Descubra o que faz um Cientista de Dados

Descubra o que faz um Cientista de Dados

Mercado de trabalho
Descubra o que faz um Cientista de Dados

17/03/2023 3 min de leitura

 

Um Cientista de Dados, ou data scientist, é o profissional responsável por lidar com todos os dados disponíveis em uma organização. Ele coleta, organiza, interpreta e analisa esse monte de informações para auxiliar nas tomadas de decisão, resolver problemas, ter insights e apresentar informações úteis e valiosas para diversos setores da organização em que trabalha. 

Auxiliar na criação de novos produtos e/ou serviços, evitar e/ou solucionar gastos e riscos financeiros para a empresa, fazer estudos sobre clientes ou prospects são bons exemplos de tarefas destinadas aos Cientistas de Dados em uma organização.

Além disso, esse profissional poderá trabalhar no seu dia-a-dia com machine learning, um ramo da Inteligência Artificial (IA) que, por meio de algoritmos, tem a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões (análise preditiva).

Leia também ++ Cursos técnicos com os melhores salários: conheça 10 formações que estão em alta

Qual o perfil do profissional da Ciência de Dados?

Esse profissional tem que ter, principalmente, um perfil analítico. Mas não pode deixar de ser multidisciplinar. Isso porque, o Cientista de Dados precisa ter conhecimento de negócios, matemática, estatística e programação, além de ter pleno domínio no uso de planilhas, gráficos e apresentações.

Outro ponto importante é a boa comunicação, pois nessa profissão é necessário comunicar de forma assertiva a sua interpretação para diferentes segmentos de uma empresa de modo a conseguir trazer as resoluções ou ideias esperadas para a sua posição.

Ciência de Dados e mercado de trabalho

O Cientista de Dados é um profissional especializada cada vez mais requerido pelo mercado de trabalho. Em 2022, o LinkedIn demonstrou em uma pesquisa que a profissão apareceu entre os 25 cargos com demanda crescente no país no ano.

Tendo em vista a gradual crescente na disponibilidade e armazenamento de dados pelas empresas por consequência do avanço da tecnologia, esse profissional se torna cada vez mais importante.

Onde pode trabalhar um Cientista de Dados?

O profissional da Ciência de Dados pode atuar em diversos setores nas organizações, sendo os principais:

  • Marketing;
  • Financeiro;
  • T.I;
  • Empresas de ciência e/ou saúde.

Leia também ++ Dicas de como ser promovido no trabalho em 2023

Quanto ganha um Cientista de Dados?

No Brasil, a média salarial para esse profissional especialista em 2023 é de R$8.500, segundo o site Glassdoor. Podendo variar dependendo do nível de experiência.

Como se tornar um Cientista de dados?

O Cientista de Dados costuma ser um profissional especializado, ou seja, para obter o título, é importante que o profissional seja graduado e ainda conclua uma pós-graduação na área de Ciência de Dados.

A graduação não necessariamente precisa ser na mesma área, apesar de que, se o profissional for graduado em uma área de exatas, por exemplo, as chances de se inserir no mercado de trabalho se tornam ainda maiores. Mas mesmo um profissional graduado em algum curso da área da saúde ou de humanas, por exemplo, pode se tornar um ótimo Cientista de Dados, concluindo uma pós-graduação em Ciência de Dados.

O UniSENAI, Instituição de Ensino Superior com a qualidade SENAI que você já conhece, possui programas de especialização em diferentes áreas do conhecimento, presenciais ou EAD, com formações a partir de 12 meses.

Uma delas é a Pós-Graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O curso forma o profissional em apenas 6 meses, com flexibilidade de horário e local para os estudos e 40% da carga horária do curso são aulas práticas.

A Pós-Graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do UniSENAI irá desenvolver o aluno para dominar o planejamento de métodos e ferramentas de análise estatística, com foco na extração de insights e apoio à tomada de decisão nas organizações.

Durante a jornada, ele será guiado por conteúdos fundamentais em ciência de dados e inteligência artificial, como programação em Python e estatística aplicada. Também serão trabalhados os alicerces de engenharia de dados, business intelligence, data analytics, data visualization, data mining, machine learning, deep learning, dentre outros conceitos fundamentais.

Conheça todos os cursos de graduação e pós-graduação do UniSENAI clicando aqui.