7 dicas para ingressar no mercado de trabalho e progredir na carreira

7 dicas para ingressar no mercado de trabalho e progredir na carreira

Cursos Profissionais
7 dicas para ingressar no mercado de trabalho e progredir na carreira

07/10/2022 4 min de leitura

 

Quem está procurando uma oportunidade de emprego sabe que a busca nem sempre é simples. Pesquisar vagas e empresas que estão contratando, organizar o currículo, preparar-se para a entrevista com o recrutador. O caminho é longo e, muitas vezes, as informações podem ser difíceis de conseguir. 

Apesar de parecer complexo, com um bom planejamento de carreira e conhecimento sobre o que você deseja para sua vida profissional, o processo se torna mais rápido e assertivo. 

O mercado de trabalho no Brasil 

Antes de mais nada, é importante conhecer a realidade brasileira quando o assunto é mercado trabalho. 

Atualmente, são cerca de 46 milhões de pessoas com emprego formal no Brasil, em mais de 2 mil profissões. Os dados são do Guia Brasileiro de Ocupações, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

O total da população ocupada, incluindo empregadores, autônomos e outros vínculos, é estimado em 95,3 milhões de pessoas. Dados do IBGE apontam que o desemprego entre as pessoas de 18 a 24 anos estava em 30% no começo de 2022. Já no grupo de 25 a 39 anos, o número sobe para 35,9%. 

Isso representa muita gente. Ou seja, se você tem entre 18 e 29 anos, é importante saber que pode encontrar obstáculos para ingressar no mercado. O que reforça a importância de se planejar, conhecer os processos de seleção e empresas e investir em qualificação profissional para se destacar.

Leia também ++ Jovens no mercado de trabalho: quais as áreas mais promissoras?

Mudança de carreira

A realidade do mercado de trabalho também é marcada por modificações constantes e uma tendência de mudança de profissão. Esse cenário pode ser explicado pelo amplo uso da tecnologia e pelas transformações que ela causa nas atividades laborais. 

É claro que existem diferentes perfis e muitos preferem passar a vida em uma atividade, função ou setor. Independentemente de qual seja seu caso, não se preocupe, pois quando o assunto é trajetória profissional não existe certo ou errado

Porém fazer um bom planejamento de carreira será fundamental para alcançar seus objetivos pessoais. E para começar a traçar as metas pessoais, nada melhor do que um guia com o passo a passo de como planejar a vida profissional e conquistar o sucesso lá na frente. 

7 dicas para ingressar no mercado de trabalho 

Confira 7 dicas para entender melhor o que você está buscando profissionalmente e como pode se aproximar desse objetivo da melhor forma possível.

1 – Defina suas metas e objetivos

Todos têm metas pessoais e em relação à vida profissional não é diferente. Para se aproximar de seus objetivos, uma das melhores estratégias é realizar um planejamento de quais etapas precisa percorrer. Entender em qual fase você está e em que precisará investir pode fazer com que obtenha sucesso de maneira mais eficaz. Para isso, comece colocando no papel quais são suas metas e objetivos profissionais. 

2 – Entenda quais são suas potencialidades e os pontos a melhorar

O autoconhecimento é fundamental nesse processo. Depois de identificar o que você deseja alcançar, é preciso continuar olhando para si. Dessa vez, para entender quais são suas potencialidades, ou seja, quais tarefas você desempenha com êxito. Também é essencial identificar os pontos de melhoria. Afinal, é neles que você precisa se dedicar para se aproximar das suas metas. 

Anote os pontos de melhoria e pesquise formas de aprimorar essas habilidades. Pode ser com cursos, treinamentos, livros, entre outras possibilidades. 

3 – Organize seu currículo 

Com seus objetivos e conhecimento de suas habilidades, é hora de organizar o currículo. 

Quer saber como montar um currículo perfeito? Então, leia mais sobre o assunto aqui

4 – Pesquise sobre o mercado de trabalho

Se, por um lado, é muito importante entender quais são suas competências e pontos fortes, por outro, é imprescindível olhar para o mercado de trabalho. 

Em um momento marcado por evoluções tecnológicas, em que tudo muda muito rápido, é preciso permanecer atento para as áreas dentro de sua profissão que estão em crescimento e em quais valem a pena investir tempo e dinheiro. A partir disso, você pode encontrar os cargos e as funções que são compatíveis com seus interesses. 

5 – Compreenda os processos de seleção

O processo de seleção e recrutamento pode causar ansiedade em muitas pessoas. E é normal que esses sentimentos aconteçam, afinal, é um momento importante. Uma boa maneira de driblar o nervosismo é entender o objetivo da seleção e se preparar com antecedência.

6 – Prepare-se para a entrevista de emprego

Tenha em mente que o recrutador precisa conhecer você. Portanto, ele vai fazer perguntas para entender quem você é, que experiências profissionais você tem e se seu perfil se encaixa na empresa. 

Essa é a lógica da entrevista. Então, prepare-se para responder às perguntas sobre quais são suas habilidades, experiências profissionais e pessoais, entre outras coisas. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso Guia: como se preparar para uma entrevista de emprego.

7 – Invista em educação

Você provavelmente já ouviu alguém falar sobre a importância de investir em educação, né?! Pode parecer clichê, mas essa máxima é a mais pura verdade. 

Leia também ++ EaD ou semipresencial: qual modalidade escolher?

É o seu conhecimento, tanto de habilidades técnicas e profissionais quanto de soft skills, que vai fazer você se destacar em uma entrevista de emprego. 

Quer saber mais sobre soft skills? Leia sobre o assunto aqui.

A notícia boa é que o campo de ensino é muito amplo e não se restringe apenas ao ensino superior. Você também pode investir em soluções com aprendizado na prática, como Cursos Técnicos, ou em algo mais ágil, como os Cursos Profissionais. 

E o SENAI de Santa Catarina é referência em todas as modalidades. A qualidade de ensino é reconhecida pelas indústrias e são centenas de cursos, em diversas áreas profissionais. Confira aqui nossos cursos.

Conheça o Carreira em Foco

Gostou das dicas? Fique de olho no Carreira em Foco SENAI, o nosso programa de empregabilidade. Nele, é possível conferir, em um só lugar, vagas de emprego e estágio, além de outras iniciativas profissionais. 

Também desenvolvemos conteúdos gratuitos e exclusivos para você se destacar no mercado de trabalho. 

Saiba mais sobre o Carreira em Foco clicando aqui.