Mulheres na tecnologia: crescimento contínuo da área abre mais oportunidades

Mulheres na tecnologia: crescimento contínuo da área abre mais oportunidades

Cursos Rápidos
Mulheres na tecnologia: crescimento contínuo da área abre mais oportunidades

06/10/2021 4 min de leitura

Elas podem e devem estar onde quiserem, inclusive na tecnologia! Mas quando se trata dessa área, não é novidade que ela ainda é predominantemente ocupada por profissionais do sexo masculino.

Todavia, com o mercado em plena ascensão, não há lugar para estereótipos: as oportunidades e possibilidades existem para todos. A perspectiva da carreira no segmento é promissora e garante boas oportunidades de remuneração. Além disso, o setor oferece flexibilidade e crescimento profissional a curto prazo. 

Nesse post, você vai entender como o SENAI SC incentiva o protagonismo feminino na tecnologia e contribui para suprir a necessidade de mão de obra do mercado, bem como conhecer histórias reais de mulheres que atuam na área e ainda saber quais os setores da indústria com maior número de oportunidades. Vamos lá?

As demandas do mercado de trabalho favorecem o ingresso de mulheres na tecnologia

O avanço da tecnologia pode ser notado pela alta demanda do número de vagas ofertadas nas principais plataformas de emprego. Nesse sentido, a rede social profissional, Linkedin, divulgou um estudo feito com os profissionais que entraram no mercado de trabalho até o segundo semestre de 2021. O levantamento apontou que a tecnologia lidera com o maior número de vagas preenchidas por recém-formados.

Além disso, foram destacadas na pesquisa as áreas da indústria que mais disponibilizaram vagas de emprego na área no primeiro semestre deste ano. São elas:  software e serviços de TI, bens de consumo, manufatura, mídia e comunicações, serviços corporativos, finanças, varejo, educação, assistência médica, energia e mineração. 

Os dados ainda mostram que Santa Catarina está entre as principais regiões do país que se destacam por concentrar uma alta quantidade de processos seletivos na plataforma. Não é à toa que a capital do estado, Florianópolis, (também chamada de Ilha do Silício) é considerada referência nacional em inovação, sendo destino para muitos profissionais em busca de novos desafios nessa área. 

Representatividade das mulheres na tecnologia 

A tecnologia também é delas! Uma pesquisa divulgada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE Tech Report 2020), mostra que a presença feminina na tecnologia ainda é baixa, porém tem avançado. 36,2% é o número de colaboradoras de empresas de tecnologia no Brasil, o que representa um crescimento de 60% nos últimos cinco anos.

De acordo com a ACATE, a falta de mão de obra qualificada é uma das principais preocupações das empresas de tecnologia no estado. Por meio de uma pesquisa de mapeamento, estima-se que em 2022 serão abertas 5.364 mil vagas, e 6.687 mil em 2023. 

A busca por qualificação profissional revela que elas têm buscado espaço. O gráfico abaixo demonstra o número crescente de mulheres ingressantes nos cursos de tecnologia do SENAI Santa Catarina. O aumento, nos últimos três anos, foi de mais de 1.400%. 

 

O SENAI/SC fortalece e incentiva o protagonismo feminino

O SENAI, juntamente com organizações parceiras, promove ações que estimulam mulheres a desempenharem o papel de protagonistas na tecnologia. “Temos parceiros como a Technovation Girls Brasil e a ONG Inspiring Girls que realizam programas fantásticos voltados às mulheres. Além dos projetos Avanti no seu Futuro e o Codificando o Futuro, nos quais incentivam alunos de escolas públicas a buscarem qualificação no curso técnico em desenvolvimento de sistemas com bolsas de estudo 100% gratuitas. Cerca de 35% dos participantes são meninas”, destaca João Clayton Aires, supervisor dos Cursos Técnicos e Aprendizagem Industrial/ SENAI Florianópolis. 

O gerente executivo SESI SENAI IEL da regional sudeste, Luciano Mattiazzi, ressalta a importância do SENAI na qualificação de mão de obra para suprir a necessidade da demanda do mercado. “Somos referência em educação tecnológica no estado, desenvolvemos competências para a atuação em diversas áreas industriais, e temos investido esforços e recursos para a melhoria das nossas instalações, bem como a ampliação da oferta de formação de desenvolvedores, analistas de bancos de dados, redes, segurança da informação, reparadores de informática, etc, com metodologias e ações que acontecem desde do ensino básico, na Escola S, até os cursos de pós-graduação da Rede de Ensino Superior SENAI/SC ”, explica.

Luciano ainda evidencia habilidades que podem contribuir para as mulheres se destacarem na carreira. “São inúmeras oportunidades para jovens e pessoas que desejam pivotar suas carreiras, em especial para as mulheres que mesmo sendo a minoria na área são reconhecidas pelas suas habilidades de comunicação, criatividade, inovação, atenção aos detalhes, assim como o bom gerenciamento de tempo”, frisa.

Histórias reais

Julia Amaral, estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI/SC, faz parte do percentual de mulheres atuantes nos projetos mencionados acima. “A área ainda é bastante masculina. Quando entrei no curso tive bastante receio do preconceito, mas logo me senti acolhida. Consegui um estágio nas primeiras semanas e, como a grade curricular do curso é bem voltada ao mercado de trabalho, foi possível entender a área rapidamente ”, diz Júlia. 

Já para Lara Leão, o grande desafio foi a transição de carreira. A professora de francês trocou a sala de aula pelo mundo da tecnologia. “O principal motivo foi a crescente demanda do mercado e a crescente procura, claro, por profissionais qualificados. Além de, com certeza, a oportunidade de sair de um emprego inferior, e por fim a busca melhor qualificação”, conta Lara, também estudante do curso em desenvolvimento de sistemas no SENAI/SC.  

Mulheres na tecnologia: conheça 10 cursos para ingressar na área 

Veja a lista com 10 cursos voltados à tecnologia da informação (hardware e software) que o SENAI/SC oferece. Certamente, um deles irá lhe incentivar a ingressar em uma carreira na tecnologia! Confira: 

1- Ensino Médio Integrado Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 
2 – Técnico em Rede de Computadores 
3 – Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
4 – Operador de Computador 
5 – Desenvolvimento de aplicativos para Smartphones 
6 – Programação para Android 
7 – Cientista de Dados – Big Data 
8 – MBA em Empreendedorismo de Startups 
9 – Pós em Segurança Digital na Indústria Avançada 
10 – Pós em User Experience Design 

Quer conhecer mais opções? Então vem que no nosso site tem mais!