para comunicar marcas no ambiente online e ampliar a visibilidade das empresas. Assim, fazem uso de estratégias de inbound marketing, como SEO, marketing de conteúdo, gestão de redes sociais, newsletters, etc. 

É impossível pensar nas ações citadas anteriormente sem a análise de dados, e consequentemente, o uso do Excel. Isso porque, a principal diferença entre o marketing no ambiente digital e nos meios tradicionais é a possibilidade de mensurar os resultados gerados em cada canal como as redes sociais, sites, blogs, e-mail, entre outros.

Formados em comunicação social – Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Marketing, esses profissionais fazem uso do Excel para:

  • Monitorar e controlar leads.
  • Avaliar o tráfego dos sites.
  • Planejar o cronograma de conteúdos.
  • Analisar métricas de vendas, taxas de conversão, etc.
  • Avaliar a concorrência.

Chief Financial Office (CFO)

O profissional de CFO nada mais é do que o diretor financeiro. Ou seja, sua atuação está diretamente ligada a tomadas de decisões baseadas em números e, por isso, o Excel não poderia deixar de fazer parte de sua rotina. 

A ferramenta é utilizada para controlar, monitorar e avaliar:

  • Fluxo de caixa: entradas e saídas.
  • Margens de lucro e preços de venda.
  • Análise de mercado e dos concorrentes.
  • Entre outros.

Recursos Humanos

Responsável pela gestão de pessoas do ambiente corporativo, o profissional de RH atua na contratação de novos colaboradores, treinamentos e ações de engajamento da equipe.

Essa é uma das áreas com forte investimento no controle de dados a partir de ferramentas tecnológicas, como é o caso da metodologia People Analytics. Ela funciona, basicamente, através da coleta e análise de dados (Big Data) quanto ao comportamento dos funcionários, com foco na promoção do aumento da produtividade e melhores resultados.

O Excel é utilizado pela área em atividades como:

  • People Analytics.
  • Controle de ponto, horas-extras ou banco de horas.
  • Pesquisas de satisfação.
  • Controle de treinamentos e capacitações.

Se você chegou até aqui, provavelmente tem interesse em atuar em alguma dessas áreas, ou ainda, sabe o quanto aprofundar seus conhecimentos em Excel é importante para a sua profissão, independentemente de qual seja. Para tanto, você pode contar com o SENAI. 

Referência mundial em qualidade de ensino, no SENAI Santa Catarina você encontra diferentes ofertas de cursos em Excel, como básico, intermediário, avançado e aprende até mesmo a construir dashboards otimizados para gerenciar dados. Tudo isso, por meio de cursos de curta duração, ou seja, em pouco tempo você estará mais qualificado, elevando seu nível de competitividade com relação ao mercado.