Fábricas Inteligentes: 3 áreas para se destacar na indústria do futuro
Pós-graduaçãoPor osirisreis
15/08/2023 • 3 min de leitura
Reduzir acidentes de trabalho e tempo de produção, oferecer produtos mais sustentáveis e baratos, manter um padrão de qualidade excelente. Esses deveriam ser objetivos comuns a todas as indústrias, não é mesmo?! Então saiba que todos estes pontos podem ser conquistados com as estratégias de Fábricas Inteligentes, ou smart factories, em inglês.
Em primeiro lugar, as Fábricas Inteligentes são o futuro da produção industrial no mundo, pois aliam conhecimentos de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) em torno dos mesmos objetivos: fazer com que o ambiente fabril se torne mais eficiente e aprenda sozinho ao longo do tempo as melhores práticas de produção. Assim como, promover um ambiente mais seguro e comprometido com as normas ESG.
Leia também: ++ O que é Internet das Coisas: tudo sobre a tecnologia
Se você se graduou em alguma área de Engenharia ou Tecnologia da Informação (TI), antes de tudo, precisa conhecer mais sobre o mercado de Fábricas Inteligentes e considerar fazer carreira nesta área.
Continue a leitura deste blog post e iremos te mostrar as três principais áreas em que é possível crescer atuando com Smart Factory. Boa leitura!
O que são Fábricas Inteligentes?
As Smart Factories são indústrias que mudaram seu processo de produção, levando em consideração critérios de automação industrial e de segurança da informação. Consequentemente, isso dá mais autonomia e segurança aos setores, para que produzam de forma mais veloz, assertiva, com mais eficiência energética e reduzindo as chances de erros e acidentes de trabalho.
Leia também: ++ Entenda o que é segurança da informação e computação em nuvem
Entender as Fábricas Inteligentes começa pela compreensão de Machine Learning. De acordo com definição da empresa International Business Machines (IBM), o conceito “é uma área da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão.”
Dessa forma, para implantar uma Fábrica Inteligente, é imprescindível a aplicação dos conhecimentos desta área. Por fim, esse sistema automatizado analisará de forma minuciosa os dados coletados, fornecendo soluções estratégicas para os desafios da indústria.
3 áreas para se destacar em Fábricas Inteligentes
Se você pretende embarcar em uma área que não para de crescer, é bom considerar as Fábricas Inteligentes. Um estudo da Deloitte aponta que 86% das empresas acreditam que as iniciativas de Smart Factory serão o principal impulsionador da competitividade da manufatura em cinco anos.
E 83% das indústrias acreditam que estas iniciativas irão transformar a maneira que os produtos são desenvolvidos no mesmo período de tempo. Ou seja, o mercado de Fábricas Inteligentes está em pleno crescimento, ainda mais com consumidores cada vez mais exigentes e focados em adquirir produtos que sejam mais econômicos e desenvolvidos com critérios socioambientais claros.
Leia também: ++ Tudo que você precisa saber sobre energia limpa
Confira abaixo três áreas para se desenvolver em Fábricas Inteligentes e decolar sua carreira:
Conectividade
A conectividade é um elemento fundamental da Indústria 4.0 e está revolucionando a forma como as empresas produzem, distribuem e comercializam seus produtos, tornando-se uma competência essencial para profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho e nas fábricas inteligentes.
A transformação fabril para a Indústria 4.0 possibilita alta eficiência de produtividade e de qualidade com menor intervenção humana, o que torna a fábrica inteligente. Para que as tecnologias disponíveis no mercado possam ser implantadas, é necessário que a digitalização e, sobretudo, a conectividade esteja instalada nas fábricas.
Automação
O mercado necessita de profissionais especializados na implementação da automação e controle de processos industriais e prediais e no gerenciamento de intervenções de melhoria e atualização tecnológica em Sistemas de Automação. Nesse sentido, os profissionais que irão liderar estes processos precisam atuar considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Dessa forma, instalação, programação e configuração de dispositivos e redes de Comunicação em sistemas de automação são habilidades essenciais para quem quer se destacar nesta área. Confira mais alguns conhecimentos necessários:
- Arquitetura de Redes
- Redes Industriais de Comunicação
- Instrumentação Industrial e Sensoriamento
- Cibersegurança e Soluções em Nuvem
- Gerenciamento Ágil
- Scrum Aplicado a Projetos de Automação
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é indispensável para qualquer projeto de Fábricas Inteligentes prosperar. Dessa forma, o mercado necessita de profissionais que, acima de tudo, dominem o planejamento de métodos e ferramentas de análise estatística, principalmente com foco na extração de insights e apoio à tomada de decisão nas organizações.
Leia também: ++ Ciência de Dados: conheça as vantagens
Portanto, são necessárias as seguintes habilidades nos profissionais que irão assumir essas vagas em Fábricas Inteligentes:
- Programação Python
- Estatística aplicada
- Engenharia de dados
- Business Intelligence
- Data analytics
- Data visualization
- Data mining
- Machine learning
- Deep learning
Faça sua pós-graduação no UniSENAI
Se você quer se destacar na Indústria 4.0 e conquistar uma posição de liderança nas Fábricas Inteligentes, precisa conhecer os cursos de graduação e pós-graduação UniSENAI. Assim, os programas de ensino são desenvolvidos por quem entende do mercado, de acordo com as necessidades da indústria.
Leia também: ++ O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre a qualificação
Por fim, a metodologia de ensino é baseada no “Hands On”, onde você aprende fazendo e executando projetos conforme as demandas dos parceiros. Portanto, isso garante que você prepare-se conforme as demandas de uma indústria que não para de crescer.