Moda sustentável: saiba tudo sobre a área

Moda sustentável: saiba tudo sobre a área

Cursos Profissionais
Moda sustentável: saiba tudo sobre a área

22/03/2024 4 min de leitura

Com a sustentabilidade em foco nos mais diferentes setores, a moda sustentável é um tema cada vez mais debatido entre empresas e profissionais da área. 

O relatório da Fundação Ellen MacArthur, instituição que visa eliminar resíduos e poluição e estimular a economia circular, constatou que a indústria têxtil utiliza o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas anualmente, o que corresponde a cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água. 

Nesse sentido, minimizar os impactos ambientais ocasionados pela produção têxtil é um objetivo que está impulsionando transformações no universo da moda. 

Você sabe quais são os benefícios da moda sustentável e por que se especializar na área? Descubra ao longo deste conteúdo! 

O que é moda sustentável? 

De forma simplificada, a moda sustentável é uma abordagem que visa minimizar o impacto ambiental ao longo de toda a cadeia produtiva de roupas, calçados e acessórios.

Para isso, tem como objetivos principais evitar o desperdício de materiais, optar por processos de produção mais eficientes e por materiais menos poluentes, como tecidos biodegradáveis, recicláveis e orgânicos.

Além disso, a moda sustentável impulsiona um olhar mais consciente e responsável não apenas na etapa de produção, como também no consumo, destacando a importância da atemporalidade, qualidade e durabilidade das peças.  

Por fim, leva em consideração o impacto social e econômico do que é produzido, visando adotar práticas mais justas para trabalhadores e impulsionar a indústria nacional. 

A importância da seleção de matérias-primas na moda sustentável

Do mesmo modo, a escolha das matérias-primas que serão utilizadas em uma coleção, por exemplo, é um fator essencial. 

Para uma roupa ser considerada sustentável, a matéria-prima utilizada deve seguir critérios de sustentabilidade da produção ao descarte. 

Atualmente, existe uma gama variada de materiais orgânicos e reciclados, além de fibras biodegradáveis que não necessitam de pesticidas e outros produtos tóxicos em seu processo produtivo. Conheça algumas opções: 

  • Materiais orgânicos: algodão, linho, cânhamo e seda.  
  • Materiais reciclados: náilon reciclado, feito a partir de redes de pesca recicladas; e poliéster, feito a partir de garrafas PET recicladas. 
  • Materiais de baixo impacto: Tencel, feito a partir de madeira de reflorestamento; modal, produzido a partir de polpa de madeira certificada, altamente durável e com menos efeitos abrasivos ao meio ambiente.

Se você busca compreender a importância da seleção dos materiais para a moda sustentável, o curso EaD Materiais Sustentáveis para a Moda pode ajudar! Nele, você vai aprender a diferenciar os principais materiais utilizados na indústria têxtil, além de conhecer soluções inovadoras e novas tecnologias.

+++ Leia também: Produção de Moda: 8 dicas de cursos para quem se interessa pela área

Por que se especializar na área de moda sustentável? 

Entre as áreas mais promissoras no cenário da moda nacional, é importante destacar que a moda sustentável está em crescimento no país.

O Brasil é um dos poucos países que atuam ao longo de toda a cadeia produtiva, isto é, da plantação e extração da matéria-prima à comercialização dos produtos para o público final. Para as empresas brasileiras, isso representa um diferencial competitivo. 

Outro ponto importante de destacar é que a produção local é essencial para a moda sustentável. Com isso, há uma valorização de materiais produzidos em nosso país, o que impulsiona a economia e o mercado de trabalho brasileiro.  

Entretanto, para atuar na área, é importante compreender quais são as práticas sustentáveis que estão sendo implementadas no mercado e buscar capacitação. 

No SENAI/SC, trabalhamos em conjunto com as indústrias e desenvolvemos capacitações alinhadas às necessidades do mercado, dentre elas, a moda sustentável.   

Conheça duas carreiras na área de moda sustentável

  1. Designer de Moda

Os designers de moda são profissionais responsáveis por desenvolver conceitos das coleções por meio de pesquisas, criação de painéis conceituais, desenho técnico das roupas e seleção de materiais e acabamentos. 

No cenário da sustentabilidade, observam cada etapa do processo de criação da roupa, analisando o impacto no meio ambiente, visando minimizá-los. 

  1. Especialista em Têxteis Sustentáveis

Por sua vez, os profissionais que atuam na área têxtil com foco em moda sustentável ajudam a enfrentar os desafios decorrentes da seleção de materiais para uma coleção. Entre eles, o uso de pesticidas, o uso excessivo de água e a poluição. 

Para isso, dominam conhecimentos sobre materiais e fibras, visando aumentar a durabilidade de roupas e acessórios com o menor uso de produtos químicos possíveis, além de reutilizar têxteis reciclados.

Quais são as opções de cursos de moda sustentável? 

Seja para atualização profissional, seja para especialização na área, existem algumas opções de cursos de curta duração para você se aprofundar na temática. Confira quais capacitações EaD do SENAI abordam o tema: 

Moda Sustentável

Com duração de 60 horas, o curso visa capacitar profissionais para mensuração do desempenho sustentável de uma empresa ou organização, assim como entender e descrever o conceito de sustentabilidade e seus pilares.

A capacitação oferece um panorama sobre o tema, aborda desde os conceitos básicos de sustentabilidade na moda, até a seleção de materiais sustentáveis e a aplicação dos conceitos de moda sustentável em diferentes negócios. 

Sustentabilidade na Indústria Têxtil 

Do mesmo modo, este curso EaD ajuda a compreender o tripé da sustentabilidade, abordando os principais indicadores de desempenho sustentável aplicados à indústria têxtil, quais são as metas para o desenvolvimento sustentável e, por fim, as diretrizes, os selos e as certificações de sustentabilidade. 

Impactos Ambientais e Sociais da Indústria Têxtil 

No entanto, se você busca uma introdução sobre os impactos sociais e ambientais da indústria têxtil, este curso vai ajudá-lo! Principalmente, por abordar o modelo fast fashion e como as etapas da cadeia têxtil afetam o meio ambiente. Por fim, apresenta soluções para esse cenário.

Modelo de Negócios Sustentáveis na Área da Moda

Por último, este curso é essencial para profissionais que buscam atualização sobre o mercado de moda sustentável.

Por meio dele, é possível compreender quais práticas, iniciativas e modelos de negócios as empresas estão adotando para se adequarem às boas-práticas de sustentabilidade.

Em síntese, a capacitação aborda quais características uma marca deve ter e quais princípios deve seguir para se tornar mais sustentável, apresentando cases de empresas que já adotaram essas práticas. 

Gostou d0 conteúdo? Acompanhe nosso blog semanalmente!