O que é Defesa Cibernética e quais são as projeções para a área?

O que é Defesa Cibernética e quais são as projeções para a área?

Graduação
O que é Defesa Cibernética e quais são as projeções para a área?

01/12/2023 3 min de leitura

Você deve perceber que o mundo está cada vez mais digitalizado e os dados pessoais circulam em diversos bancos de dados a todo o momento. Informações bancárias, públicas ou sigilosas transitam a todo o instante através da internet. E como garantir a segurança disso tudo? Se você quer saber o que é Defesa Cibernética e ter acesso a informações importantes sobre o mercado de trabalho, continue sua leitura!

Transações financeiras, investimentos, compras digitais e serviços em geral dependem da internet para que o processo seja concluído de forma correta e segura. Cada vez mais bancos digitais – conhecidos como fintechs – assumem posições importantes e superam organizações tradicionais.

Além disso, o e-commerce brasileiro cresce a cada ano, já que as pessoas se acostumaram a comprar no conforto de seus lares, sem enfrentar trânsito, nem filas. E onde entra a Defesa Cibernética nesse cenário?

Mas afinal, o que é Defesa Cibernética?

A Defesa Cibernética – ou Cibersegurança – é a área da Tecnologia da Informação (TI) que se dedica a tecnologias e práticas para proteger sistemas e bancos de dados contra ameaças digitais. Essas ameaças estão presentes no cotidiano de qualquer usuário e são encontradas em forma de phishing, malware, dentre outras ações de hackers.

Leia também: ++ As cinco linguagens de programação mais utilizadas

Para isso, os especialistas em Defesa Cibernética atuam diariamente para proteger os sistemas computacionais e defender dados importantes no meio digital. Essa proteção acontece por meio de ações importantes, como:

  1. Criptografia;
  2. Firewall;
  3. Análises de comportamentos;
  4. Técnicas avançadas de evasão;
  5. Segurança em blockchain e criptomoedas;
  6. Seguranças em sistemas;
  7. E muitas outras estratégias.

Mercado de Defesa Cibernética no Brasil

Agora que você já sabe o que é Defesa Cibernética e Cibersegurança, que tal entender um pouco mais sobre este mercado no Brasil? A TI é uma das áreas do conhecimento que mais tem crescido nos últimos anos em todo mundo! Dessa maneira, esse cenário se dá principalmente em função das demandas por sistemas informatizados nas organizações.

Dos 25 cargos que mais crescem no Brasil em 2023, segundo o LinkedIn, pelo menos 10 são profissões relacionadas à TI: Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Engenheiro de Dados e Engenheiro de Cibersegurança estão entre as profissões mais procuradas no mercado nacional. 

Levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que as empresas de tecnologia vão demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos abaixo da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos.

Leia também: ++ Sistemas para Internet: salário, curso e mercado de trabalho

Ou seja, o mercado de trabalho está aquecido e em busca de especialistas que dominem a Defesa Cibernética!

Quanto ganha um profissional de Defesa Cibernética?

De acordo com o Portal Educa Mais Brasil, a remuneração de um tecnólogo em Defesa Cibernética pode atingir R$ 10.380,41 para cargo sênior em uma grande empresa. Contudo, para superar estas remunerações, é preciso estar em constante aperfeiçoamento.

O profissional que opta por seguir esta carreira pode trabalhar em diferentes setores. Confira alguns:

  1. Empresas de tecnologia;
  2. Startups;
  3. Consultorias;
  4. Bancos;
  5. Empresas de telecomunicações;
  6. Logística.

Os profissionais desta área podem optar por atuação autônoma, CLT ou serviço público. Além disso, as possibilidades de trabalho passam pelos regimes presencial, híbrido ou 100% remoto.

Também é importante que você considere a possibilidade de construir uma carreira fora do país. Pelo fato de a maioria das vagas serem remotas, é possível se candidatar a vagas no exterior. Para isso, é imprescindível ter o domínio da Língua Inglesa, participar de fóruns e eventos na área da TI e manter o seu LinkedIn ativo e atualizado.

Mais opções em Tecnologia da Informação

Assim, após saber o que é Defesa Cibernética e ter acesso a dados importantes sobre mercado de trabalho, é importante que você também leve em consideração que a área de TI é muito abrangente e concorrida.

Leia também: ++ Análise e Desenvolvimento de Sistemas: entenda por que o curso é uma ótima opção

Além da Defesa Cibernética, você também pode se especializar em áreas complementares, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, dentre outras formações. Confira aqui os cursos com inscrições abertas do UniSENAI.digital e aproveite as aulas EaD.