
18 ferramentas de IA gratuitas para facilitar sua rotina
Ferramentas educacionais31/07/2025 • 4 min de leitura
A inteligência artificial já está tão presente na nossa vida, que parece existir uma IA para cada coisinha diferente, né? Mas se engana quem acha que essa inovação é restrita só a quem entende muito de tecnologia, ou que tem muito dinheiro para investir em todos esses recursos. Existem diversas ferramentas de IA gratuitas para você testar e adaptar à sua necessidade!
Pensando nisso, reunimos algumas das mais populares ferramentas do momento, que são pensadas para facilitar a rotina de estudos, trabalho ou organização. São plataformas que ajudam a economizar tempo, aumentar a produtividade e despertar sua criatividade. E é claro: tudo isso com versões gratuitas.
Ah, e com direito a algumas dicas e cuidados para você aproveitar essas tecnologias ao máximo e sem dor de cabeça!
Bora conferir?
Para começar, vale entender: o que são ferramentas de IA?
São sites, aplicativos ou programas que usam uma série de tecnologias de inteligência artificial (aprendizado de máquina, visão computacional, análise de dados) para realizar tarefas automaticamente, simulando a inteligência humana.
Essas IAs foram programadas para aprender com dados e conseguem entender comandos, criar textos, resumir informações, montar apresentações, gerar imagens, programar códigos e muito mais.
Na prática, é como um ajudante virtual que está sempre ali, pronto para atender o seu pedido e resolver seu problema rapidinho.
Benefícios que você encontra em usar uma ferramenta de IA:
- Economia de tempo
- Aumento da produtividade
- Automatização de tarefas morosas ou repetitivas
- Aprimoramento dos seus conteúdos
- Estímulo à criatividade
- Autonomia
- Apoio em tomadas de decisão
Mas, para ter bons resultados, é preciso escolher a ferramenta certa para sua necessidade, e também utilizá-la com responsabilidade.
Leia também: Inteligência Artificial na educação: como a IA está transformando o ensino
Ferramentas de IA gratuitas para diferentes objetivos
Separamos uma lista de ferramentas de IA que atendem às tarefas mais demandadas hoje em dia no trabalho ou nos estudos, e que também são fáceis de usar, para iniciantes. Seja para criar uma apresentação impactante, escrever com mais precisão ou explorar novas formas de expressão visual, há uma ferramenta para o que você precisa. E, sim, com acesso grátis!
Vale ressaltar que a maioria das ferramentas listadas aqui disponibilizam uma parte dos recursos gratuitamente, limitando o acesso completo a planos pagos. Porém, esse acesso grátis já atende a muitas necessidades e também permite que você teste essas tecnologias antes de, eventualmente, investir num recurso pago.
Vamos a elas?
IA para gerar textos, resumos e revisar conteúdos
- Chat GPT: uma das mais populares e versáteis, ajuda a gerar textos de diversos tipos, revisar, gerar ideias, traduzir e muito mais.
- Copy.ai: perfeita para criação de textos de marketing, redes sociais, emails e conteúdos para web.
- QuillBot: voltada para parafrasear, resumir, revisar e melhorar textos.
Leia também: Como usar o Chat GPT como aliado no trabalho e estudos
IA para gerar imagens
- Dall-E: gerador de imagens em IA da Open.Ai (mesma do Chat GPT), cria as imagens a partir de comandos em texto.
- Leonardo.Ai: interface intuitiva, com muitos modelos prontos e possibilidade de personalizar vários parâmetros.
- Canva com IA: é aquela ferramenta queridinha para design. Quem já usa, pode explorar a geração de imagens com IA sem sair da plataforma.
IA para criar apresentações e slides
- Gamma: cria apresentações visuais e interativas com opções de templates inteligentes e versáteis.
- Slides AI: integra com GoogleSlides e PowerPoint e facilita a criação automática de apresentações a partir de textos ou tópicos.
- Beautiful.ai: facilita a criação de apresentações com design inteligente e organização automática do conteúdo.
Leia também: Google Docs, Planilhas e Apresentações: aprenda a usar e facilite sua vida de estudante
IA para transcrever áudio
- Tactiq.io: extensão do Google Chrome para uso em plataformas de videochamada, permite também upload de arquivos de áudio e vídeo para transcrição.
- Otter.ai: bom para transcrever reuniões, entrevistas e aulas ao vivo ou a partir de um arquivo de áudio.
- Whisper: transcreve áudios com precisão, até em outros idiomas.
IA para criar ou editar videos
- Capcut: possui recursos de IA para remover fundos, gerar legendas automáticas, melhorar a qualidade e aplicar alguns efeitos.
- Runway AI: tem recursos de IA para edição, como remoção de objetos, efeitos especiais e geração de vídeos a partir de texto.
- Lumen5: converte textos em vídeos curtos e dinâmicos para redes sociais, com sugestões automáticas de imagens e trilha sonora.
IA para programar ou automatizar tarefas
- GitHub Copilot: assistente para programadores, sugere códigos, funções e trechos, para ajudar a acelerar projetos (gratuita para estudantes).
- Replit Ghostwriter: ajuda a escrever e corrigir código em diversas linguagens, além de sugerir soluções para bugs.
- Zapier: conecta aplicativos diferentes e automatiza fluxos de trabalho, como enviar e-mails, salvar arquivos ou atualizar planilhas automaticamente.
Dicas e cuidados para usar ferramentas de inteligência artificial
Agora que você já tem um repertório bem variado de ferramentas de IA gratuitas para começar a explorar, lembre-se de fazer esse uso com responsabilidade e também de adotar algumas boas práticas para obter melhores resultados. Aqui vão algumas dicas:
Use a IA como aliada, não como substituta
Acima de qualquer tecnologia, quem pensa, decide e é responsável pelo conteúdo é você! Utilize a inteligência artificial como apoio para ganhar tempo, ter ideias, sair da tela em branco e melhorar seu material, mas não se deixe levar unicamente pelo que ela entrega.
A IA pode cometer erros, inconsistências ou trazer resultados superficiais e impessoais. Então revise, faça ajustes, complemente e aplique seu olhar crítico sempre, combinado?
Escreva bons prompts (comandos)
Principalmente tratando-se de IAs generativas (que geram conteúdos a partir de um comando), quanto mais específico, claro e detalhista você for, melhor será o resultado.
Por exemplo, em vez de apenas digitar “crie um texto sobre o assunto x”, experimente especificar o tamanho que você quer, o canal em que será usado, o público que vai lê-lo, entre outros detalhes.
Proteja seus dados — e respeite a propriedade intelectual dos outros
Nem toda ferramenta de IA protege seus dados da mesma forma. Por isso, evite inserir informações pessoais, confidenciais ou sensíveis, principalmente em versões gratuitas ou públicas, pois seus dados podem ser reaproveitados pela empresa que oferece o serviço. Na dúvida, leia os termos de uso e política de privacidade da plataforma.
Outro ponto importante é entender que nem todo conteúdo gerado por IA tem direitos autorais claramente definidos. Então observe se a ferramenta permite uso livre ou comercial.
Além disso, a IA pode gerar conteúdo baseado em dados de terceiros, o que pode resultar em plágio involuntário ou uso indevido de uma marca protegida. Você pode tirar a dúvida passando o conteúdo por alguma ferramenta que detecte plágio em textos (como Plagiarism Detector) ou fazendo uma busca reversa pelo Google Imagens, subindo a imagem que você acabou de gerar.
Na era da IA, mais do que dominar um monte de tecnologias, o verdadeiro diferencial está em saber como aproveitá-las: com propósito, ética e criatividade. Agora que você conhece esse novo universo e tem à mão todas essas ferramentas de IA gratuitas, o próximo passo é seu. Teste, explore e transforme sua rotina!