Conheça as 5 áreas do Design de Moda mais promissoras

Conheça as 5 áreas do Design de Moda mais promissoras

Graduação
Conheça as 5 áreas do Design de Moda mais promissoras

13/08/2021 3 min de leitura

Aprofunde-se nas áreas de Produção de Moda, Estilismo e tome as decisões certas em sua carreira profissional.

Escolher uma profissão é sempre um processo desafiador. Pesquisar sobre áreas de atuação, mercado de trabalho, remuneração, requer tempo e dedicação. Mas essa pesquisa prévia é um passo muito importante para que as escolhas corretas sejam feitas e também para que os profissionais dediquem-se a carreiras que realmente façam sentido. 

Viajar pelas principais capitais do mundo, assistir aos desfiles, acompanhar as semanas de moda para pesquisar tendências e voltar para a empresa com a bagagem cheia de referências para desenvolver novos produtos parece bastante atrativo, não é mesmo?

Mas além de ser uma profissão envolta de muito glamour, o Design de Moda também se ocupa de outras áreas de igual importância, como a Produção de Moda, o Processo de Produção do Vestuário, a Fotografia e o Marketing Digital.

Neste artigo, você conhecerá essas 5 áreas do Design de Moda que, atualmente, são as mais promissoras no mercado de trabalho! Vamos lá?

O que um designer de moda precisa saber?

Em todas as áreas do Design de Moda, uma característica é fundamental para os novos profissionais: a criatividade

Assim, estar atento às tendências do mercado, indústria 4.0, novos estilos, tecidos inteligentes  e maquinários fazem parte do cotidiano do designer.  Além disso, o profissional também precisa aliar conhecimentos práticos e teóricos para oferecer as melhores soluções ao mercado.

Top 5 áreas mais promissoras do Design de Moda

Conheça agora um pouco mais sobre cada uma das principais áreas do Design de Moda e saiba como escolher a que melhor se encaixa em suas pretensões profissionais. Confira!

1 – Pesquisa de Moda

Você já se imaginou viajando pelas principais capitais da Moda? Nova York, Paris, Londres, Milão e Hong Kong… Elas precisam estar no roteiro de viagem de qualquer designer de moda que deseja crescer em sua carreira. 

O profissional que visita estes grandes centros costuma ter um planejamento prévio que define o que irá buscar. Além disso, ele também participa de feiras e encontros, estuda tecidos, acessórios e o comportamento do consumidor, visita fábricas e está com os olhos sempre atentos às tendências do mundo. 

Essa sensibilidade aliada à criatividade é o que resultará nas próximas campanhas da marca. 

2 – Estilismo

O estilismo é a área do Design de Moda que coloca a mão na tesoura e nos tecidos para deixar fluir a criatividade. 

O desenho e a criação de acessórios, calçados e roupas fazem parte da rotina do profissional. Gostar de desenhar e dominar alguns softwares fazem toda a diferença nesta carreira, que só cresce nos últimos anos. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, um estilista ganha, em média, R$ 3.257,00 no Brasil.

3 – Fotografia de Moda

Você já pensou em trabalhar com Fotografia de Moda? O profissional é o responsável por construir a “imagem” da marca, com enfoque principal nas campanhas de moda. 

Senso estético aguçado, domínio de iluminação, figurino, enquadramento e cenário são algumas características importantes para quem quer seguir nessa área. 

E lembre-se: é através das lentes desse profissional que as novas coleções chegarão até os futuros consumidores.

4 – Marketing Digital

Atualmente, o Marketing Digital está ganhando força nas mais diversas áreas do conhecimento. Afinal, os novos produtos e serviços precisam de estratégias de divulgação cada vez mais elaboradas para chegar aos novos consumidores. 

E, caso você opte pela carreira de empreendedorismo, precisará ter domínio de algumas estratégias como: redes sociais, anúncios digitais, User Experience e marketing de influência (aliar os influenciadores digitais à divulgação das marcas tornou-se uma estratégia promissora!).

5 – Processo de Produção de Vestuário

O profissional que se especializa em processos produtivos tem muita chance de trabalhar nas indústrias têxteis. Esta área do Design de Moda aprofunda-se no processamento e beneficiamento de matérias-primas, como fibras, lã e linhas. Além disso, também fazem parte do processo o tingimento, a tricotagem e a estamparia, por exemplo.

Design de Moda e Sustentabilidade

Todas as áreas citadas acima envolvem um conceito muito importante e que precisa estar presente na mente dos novos profissionais: a sustentabilidade. Pensar e desenvolver estratégias para gerir os resíduos da indústria têxtil é um dos principais desafios do mercado da moda

Você sabia que, de acordo com a pesquisa Pegada Hídrica Vicunha, são necessários mais de 5 mil litros de água para produzir apenas uma calça jeans?

Portanto, é responsabilidade do Designer de Moda estar à frente dessas mudanças na sociedade, pensando e desenvolvendo produtos com impacto reduzido à natureza e que também ofereçam retorno positivo às sociedades envolvidas nos processos de produção têxtil. 

O conhecimento é a ferramenta para o crescimento profissional

Independente da área que você desejar atuar, o importante é estar sempre atualizado e participar de eventos (on-line ou presenciais) para estar à frente das tendências. Ao fazer a escolha de qual carreira você irá seguir, reflita sobre suas habilidades naturais e busque identificar a área do Design de Moda que mais tem relação com os seus objetivos.

Conheça os cursos de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade SENAI e aproveite para dar o passo que sua carreira precisa!