Fábricas Inteligentes: 3 áreas para se destacar na indústria do futuro

Fábricas Inteligentes: 3 áreas para se destacar na indústria do futuro

Pós-graduação
Fábricas Inteligentes: 3 áreas para se destacar na indústria do futuro

15/08/2023 3 min de leitura

Reduzir acidentes de trabalho e tempo de produção, oferecer produtos mais sustentáveis e baratos, manter um padrão de qualidade excelente. Esses deveriam ser objetivos comuns a todas as indústrias, não é mesmo?! Então saiba que todos estes pontos podem ser conquistados com as estratégias de Fábricas Inteligentes, ou smart factories, em inglês.

Em primeiro lugar, as Fábricas Inteligentes são o futuro da produção industrial no mundo, pois aliam conhecimentos de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) em torno dos mesmos objetivos: fazer com que o ambiente fabril se torne mais eficiente e aprenda sozinho ao longo do tempo as melhores práticas de produção. Assim como, promover um ambiente mais seguro e comprometido com as normas ESG.

Leia também: ++ O que é Internet das Coisas: tudo sobre a tecnologia

Se você se graduou em alguma área de Engenharia ou Tecnologia da Informação (TI), antes de tudo, precisa conhecer mais sobre o mercado de Fábricas Inteligentes e considerar fazer carreira nesta área. 

Continue a leitura deste blog post e iremos te mostrar as três principais áreas em que é possível crescer atuando com Smart Factory. Boa leitura!

O que são Fábricas Inteligentes?

As Smart Factories são indústrias que mudaram seu processo de produção, levando em consideração critérios de automação industrial e de segurança da informação. Consequentemente, isso dá mais autonomia e segurança aos setores, para que produzam de forma mais veloz, assertiva, com mais eficiência energética e reduzindo as chances de erros e acidentes de trabalho.

Leia também: ++ Entenda o que é segurança da informação e computação em nuvem

Entender as Fábricas Inteligentes começa pela compreensão de Machine Learning. De acordo com definição da empresa International Business Machines (IBM), o conceito “é uma área da inteligência artificial (IA) e da ciência da computação que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente sua precisão.”

Dessa forma, para implantar uma Fábrica Inteligente, é imprescindível a aplicação dos conhecimentos desta área. Por fim, esse sistema automatizado analisará de forma minuciosa os dados coletados, fornecendo soluções estratégicas para os desafios da indústria.

3 áreas para se destacar em Fábricas Inteligentes

Se você pretende embarcar em uma área que não para de crescer, é bom considerar as Fábricas Inteligentes. Um estudo da Deloitte aponta que 86% das empresas acreditam que as iniciativas de Smart Factory serão o principal impulsionador da competitividade da manufatura em cinco anos. 

E 83% das indústrias acreditam que estas iniciativas irão transformar a maneira que os produtos são desenvolvidos no mesmo período de tempo. Ou seja, o mercado de Fábricas Inteligentes está em pleno crescimento, ainda mais com consumidores cada vez mais exigentes e focados em adquirir produtos que sejam mais econômicos e desenvolvidos com critérios socioambientais claros.

Leia também: ++ Tudo que você precisa saber sobre energia limpa

Confira abaixo três áreas para se desenvolver em Fábricas Inteligentes e decolar sua carreira:

Conectividade

A conectividade é um elemento fundamental da Indústria 4.0 e está revolucionando a forma como as empresas produzem, distribuem e comercializam seus produtos, tornando-se uma competência essencial para profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho e nas fábricas inteligentes.

A transformação fabril para a Indústria 4.0 possibilita alta eficiência de produtividade e de qualidade com menor intervenção humana, o que torna a fábrica inteligente. Para que as tecnologias disponíveis no mercado possam ser implantadas, é necessário que a digitalização e, sobretudo, a conectividade esteja instalada nas fábricas.

Automação

O mercado necessita de profissionais especializados na implementação da automação e controle de processos industriais e prediais e no gerenciamento de intervenções de melhoria e atualização tecnológica em Sistemas de Automação. Nesse sentido, os profissionais que irão liderar estes processos precisam atuar considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Dessa forma, instalação, programação e configuração de dispositivos e redes de Comunicação em sistemas de automação são habilidades essenciais para quem quer se destacar nesta área. Confira mais alguns conhecimentos necessários:

  • Arquitetura de Redes
  • Redes Industriais de Comunicação
  • Instrumentação Industrial e Sensoriamento
  • Cibersegurança e Soluções em Nuvem
  • Gerenciamento Ágil
  • Scrum Aplicado a Projetos de Automação

Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial é indispensável para qualquer projeto de Fábricas Inteligentes prosperar. Dessa forma, o mercado necessita de profissionais que, acima de tudo, dominem o planejamento de métodos e ferramentas de análise estatística, principalmente com foco na extração de insights e apoio à tomada de decisão nas organizações.

Leia também: ++ Ciência de Dados: conheça as vantagens

Portanto, são necessárias as seguintes habilidades nos profissionais que irão assumir essas vagas em Fábricas Inteligentes:

  • Programação Python
  • Estatística aplicada
  • Engenharia de dados
  • Business Intelligence
  • Data analytics
  • Data visualization
  • Data mining
  • Machine learning
  • Deep learning

Faça sua pós-graduação no UniSENAI

Se você quer se destacar na Indústria 4.0 e conquistar uma posição de liderança nas Fábricas Inteligentes, precisa conhecer os cursos de graduação e pós-graduação UniSENAI. Assim, os programas de ensino são desenvolvidos por quem entende do mercado, de acordo com as necessidades da indústria.

Leia também: ++ O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre a qualificação

Por fim, a metodologia de ensino é baseada no “Hands On”, onde você aprende fazendo e executando projetos conforme as demandas dos parceiros. Portanto, isso garante que você prepare-se conforme as demandas de uma indústria que não para de crescer.