Gestão de equipes: conheça as 4 principais tendências do mercado

Gestão de equipes: conheça as 4 principais tendências do mercado

Pós-graduação
Gestão de equipes: conheça as 4 principais tendências do mercado

16/06/2023 4 min de leitura

Liderar uma equipe é uma tarefa que demanda determinação e bastante estudo. Se você está começando neste caminho de gestão de equipes recentemente, é importante que esteja com disposição para se qualificar sobre o tema. Coordenar uma equipe de pessoas é mais do que uma tarefa: é uma missão.

Então prepare-se para conhecer as 4 principais tendências em gestão de equipes. Mas antes de qualquer coisa, saiba que ninguém está 100% preparado para guiar pessoas. A preparação é constante e mesmo durante o exercício de suas funções diárias, é preciso reservar um tempo para estudar, fazer leituras focadas no tema que deseja desenvolver e participar de encontros e congressos com outros líderes. É um aprendizado contínuo.

Também é importante que, antes de avançar para um cargo de liderança, você se pergunte se esse é o caminho que deseja trilhar. Saiba que essa não é a única forma de avançar em sua carreira e tenha a certeza de que somente um líder motivado e empático poderá motivar sua equipe.

O que é liderança e gestão de equipes?

A liderança e a gestão de equipes são áreas do conhecimento que trabalham com a ciência de desenvolver pessoas e talentos em uma organização. A gestão de equipes é um segmento de estudo muito importante nas empresas pois apresenta técnicas capazes de aumentar a produtividade e o clima organizacional, o que reflete-se na melhora do bem-estar dos colaboradores e também nos resultados financeiros.

Mas o significado do termo “Liderança” vai muito além: parafraseando o pensador Mário Sérgio Cortella (2017), “Liderança é uma virtude e não um dom”. Ou seja, é uma habilidade que reside em qualquer pessoa, basta ser desenvolvida. Portanto, o ato de liderar reside também nas tarefas do dia a dia, com decisões que precisam ser tomadas diariamente. Somos líderes de nossas vidas e processos.

Abaixo fizemos uma seleção de quatro tendências em gestão de equipes para você se desenvolver e iniciar seus estudos. Continue a leitura até o final: temos uma lista de livros imperdíveis para você se aprofundar no assunto!

1 – Gestão do tempo

Se você já assumiu ou deseja alcançar a gestão de equipes da organização onde trabalha, é importante que faça a gestão do tempo. Dividir o seu tempo entre as tarefas diárias e a atenção ao time que trabalha com você é de extrema importância.

Vivemos uma realidade nas organizações onde o tempo precisa ser dividido entre infinitos e-mails, reuniões on-line ou presenciais e a execução de tarefas. No entanto, há estratégias que você pode utilizar para para auxiliá-lo a ter mais tempo para dedicar à gestão de equipes:

  • Faça uma lista diária das atividades que você precisa desenvolver
  • Utilize ferramentas digitais para auxiliar suas tarefas, como Google Calendar
  • Termine sempre o que começou
  • Tenha metas de entregas
  • Dê intervalos para “refrescar” os pensamentos e alongar o corpo

2 – Gestão de equipes e upskilling

Upskilling, em inglês, é o termo que faz referência ao aprimoramento das habilidades dos profissionais que integram sua equipe. Portanto, para iniciar este processo e aliá-lo à gestão de equipes, é importante que você mapeie os pontos a desenvolver – conhecidos como gaps – de cada pessoa e monte um plano estratégico de como solucioná-los.

E qual a necessidade de investir em upskilling? Ao investir nos colaboradores do seu time, você melhora seus rendimentos, aumenta as entregas do time e ainda contribui para para o clima organizacional. Afinal, qual colaborador que não quer ser reconhecido?

Leia também: ++ Como a educação corporativa está transformando profissionais e empresas

Você pode investir em cursos presenciais ou on-line, eventos, simpósios, ou até mesmo uma pós-graduação. Verifique o orçamento da organização onde trabalha e comece hoje mesmo a pensar nas próximas qualificações dos colaboradores!

Leia também: ++ O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre esta qualificação

3 – Feedback é fundamental

Para ter uma equipe em crescimento e comprometida com os resultados da empresa, é importante implantar a cultura do Feedback. Que nada mais é do que conversas periódicas sobre o rendimento do colaborador e sugestões de melhoria para que avance ainda mais o seu crescimento.

Então atenção: muitas organizações ainda não sabem usar esta ferramenta. Portanto, estude sobre esta técnica e treine com pares ou familiares antes de começar a aplicá-la. Abaixo, algumas dicas para auxiliar você neste processo:

  • Crie um ambiente acolhedor e utilize sempre um tom empático com o colaborador ao expor os seus pontos a desenvolver
  • Saiba ouvir e acolher todos os argumentos e jamais acuse
  • Fale sobre os destaques positivos de sua atuação e os pontos que precisa evoluir
  • Juntos, montem um plano de desenvolvimento, visando os objetivos estratégicos da organização
  • Remarque um novo encontro para, juntos, avaliarem o que evoluiu da conversa anterior

4 – Promova a diversidade e inclusão em sua equipe

Primeiramente, está comprovado que empresas que investem na diversidade de suas equipes obtêm ganhos na produtividade. E você, como gestor de equipes, também possui esta responsabilidade.

O Instituto Diversidades do Brasil (IDBR) apontou que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, cresce quase 4% na produtividade. Os dados publicados pelo site Exame mostram que esse crescimento também se expande para a diversidade de gênero: para cada 10% no aumento da diversidade de gênero, a produtividade sobe em 5%. Contudo, pesquisas mostram que a presença de pessoas negras em posições de gestão ainda é abaixo do esperado – e necessário – nas organizações.

Em geral, esses números crescem principalmente pois equipes diversas possuem mais chances de resolverem problemas cotidianos, devido à variedade etnico-cultural presente entre os colaboradores. Portanto, ao compor suas equipes, você deve pensar em todos os setores da sociedade, levando em conta questões étnicas, de gênero, orientação sexual e também pessoas com deficiência (PCD).

Dicas de livros para você evoluir em gestão de equipes

Agora que você já teve acesso às principais informações sobre liderança e gestão de equipe, que tal aprofundar os seus conhecimentos com as dicas de leitura abaixo? Bons estudos!

  • Qual é a tua obra? – Mário Sérgio Cortella
  • O monge e o executivo – James C. Hunter
  • De volta ao mosteiro – James C. Hunter
  • Por que fazemos o que fazemos? – Mário Sérgio Cortella
  • O livro de ouro da liderança – John C. Maxwell
  • Descubra seus pontos fortes – Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

Uma pós-graduação de qualidade pode abrir seus horizontes

Se você chegou até este ponto da leitura, parabéns! Demonstrou seu interesse em continuar estudando na área. Então, saiba que investir em educação é uma cartada certa para melhorar as suas habilidades no mercado de trabalho.

Outra dica é conhecer mais sobre o MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho do UniSENAI. Através de uma metodologia “mão na massa”, você aprende fazendo, com base em desafios reais da indústria e empresas.

Leia também:: ++ MBA ou pós-graduação? Entenda as diferenças e faça a escolha certa

No curso, você certamente terá acesso a conhecimentos como Inteligência Emocional, Comunicação e Liderança, Ferramentas para Autodesenvolvimento, Criatividade e Inovação Aplicada a Equipes, dentre outros. Além disso, amplia o seu networking e aumenta as possibilidades de ser promovido ou contratado por outras empresas.