Pós-graduação de 6 meses: conheça tudo sobre essa modalidade

Pós-graduação de 6 meses: conheça tudo sobre essa modalidade

Pós-graduação
Pós-graduação de 6 meses: conheça tudo sobre essa modalidade

15/09/2023 3 min de leitura

Está afim de ter uma pós-graduação no currículo, mas tem receio sobre a demora em conquistar o certificado? Essa é uma questão recorrente na vida dos profissionais, que precisam conciliar suas atividades com os estudos acadêmicos e a vida pessoal. Então saiba que uma pós-graduação de 6 meses pode ser a solução para os seus problemas!

Demorar dois anos para conquistar uma pós-graduação é uma realidade que já ficou no passado. O mercado de trabalho atual está mais dinâmico e solicita que novas habilidades sejam adquiridas em menor espaço de tempo. E o conhecimento precisa ser colocado em prática rapidamente nas empresas, que muitas vezes investem na qualificação dos profissionais na busca por soluções criativas para seus desafios.

Continue esse blog-post e saiba tudo sobre os cursos de pós-graduação com duração de 6 meses e como essa modalidade mais enxuta pode melhorar sua competitividade e destacar você no mercado de trabalho. Boa leitura!

Leia também: ++ O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre esta modalidade

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação? 

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre fazer ou não uma pós-graduação, saiba que você pode aumentar o seu salário em até 255%, de acordo com levantamento do IBGE. O mercado prefere profissionais atualizados e mais conectados com as novas demandas dos setores e soluções tecnológicas.

Além disso, o conhecimento adquirido durante uma Especialização complementa a Graduação, que é uma formação generalista. Dessa forma, isso faz com que você se torne um profissional mais requisitado e disponível para assumir vagas mais qualificadas em sua área, inclusive aquelas de liderança.

Leia também: ++ Gestão de equipes: conheça as principais tendências do mercado

Uma pós-graduação também abre os seus horizontes profissionais e fortalece o networking, necessário para a construção de novas oportunidades profissionais ou de negócios. Por isso, uma especialização de 6 meses é uma ótima opção para você começar seus estudos de forma intensiva.

Como verificar a qualidade de uma pós-graduação de 6 meses?

Com uma oferta ampla de cursos de pós-graduação no mercado, é importante que você se certifique da qualidade antes de adquirir a formação. E com as pós-graduações de 6 meses não é diferente: elas precisam atender os requisitos de qualidade do MEC para que ofereçam uma experiência de ensino-aprendizagem que faça a diferença na vida dos alunos.

A primeira ferramenta a ser utilizada é o site e-MEC, que oferece dados sobre as instituições de ensino superior e seus respectivos cursos. Além disso, é importante pesquisar sobre a infraestrutura da instituição e se certificar de que ela possui qualidade nas salas de aula, laboratórios e formação dos professores, por exemplo. Pesquisar com alunos e ex-alunos sobre a qualidade da instituição também é uma dica importante para você coletar percepções.

Leia também: ++ EaD ou presencial: qual modalidade escolher?

Vantagens de fazer uma pós-graduação de 6 meses

A principal vantagem de cursar uma pós-graduação de 6 meses é a otimização do tempo. Ou seja, quem optar por essa modalidade, desde que escolha uma instituição de qualidade e renome, terá mais tempo para se dedicar à família ou trabalho, sem perder a qualidade nos estudos.

Vale ressaltar aqui que todos os modelos de educação superior no Brasil são validados pelo MEC, que define as cargas horárias e requisitos mínimos para o funcionamento do curso. Ou seja, quando você for escolher um curso de pós-graduação ou especialização, antes de realizar sua matrícula, certifique-se de que ele está registrado no MEC.

Confira mais algumas vantagens de realizar uma pós-graduação de 6 meses:

  • Custo mais acessível
  • Programas de estudo com foco no EaD
  • Flexibilidade nos horários
  • Conquiste autoridade profissional
  • Aumento no salário

Conheça as pós-graduações de 6 meses do UniSENAI

O UniSENAI oferece diversas opções de cursos com 360 horas de duração e formação em cerca de 6 meses. São cursos intensivos na área da Tecnologia da Informação oferecidos no formato EaD. Conheça algumas oportunidades:

Dos 25 cargos que mais crescem no Brasil em 2023, segundo o LinkedIn, pelo menos 10 estão relacionados à Tecnologia da Informação. Ou seja, esta é uma das áreas do conhecimento que mais tem crescido nos últimos anos em todo mundo. 

Concluindo, esse cenário se dá principalmente em função das demandas por sistemas informatizados nas organizações, já que a relação do ser humano com a tecnologia avança a cada dia. E uma pós-graduação de 6 meses é uma excelente oportunidade para entrar neste mercado.