Entenda por que fazer um curso técnico vale a pena

Entenda por que fazer um curso técnico vale a pena

Cursos Técnicos
Entenda por que fazer um curso técnico vale a pena

24/02/2023 3 min de leitura

 

No atual cenário do mercado de trabalho, uma capacitação técnica de qualidade é fundamental para recolocação ou inserção na área desejada. Afinal, a demanda das empresas por profissionais com especializações é uma crescente. Porém, no Brasil, ainda faltam profissionais qualificados, segundo a pesquisa “Escassez de Talentos”, da multinacional ManpowerGroup¹.

Nesses casos, quem possui uma qualificação profissional é quem sai na frente. Então, se você ainda está buscando uma profissão, deseja mudar de carreira ou quer se preparar tecnicamente antes de entrar em uma universidade, continue acompanhando o conteúdo e entenda por que um curso técnico vale a pena.

Por que vale a pena fazer um curso técnico? Entenda!

A qualificação profissional é item obrigatório nos planos de quem deseja conseguir um emprego mais rapidamente. Existem diversas áreas para a formação técnica, e, geralmente, ela possui um custo mais baixo do que uma universidade, o que certamente torna este caminho ainda mais atraente. 

A seguir, confira outras razões para tirar de vez a dúvida se um curso técnico vale a pena:

Altas taxas de empregabilidade 

Seja para crescer na empresa onde você está ou conseguir um emprego, o curso técnico é a resposta. De acordo com a Pesquisa de Egressos realizada pelo SENAI, de cada 10 alunos formados em nossa instituição, ao menos 8 conseguem emprego no primeiro ano após a conclusão do curso. Isso significa que o índice de empregabilidade fica em torno de 80%. 

Além disso, os cursos técnicos ensinam as profissões na prática, preparando os alunos para encarar os desafios do mercado. Esse fato faz com que as empresas deem preferência para quem faz SENAI – afinal, além de uma infraestrutura moderna para os alunos, quem faz um curso técnico no SENAI tem atestado de excelência no exercício de suas atividades.

Ensino prático 

Uma das vantagens mais importantes dos cursos técnicos é a formação prática e totalmente focada nas habilidades necessárias para atender as demandas do mercado. Além de trabalhar as competências socioemocionais, fundamentais atualmente, os cursos técnicos do SENAI possuem aulas práticas em laboratório, que viabilizam a experimentação da profissão antes mesmo do(a) aluno(a) se formar. Assim, quando chegar ao mercado de trabalho para executar suas tarefas, o profissional o fará com exatidão.

Modalidade EaD: mais flexibilidade

Quem trabalha o dia inteiro ou não tem tempo para estudar, também pode se especializar com um curso técnico. Ainda mais com a pandemia, onde sair de casa não é uma opção para algumas pessoas. É por isso que, nesses casos, um curso técnico EaD ou semipresencial é a melhor opção. 

No SENAI, os cursos oferecidos na modalidade a distância são: Administração, Comércio Exterior, Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Qualidade, Segurança do Trabalho. Aqui, o aluno consegue estudar quando e onde quiser, com a certeza de uma formação a distância com a mesma qualidade que a presencial. 

Progressão na carreira

O curso técnico também é uma ótima oportunidade para crescimento profissional. Afinal, pode ser feito como um primeiro passa na sua carreira profissional.

Rapidez na formação

Você sabe quanto tempo dura um curso técnico? Em média, a formação tem duração de 18 meses a 2 anos. Aliás, é possível acelerar ainda mais esse processo se você estiver no Ensino Médio. 

Ademais, se comparado a uma graduação, por exemplo, o curso técnico é uma formação mais rápida até mesmo para quem já finalizou a escola, está no mercado ou a procura de recolocação. Como o ensino é voltado para o aprendizado prático e profissional, em alguns semestres você conclui os estudos e fica pronto para voltar à ativa. 

Se é SENAI, o curso técnico vale a pena!

O SENAI é um dos mais grandiosos complexos de educação profissional do mundo, e é considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das maiores instituições educacionais do hemisfério sul. Além de ofertar milhares de cursos em todo o Brasil, é também a marca Top of Mind dos brasileiros em ensino técnico e profissionalizante.

Cursos técnicos com ótimo custo benefício

Sabe por que o SENAI oferece preços acessíveis e facilita o parcelamento de seus cursos? Porque acredita que a educação profissional é capaz de mudar todo o rumo de uma história e, também, da indústria brasileira. Então, para aproveitar as promoções e descontos para os cursos técnicos, acesse nosso site e confira os editais disponíveis.

Metodologia e infraestrutura digital e inovadora

Dia após dia, o SENAI constrói o futuro da indústria e da aprendizagem com um olhar inovador e antenado às mudanças globais. É por isso que possuímos uma metodologia única de ensino, onde o estudante é protagonista e coloca a mão na massa em projetos aplicados e reais. 

Ainda, possuímos uma infraestrutura completa com laboratórios, institutos de pesquisa e inovação, além de ferramentas e sistemas digitais para o ensino à distância de qualidade.

E aí, conseguiu entender por que o SENAI é a melhor escolha para a sua carreira? Então, se você está a procura de um curso técnico, não arrisque: faça SENAI.

Clique aqui e confira todos os cursos técnicos disponíveis!