MBA ou pós-graduação: entenda as diferenças e faça a escolha certa

MBA ou pós-graduação: entenda as diferenças e faça a escolha certa

Pós-graduação
MBA ou pós-graduação: entenda as diferenças e faça a escolha certa

25/08/2021 3 min de leitura

 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, se destacar tem sido uma tarefa difícil. Já falamos aqui no blog sobre o que realmente é preciso para ser promovido no trabalho. Estudar e se manter atualizado é sempre um dos melhores caminhos. Diante disso, muitos profissionais já graduados estão em busca de uma qualificação maior. 

No Brasil, existem diferentes modalidades de cursos posteriores à graduação e, muitas vezes, a falta de conhecimento sobre quais são elas dificulta a hora da decisão. 

Aprenda quais são as principais diferenças entre as modalidades de pós-graduação existentes e saiba qual se encaixa melhor nos seus objetivos profissionais.

Por que fazer uma pós-graduação?

São vários os motivos que levam um profissional a buscar mais qualificação após o diploma da graduação. Entre eles:

  • O desejo de se tornar um professor universitário ou pesquisador;
  • A vontade de se tornar um profissional referência com especialidade em alguma área;
  • Mesmo em constante aumento, no Brasil, um diploma de pós-graduação ainda é pouco acessível, consequentemente, os profissionais que alcançam essa titulação acabam se destacando.
  • Até para profissionais graduados, as vagas e salários muitas vezes não são atrativas.

Mas afinal, o que é pós-graduação?

Resumidamente, a pós-graduação é a formação acadêmica e profissional destinada a pessoas já graduadas. Ou seja, qualquer formação que exija que o candidato tenha anteriormente concluído o curso de graduação. 

Para entender melhor, considere a graduação como apenas o ponto de partida para se tornar um especialista em alguma área do conhecimento. A pós-graduação chega para dar continuidade a essa especialização e aprofundar ainda mais o profissional na área escolhida.

Tipos de pós-graduação no Brasil

Basicamente, existem dois tipos de pós-graduação no país: as stricto sensu e as lato sensu.

As pós-graduações stricto sensu se referem aos cursos de mestrado e doutorado. Estes são mais voltados para o âmbito acadêmico e formam, em sua maioria, professores universitários e pesquisadores. 

Enquanto as modalidades lato sensu, referem-se às especializações e incluem também os cursos de MBA (Master in Business Administration), dos quais falaremos mais abaixo.

Ou seja: tanto mestrado, quanto doutorado, especialização e MBA são considerados tipos de pós-graduação.

O que é MBA?

Bastante difundido nos últimos anos, o MBA, que em inglês significa “Master in Business Administration”, é um tipo de pós-graduação lato sensu, e no Brasil está voltado para o mundo corporativo e para as demandas do mercado de trabalho. 

Em outras palavras, forma profissionais que, em maioria, já possuem experiência de mercado e visam cargos de gestão ou até mesmo abrir e gerenciar o próprio negócio.

MBI: o MBA do futuro

Assim como o MBA, o MBI é uma pós-graduação em business, ou seja, voltado para as demandas do mercado de trabalho. Mas com um diferencial: o MBI abrange os pilares da indústria 4.0 – que já falamos aqui no blog –, estratégias de inovação, desenvolvimento de novos produtos e otimização de processos. Isto é, é focado no futuro da indústria.

O SENAI/SC, que tem expertise em inovação industrial por meio da educação, é uma das Instituições brasileiras que conta com cursos de Master in Business Innovation: como o MBI em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, uma das áreas de trabalho mais promissoras para o futuro.

Cursos de extensão profissional

Você já deve ter falado também nos cursos de extensão profissional. Estes, não são considerados como pós-graduações. São cursos de, em média, no máximo 3 meses, focados no âmbito acadêmico. Ou seja, diferente dos cursos livres, por exemplo, que se voltam mais para as demandas do mercado de trabalho, os cursos de extensão profissional aprofundam em determinada área do conhecimento.

Os cursos de extensão profissional podem ser feitos tanto por alunos já graduados quanto por aqueles que ainda não escolheram a graduação.

Afinal, quanto tempo dura uma pós-graduação?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), uma pós-graduação lato sensu, que, conforme visto, abrange os cursos de especialização e os MBAs, têm a duração mínima obrigatória de 360 horas – ou 2 anos.

Já as stricto sensu, que correspondem aos mestrados e doutorados, atendem às exigências das instituições de ensino superior e aos editais de seleção, portanto, a duração pode variar.

MBA ou pós-graduação: qual devo escolher?

O mais importante para tomar essa decisão é ter definido qual o seu objetivo profissional.

Para um profissional inserido no mercado de trabalho e com demandas referentes a essas rotinas e processos e que pretende subir de cargo, o MBA faz um papel muito importante na construção desse profissional enquanto líder.

Já para o graduado que almeja trabalhar com pesquisa ou se tornar um professor de ensino superior, as pós-graduações stricto sensu – mestrados e doutorados – cumprem melhor esse papel.

Opções de pós-graduação e MBA com matrículas abertas

O SENAI de Santa Catarina durante todo o ano está com matrículas abertas e descontos para diversos cursos de pós-graduação e MBAs. Confira os cursos e as unidades disponíveis para você estudar e faça agora a sua matrícula.