Hackathon do Conhecimento: tudo o que você precisa saber sobre essa maratona

Hackathon do Conhecimento: tudo o que você precisa saber sobre essa maratona

Ensino Médio
Hackathon do Conhecimento: tudo o que você precisa saber sobre essa maratona

Por

28/10/2021 3 min de leitura

O Hackathon do Conhecimento Escola S acredita nos benefícios do trabalho em grupo e aposta na inovação. Estudantes do ensino médio de diversas escolas já estão desenvolvendo as atividades. 

Você já ouviu falar sobre o Hackathon do Conhecimento da Escola S? Esse é um projeto que veio para desafiar os estudantes do ensino médio e é destinado a adolescentes com mais de 13 anos matriculados em escolas catarinenses.

Se você já ouviu falar sobre isso, então deve saber que a edição deste ano já está em andamento. Mas se quiser saber ainda mais sobre o assunto e entender como este grande desafio funciona, agora é a hora!

De onde vem o termo hackathon?

Para começar, é preciso entender o que significa o termo hackathon. Derivado da palavra “hack” e muito utilizado na área de tecnologia, essa expressão está usualmente associada a crimes de invasão cibernética. Para a surpresa de muitos, “hackear algo” vai muito além disso!

De acordo com sites especializados em tecnologia, o hack também está ligado ao desenvolvimento de sistemas que ainda não existem e que ofereçam soluções úteis à sociedade.

Dessa forma, um hackathon pode ser caracterizado como uma maratona de programação em que novas ideias são discutidas para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Como acontece o Hackathon do Conhecimento?

O Hackathon do Conhecimento será realizado no dia 20 de novembro, das 14h às 20h, e trará um desafio aos estudantes para resolverem um problema que envolva a tríade: SOCIAL, AMBIENTAL e DIGITAL

Durante o evento, os quesitos de viabilidade, criatividade e resolução de problemas serão avaliados e a equipe que fizer mais pontos será premiada.

Segundo o regulamento, cada equipe pode ser formada por até 5 estudantes e um professor orientador. Os membros devem trabalhar conjuntamente no desenvolvimento das atividades. Além disso, nessa edição, devido à pandemia de covid-19, o encontro será realizado de forma online, valorizando o critério digital do desafio.

Período de imersão

O Hackathon do Conhecimento vai ocorrer oficialmente apenas em novembro, mas uma etapa preliminar já está em andamento. Nas quatro semanas que antecedem o evento, os estudantes participam de uma etapa de imersão, na qual também são contabilizados pontos cumulativos à programação.

Em cada semana, um conjunto de atividades é liberado e deve ser desenvolvido de forma conjunta. No total, são nove atividades que podem totalizar até 27 pontos e que serão somadas à pontuação final.

Acompanhe o andamento das atividades pelo site do Hackathon do Conhecimento!

Alunos e Professores destacam a participação no Hackathon do Conhecimento

“Eu decidi participar do Hackathon por ser uma atividade diferente da minha rotina habitual, mas que pode contribuir com muito conhecimento. Além disso, as atividades estão sendo bem dinâmicas e espero que possamos dar o nosso melhor, independente do resultado.” Aluno Antônio Vitor, da Escola S de Itajaí

“A participação no Hackathon é uma excelente oportunidade de estimular o lado criativo dos alunos, a cada semana com um desafio novo, despertando o melhor em cada aluno! Participar de um desafio como esse é enriquecedor, fortalece os valores que já trabalhamos em nossa escola com os alunos, como autonomia, responsabilidade e cooperação!” Professor Roger Luiz Mota, da Escola S de Brusque

“Eu achei muito legal a ideia do Hackathon, as tarefas são muito diferentes e divertidas. Estou muito animada e ansiosa para os próximos desafios. Espero que possamos aproveitar e aprender ao máximo. O prêmio também é muito motivante (hehe), além de todo o conhecimento!” – Aluna Maria Laura, da Escola S de Brusque

“O Hackathon está sendo uma oportunidade de integração entre os participantes da equipe. A vantagem é que estimula a busca pelo aprendizado em todas as áreas do conhecimento. Percebo minha equipe muita engajada e esse é o processo que mostra o verdadeiro objetivo e resultado do Hackathon.” Professor Tafarel Cassaniga, da Escola S de Itajaí

A premiação

Se você está curioso (a) para descobrir qual será a grande premiação para os campeões, saiba que além dos alunos, os professores e as escolas vencedoras também saem ganhando! Confira:

1º lugar

  • Kit aluno (cada aluno receberá um):

1 celular Samsung Galaxy S20;

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit professor:

R$ 5.000,00 em cartão de débito (sem direito a saque);

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit Escola: 

2 aparelhos Kindle 10ª geração com luz para a biblioteca.

2º lugar

  • Kit aluno (cada aluno receberá um):

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit professor:

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit Escola: 

2 aparelhos Kindle 10ª geração com luz para a biblioteca;

3º lugar

  • Kit aluno (cada aluno receberá um):

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit professor:

1 Kindle 10ª geração com luz.

  • Kit Escola: 

2 aparelhos Kindle 10ª geração com luz para a biblioteca.

Vivencie o Hackathon do Conhecimento de perto

Neste ano, as inscrições para o Hackathon do Conhecimento já encerraram. Contudo, nada impede que você esteja mais próximo dessa gincana que estimula a criatividade, a superação de desafios e o trabalho em equipe nas próximas edições.

A Escola S está com matrículas abertas e, pelo site, você pode conferir os diferenciais e metodologias utilizados no ensino.

Encontre a unidade da Escola S mais próxima da sua casa e garanta a matrícula de 2022!