Profissões em alta para 2024: saiba em quais áreas apostar

Profissões em alta para 2024: saiba em quais áreas apostar

Graduação
Profissões em alta para 2024: saiba em quais áreas apostar

12/01/2024 4 min de leitura

Todo início de ano é o momento de redefinir projetos e pensar nos próximos passos da carreira. Se você ainda está em dúvida sobre qual área seguir neste ano, esse blog post é para você! Reunimos aqui detalhes importantes sobre as profissões em alta para 2024. E tudo o que você precisa fazer para se destacar no mercado de trabalho.

O mercado está cada vez mais seletivo e requer profissionais criativos e conectados com novas tecnologias. As profissões em alta para 2024 possuem alguns fatores em comum: demandam por profissionais dispostos a solucionar problemas reais, compor equipes multidisciplinares e coordenar suas próprias demandas.

Tecnologia da Informação, Moda, Elétrica, Mecânica, Automação e Mecatrônica são algumas das profissões em alta para 2024. Todas possuem foco em quem deseja construir uma carreira de sucesso na indústria. 

Mas antes de falarmos detalhadamente sobre cada área, é importante saber quais são as habilidades que farão você se destacar nestas profissões.

Quais são as habilidades importantes para se destacar no mercado?

Primordialmente, se você deseja construir uma carreira sólida e de sucesso, é importante que considere as opções na Indústria 4.0, área em constante desenvolvimento e com perspectivas de crescimento nos próximos anos. Antes de tudo, confira abaixo algumas habilidades essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho em 2024:

  1. Organização e autogestão: o profissional precisa fazer a sua própria gestão do tempo e desempenhar as tarefas de forma organizada e produtiva, sem a cobrança do superior imediato;
  2. Flexibilidade: é importante se reinventar, saber trabalhar em equipes diversas e estar disposto a estudar novas habilidades;
  3. Empatia: para se destacar no mercado, é importante desenvolver a empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades e colaborar com a solução dos problemas;
  4. Inteligência emocional: saber lidar com problemas organizacionais e manter o equilíbrio com os demais aspectos da vida pessoal é de extrema importância para o mercado e para a saúde dos profissionais.

E quais as profissões em alta para 2024?   

As principais profissões em alta para 2024 dividem-se em quatro blocos do conhecimento. Cada um deles diz respeito a uma área específica da Indústria 4.0. Confira abaixo mais informações sobre cada uma das áreas e escolha o seu caminho profissional:

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é uma das áreas do conhecimento que mais tem crescido nos últimos anos em todo mundo! Dessa forma, esse cenário se dá principalmente em função das demandas por TI e sistemas informatizados nas organizações, já que a relação do ser humano com a tecnologia avança a cada dia.

Dos 25 cargos que mais crescem no Brasil em 2023, segundo o LinkedIn, pelo menos 10 são profissões relacionadas à Tecnologia da Informação. Analista de Desenvolvimento de Sistemas, Engenheiro de Dados e Engenheiro de Cibersegurança estão entre as profissões mais procuradas no mercado nacional.

Leia mais: ++ O que é Defesa Cibernética e quais as projeções para a área? 

Levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que as empresas de tecnologia vão demandar 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos abaixo da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos.

Leia mais: ++ Redes de Computadores: saiba tudo sobre carreira e salários em 2024

Moda e Estilo

A indústria da moda está em constante aperfeiçoamento e as perspectivas de crescimento são positivas para 2024! De acordo com a consultoria WGSN, a evolução na cadeia de suprimentos deve alterar os rumos das novas produções e as compras com motivação emocional (seja positiva ou negativa) devem tomar espaço no mercado.

O designer de Moda atua com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, de acordo com normas técnicas, de segurança e sustentabilidade. E também desenvolve a capacidade de criar, planejar e gerir produtos de moda, ressaltando o aspecto estético e funcional, observando as tendências do mercado.

Leia mais: ++ Carreira em Design de Produto: saiba o que faz e quanto ganha este profissional

Elétrica e Energias Renováveis

As fontes de eletricidade alternativas são o principal desafio da Engenharia Elétrica em 2024. E é por isso que esta área figura entre as profissões em alta para 2024. Sob o mesmo ponto de vista, a necessidade urgente da descarbonização faz com que os engenheiros eletricistas foquem sua atenção prioritariamente em assuntos relacionados a Hidrogênio Verde e Digital Energy, por exemplo.

Os profissionais desta área atuam em vários setores, incluindo energia, telecomunicações, eletrônica, automação e muito mais. Também elaboram projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia renovável e adquirem conhecimento sobre tecnologias emergentes, como inteligência artificial, big data e blockchain.

Leia mais: ++ Entenda o que é Engenharia e conheça 4 áreas em alta no mercado

Mecânica, Automação e Mecatrônica

As perspectivas para os engenheiros mecânicos e especialistas em Automação e Mecatrônica são positivas para 2024, especialmente para aqueles que se dedicarem às áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), robotização, dentre outras. Por exemplo, energias alternativas, como Hidrogênio Verde, e nanotecnologia aplicada à indústria serão campos de alta demanda por profissionais especialistas. 

Ainda assim, na área de automação, a valorização do mercado deve atingir US$ 352,02 bilhões até o fim de 2024, de acordo com o relatório da Transparency Market Research. Isso demonstra o motivo pelo qual a automação está entre as profissões em alta para 2024.

Conheça os cursos de Graduação UniSENAI e destaque-se nas profissões em alta para 2024!

Então, se você chegou até aqui, parabéns! É porque está na hora de dar mais um passo rumo a sua qualificação profissional. O mercado demanda profissionais altamente qualificados e o momento é agora de você investir em sua carreira.

Inscreva-se nos cursos de Graduação UniSENAI e estude baseado em metodologias modernas, onde você aprende fazendo, de acordo com desafios reais da indústria. Clique aqui e conheça os cursos. As aulas começam em fevereiro.