Compartilhe Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Linkedin
Proatividade e atitude positiva: entenda o que realmente é preciso para ser promovido no trabalho

Proatividade e atitude positiva: entenda o que realmente é preciso para ser promovido no trabalho

Mercado de trabalho
Proatividade e atitude positiva: entenda o que realmente é preciso para ser promovido no trabalho

2 meses atrás 3 min de leitura

A trajetória profissional de cada um é diferente. Mas ser promovido no trabalho é o desejo de muitas pessoas. E a espera pela promoção pode se tornar inquietante se você não souber quais condutas deve começar a seguir quando almeja conquistar esse reconhecimento.

Toda empresa e área de atuação tem processos distintos para ascensão de carreira. Mas algumas atitudes são indispensáveis independentemente dessas questões.

Considere a promoção uma recompensa

Entenda que não tem porque você ser promovido se o seu trabalho não for excelente. E considere que um trabalho excelente vai além dos resultados – mas eles são fundamentais! 

A soma de bons resultados com boas relações pode ser o caminho ideal. Pouco adiantará você ter um rendimento invejável mas não ter uma boa relação com os colegas de trabalho. Assim como ser o mais benquisto pelo grupo mas não entregar o que lhe foi solicitado – ou não entregar com qualidade -, não será o suficiente.

Tenha uma atitude positiva

Dificilmente um líder enxergará o seu potencial caso sua atitude seja negativa. Apontar problemas em tom de reclamação e não de resolução é um exemplo de atitude negativa. Isso porque todo ambiente de trabalho tem empecilhos. Mas, o que você tem feito além de apontar as dificuldades? Tem buscado resoluções? Mesmo que você não encontre a solução ideal, estar interessado em investigá-las é uma atitude positiva.

Seja proativo

Nos dias atuais, se fala muito sobre proatividade no mercado de trabalho. Mas você realmente entende o que significa ser proativo?

Para compreender um pouco mais, reflita sobre uma questão: além do trabalho que você foi contratado para fazer, você busca outras responsabilidades? Aqui, esteja atento, que não falamos de tirar responsabilidades de um colega ou interferir no trabalho que outra pessoa já está fazendo. 

Em toda empresa, existem questões a serem resolvidas ou demandas que precisam ser retomadas. Algumas vezes, são questões simples, que estão ao alcance de qualquer colaborador interessado em resolvê-las. Fazer frente na resolução desse tipo de problema, colocará você em destaque. 

Frequentemente, a razão porque essas demandas mantêm-se é a falta de tempo ou planejamento da equipe e do gestor. Por isso, esse é um tipo de proatividade muito apreciada dentro das empresas.

Estude e se mantenha atualizado

Assim como você deseja evoluir na carreira, é preciso também evoluir intelectualmente. Isso quer dizer que estudar e se manter atualizado é essencial

E estudar não se resume apenas a cursos – mas eles são importantes! Ler artigos, livros, notícias, participar de palestras, grupos de discussão e assistir documentários são outras formas de acompanhar a evolução de questões pertinentes a sua área e que podem destacar você no ambiente de trabalho.

Mas, se você almeja um cargo em específico, o ideal é se qualificar diretamente para ele. Busque se há especializações, cursos técnicos, cursos rápidos ou qualquer outra modalidade de ensino direcionada a essa esfera em particular.

O SENAI, durante o ano inteiro, oferta diversos cursos para as mais variadas escolaridades. Por ser uma instituição muito bem vista pelas empresas – e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma das três principais instituições educacionais do hemisfério sul -, um certificado do SENAI pode destacar você.

Entenda o que você ainda precisa desenvolver e mantenha o equilíbrio em todos os aspectos

Dentre os aspectos colocados, analise e reflita sobre quais você ainda precisa melhorar.

Se os seus pontos fortes já são as relações interpessoais e a atitude positiva, por exemplo, dê uma atenção maior aos outros. Se concentre nos resultados que você precisa entregar e em se manter atualizado.

Entenda que para alcançar qualquer objetivo de vida, você precisa equilibrar todos os aspectos necessários para conquistá-lo. E talvez essa seja a parte mais difícil. Manter constância e equilíbrio em várias questões ao mesmo tempo não é uma tarefa simples. Mas essa é uma das características mais valiosas de quem evolui expressivamente na carreira.