Cursos de moda: opções para se atualizar ou conhecer a área

Cursos de moda: opções para se atualizar ou conhecer a área

Cursos Rápidos
Cursos de moda: opções para se atualizar ou conhecer a área

06/10/2023 4 min de leitura

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o setor têxtil está em crescimento e faturou R$ 150,3 bilhões em 2022.

Diante das novas tecnologias na moda, buscar aperfeiçoamento é essencial para profissionais que querem inovar, destacar-se no mercado de trabalho ou, ainda, para pessoas que pensam em ingressar na área. 

Se você se identifica com alguma dessas opções, continue a leitura e descubra cursos de moda para diferentes momentos profissionais!

Leia também ++ O que são soft skills e como desenvolvê-las

Mercado de trabalho para a área de moda 

Primeiramente, são muitos os profissionais que atuam desde o planejamento até o lançamento de uma coleção de moda. O Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira de 2022 levantou que o Brasil possui cerca de 18 mil empresas do setor de vestuário em funcionamento e emprega de forma direta 957 mil pessoas.

Já segundo os dados da plataforma de empregos Glassdoor, os salários na área da moda podem chegar a até R$ 8 mil, dependendo da função e do nível de experiência. Mas, independentemente da área de moda que você atua ou pretende atuar, observamos uma transformação e evolução de tecnologias, materiais e técnicas. 

No SENAI, uma das instituições mais renomadas quando o assunto é formação profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho, você encontra diversas opções de cursos de moda, tanto para atualização rápida quanto para conhecer esse universo.

Leia também ++ Conheça as 5 áreas do Design de Moda mais promissoras

Como dar os primeiros passos na área de moda? 

Antes de investir em cursos de longa duração, o ideal é que você experimente qualificações dinâmicas. O curso EaD de Introdução à Criação de Moda é uma excelente oportunidade!  Ao longo do curso, que tem duração de 10 horas, você aprende os processos de desenvolvimento e validação de produtos de moda.  

Já o curso EaD de Planejamento de Coleção tem duração de 10 horas e ensina quais as principais ferramentas para planejar e gerenciar coleções. Ao final do curso, você vai dominar os conceitos de cronograma de coleção, mix de produtos, categorias, famílias, análise comercial, geração de ideias e validação.

7 cursos de moda para se manter atualizado 

Em primeiro lugar, atentar-se às tendências do mercado, como tecidos inteligentes e moda sustentável é indispensável. Para isso, os cursos de moda EaD do SENAI podem ajudá-lo! Isso porque o modelo de ensino permite que você estude de qualquer lugar e em qualquer ritmo. Confira algumas opções:

Design de Moda 

Para quem busca aprender novas técnicas e ferramentas para expandir a criatividade na hora de criar painéis conceituais estratégicos para coleções de moda, o curso EaD de Moodboard para criação de moda é uma excelente opção! 

Com foco em otimizar a comunicação de um time de moda, o curso com duração de 10 horas aborda desde a elaboração e a confecção de painéis até ferramentas e métodos para criação de painéis moodboards.

Do mesmo modo, o curso EaD de Prototipação ágil na área têxtil será aliado para profissionais que buscam aumentar a agilidade no processo de prototipação e validação de peças de moda. Com apenas 10 horas de duração, aborda tecnologias, funções e benefícios da prototipação ágil, facilitando o processo de desenvolvimento de produtos de moda. 

Moda sustentável

Não é novidade que a sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido na moda! Com o curso EaD de Materiais Sustentáveis para a Moda, você vai compreender os impactos das principais fibras e materiais usados na indústria da moda atualmente e descobrir materiais inovadores. 

Como complemento técnico, o curso Modelo de Negócios Sustentáveis na Área da Moda vai auxiliá-lo a compreender novos modelos de negócios ao longo de 10 horas de conteúdo online que esclarecem as mudanças do comportamento do consumidor e quais princípios as marcas devem seguir para caminhar em direção à sustentabilidade.

Pesquisa de tendências 

Do mesmo modo, analisar as tendências e o comportamento de diferentes públicos contribui com a atuação de estilistas, gestores de marca e profissionais de marketing de moda. 

Com o curso Coolhunting – Pesquisa de Tendência de Moda, você aprende a explorar o surgimento das tendências de moda, analisá-las da melhor forma e aplicá-las estrategicamente nas coleções.

Já o curso de Inteligência de Mercado para Moda foca em pesquisa e investigação. Ao longo das aulas, você descobre as principais ferramentas para realizar pesquisas efetivas de públicos e concorrentes da marca. 

Por fim, com o curso de Gestão de Branding para moda, é possível adquirir competências para avaliar o posicionamento de diferentes marcas do mercado. 

As três qualificações são EaD, com duração de 10 horas cada e mesclam diferentes formatos de conteúdo. 

Quais são as outras modalidades de cursos de moda?

Entretanto, se você busca uma primeira formação na área, existem outras opções de cursos de moda que podem ajudá-lo. 

O bacharelado em Design de Moda, por exemplo, é indicado para quem busca uma primeira formação, por se tratar de um curso de graduação com duração de quatro anos. Com ele, é possível adquirir conhecimentos tanto teóricos quanto práticos mais aprofundados. 

Já o superior de Tecnologia em Design de Moda, também conhecido como tecnólogo, possui uma grade de disciplinas mais direcionada às demandas do mercado de trabalho e a parte prática da profissão. O diploma não tem distinção alguma da graduação, mas o curso tem duração de dois anos e meio. 

Por último, o Curso Técnico em Produção de Moda é muito procurado por quem deseja ingressar na área de forma rápida. Com duração média de 2 anos, tem foco na parte prática da profissão, abrangendo todo o processo, desde o planejamento até a divulgação.

Logo, você deve ter percebido que a área da moda é dinâmica e com muitas possibilidades de atuação. A boa notícia é que você encontra cursos para diferentes momentos profissionais no SENAI Santa Catarina!

Fique ligado em outros conteúdos sobre o mercado de trabalho, acessando o nosso blog semanalmente.