Docente do SESI SENAI apresenta trabalho na EDUCON 2020

Docente do SESI SENAI apresenta trabalho na EDUCON 2020

Educação Básica
Docente do SESI SENAI apresenta trabalho na EDUCON 2020

08/05/2020 2 min de leitura

A edição de 2020 da EDUCON, a Conferência Global de Educação em Engenharia da IEEE, aconteceu entre os últimos dias 28 e 30 de abril. O congresso é organizado pelo Instituto Politécnico do Porto, pela Universidade do Porto e também pela Universidade de Coimbra.

Ele estava programado para acontecer  presencialmente na cidade de Porto, em Portugal, mas acabou acontecendo de forma virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. A temática deste ano foi “Educação em engenharia para o futuro em um mundo multicultural e inteligente“. 

Nossa instituição foi representada no evento pela professora Isabela Nardi da Silva, de Criciúma, que leciona Games e Animações no contraturno do SESI SENAI, e Web Design nos clubes do Ensino Médio.

A docente apresentou o trabalho intitulado “Collaborative virtual community to share class plans for STEAM education” (Comunidade virtual colaborativa para compartilhamento de planos de aula para educação STEAM), que também tem como autores a Dra. Simone Bilessimo (UFSC) e o Dr. Juarez Bento da Silva (UFSC).

De acordo com a Supervisora Educacional Gabrielli Felipe, o artigo desenvolvido por Isabela está alinhado às perspectivas do novo Ensino Médio e do Contraturno SESI SENAI, uma vez que nossas escolas também trabalham com a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), uma forma de aprendizagem integrada e baseada em projetos.

O objetivo do estudo apresentado pela docente foi demonstrar o processo de construção da Labs4STEAM, uma plataforma educacional gratuita desenvolvida por ela em sua dissertação. Lá, os professores poderiam postar, baixar e comentar planos de aula entre eles, como forma de compartilhamento de experiências.

Sobre a conferência, ela afirma: “Estive em contato com profissionais da educação do mundo todo. Desta forma, tive a oportunidade de compartilhar experiências e aprender com colegas de outros países”.

Incrível, não acha? Nossos sinceros parabéns e agradecimentos para a Isabela, que por meio de seu trabalho, contribuiu não só para a educação do Brasil, mas também do mundo.

E se você, assim como nós, acredita que as novas tecnologias alinhadas à educação preparam nossos alunos para um mundo cada vez mais disruptivo, a rede de ensino SESI SENAI é o lugar perfeito para conhecer. Com diversos espaços de Educação Maker espalhados por Santa Catarina, nossos estudantes têm acesso a equipamentos como Arduino, Raspberry Pi, placas eletrônicas, impressoras 3D e drones.

CONHEÇA A EDUCAÇÃO SESI SENAI