O que é Design Thinking e como aplicá-lo?

O que é Design Thinking e como aplicá-lo?

Cursos Profissionais
O que é Design Thinking e como aplicá-lo?

07/07/2023 4 min de leitura

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a criatividade, habilidade essencial para o futuro do trabalho, pode ser desenvolvida e conta com metodologias e ferramentas próprias. Entre elas está o Design Thinking, uma abordagem cada vez mais utilizada pelas empresas para gerar e organizar ideias, resolver problemas e auxiliar na tomada de decisões. 

Criar novas ideias, sugerir melhorias e implementá-las é uma necessidade em muitas áreas de atuação e profissões. Com isso, compreender o que é Design Thinking pode ser um grande diferencial em sua trajetória profissional.  

Se você busca inovar e descobrir como encontrar soluções diferentes para problemas comuns, continue a leitura!

O que é Design Thinking? 

O Design Thinking é uma abordagem que contribui com o processo de geração e organização de ideias e estimula a tomada de decisão de forma coletiva e colaborativa. De modo geral, o conjunto de técnicas e ferramentas que o compõem, visam utilizar o máximo de perspectivas diferentes acerca de um problema para gerar insights e criar inovações. 

Confira suas principais vantagens: 

  • Ajuda encontrar respostas e analisar diversos cenários
  • Contribui com a percepção colaborativa de dificuldades e oportunidades 
  • Estimula a criatividade e aumenta a produtividade 
  • Possibilita a criação de vantagens competitivas para a empresa se destacar no mercado 
  • Conecta diferentes áreas e profissionais de uma mesma empresa
  • Tem baixo custo 

As aplicações do Design Thinking variam, mas é possível utilizá-lo na resolução de diferentes tipos de problemas que uma empresa está enfrentando, na elaboração de novos produtos e serviços e, principalmente, para transformar limitações em benefícios e valor de negócio para a empresa e para os clientes. 

Mas para que isso seja possível, é essencial a participação colaborativa de pessoas de diferentes times e áreas da empresa, além de seguir algumas etapas!  

Quais os pilares do Design Thinking?

Antes de mergulhar nas etapas do Design Thinking, é necessário compreender os pilares que norteiam sua aplicação. São eles: a empatia, a colaboração e a experimentação. 

A empatia é um dos pilares fundamentais para o sucesso da abordagem. Colocar-se no lugar do cliente, bem como entender seus sentimentos, reações, necessidades, motivações e como isso se relaciona com seu dia a dia, amplia a percepção acerca dos problemas que ele enfrenta e as possibilidades de soluções. 

Em seguida, temos a colaboração. Ao pensar de modo colaborativo, junto de profissionais diversos, é possível expandir o leque de pontos de vista e os entendimentos sobre uma questão. Isso faz com que o grupo gere ideias mais elaboradas. 

Por fim, a experimentação entra em cena. Além de gerar uma variedade de ideias, precisamos analisar todas as hipóteses e testá-las. É nesse momento que materializamos a nossa criatividade, seguindo técnicas e etapas, e desenvolvemos novas soluções. 

Conheça as etapas do Design Thinking

Após aprender quais são os pilares do Design Thinking, é mais fácil aplicá-lo! Para isso, é necessário definir com clareza qual o problema será enfrentado e seguir quatro etapas. Confira: 

Imersão

A primeira etapa do Design Thinking é direcionada ao processo de pesquisa. É nesse momento que nos dedicamos à uma investigação profunda e utilizamos ferramentas que contribuem com o processo de imersão. 

A análise SWOT, técnica de planejamento estratégico que identifica as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes do negócio, é um recurso que pode ser utilizado, a fim de analisar os fatores internos e externos que impactam no projeto. 

Além disso, é importante realizar escutas e pesquisas com os usuários para mapear suas necessidades e aprofundar o estudo. Outra ferramenta que pode contribuir com essa etapa é o mapa de empatia, utilizado para conhecer o cliente e suas dores. 

Ideação

Após analisar os fatores citados anteriormente, como os pontos que precisam ser melhorados, chegamos na hora de usar a criatividade! 

A segunda etapa do processo, chamada de ideação, é destinada à produção de ideias transformadoras, que visam solucionar os problemas previamente definidos. 

O famoso brainstorming, técnica também conhecida como tempestade de ideias, e o mapa mental contribuem com a geração de possibilidades. 

Prototipação

Quais ideias testar? É na etapa de prototipação que o grupo vai selecionar as ideias com maior potencial e criar um protótipo para testá-las. 

Optar pelo desenvolvimento de um protótipo, ou seja, uma versão simples da solução para testes e que pode ser produzida com menos recursos e em menos tempo, diminui o risco de erros. O objetivo é testar a aplicação prática da ideia e analisar se ela cumpre com alguns critérios antes de investir em um grande lançamento. 

Implementação

Por fim, chegamos na quarta e última etapa que deve responder à pergunta: O  protótipo está validado e teve uma boa resposta do usuário? 

Caso a resposta seja positiva, a solução está pronta para receber os ajustes finais e ser lançada!

Porém, se o resultado não for satisfatório, por meio do Design Thinking é possível economizar recursos que seriam desperdiçados em projetos robustos. Percebe a importância da abordagem?

De todo modo, o processo não acaba aqui. É necessário manter um acompanhamento da solução, avaliar sua performance e promover novas melhorias.

Como e por que aprender Design Thinking? 

Como citamos anteriormente, compreender o que é Design Thinking permite otimizar esforços em uma infinidade de projetos e empresas. Sem dúvidas, apropriar-se de conhecimentos na área é um diferencial profissional! 

Primeiramente, porque estimula o desenvolvimento de soft skills importantes como trabalho em equipe, criatividade, pensamento crítico, inovação e resolução de problemas. Além disso, ajuda a desenvolver o relacionamento com profissionais de outras áreas e estimula a coletividade.

Por fim, todos os profissionais conseguem concentrar os esforços em soluções que seguem um método de inovação, com foco no cliente final.   

Você quer aprender mais sobre Design Thinking? Uma boa pedida é o nosso curso profissional EaD! A capacitação é dividida em dois módulos, que totalizam 20h, e é ideal para pessoas que querem expandir a criatividade e aprender técnicas e ferramentas para desenvolver soluções inovadoras em equipe.

No primeiro módulo, você compreenderá quais os conceitos e fundamentos da abordagem, a diferença entre criatividade e inovação e como implementar o modelo nas organizações. 

Já no segundo módulo, o foco é sua aplicação prática! Você vai se apropriar das técnicas e ferramentas mais adequadas para cada fase do Design Thinking e descobrir como aplicá-las no dia a dia profissional.

Conheça as vantagens dos cursos profissionais EaD do SENAI

Pronto para desenvolver habilidades essenciais para qualquer área de atuação? Em nosso site, você encontra o curso ideal para o momento da sua carreira e pode iniciar os estudos de onde estiver! 

Acompanhe outros conteúdos em nosso blog!