Técnico ou tecnólogo: qual curso escolher?

Técnico ou tecnólogo: qual curso escolher?

Cursos Técnicos
Técnico ou tecnólogo: qual curso escolher?

03/01/2023 3 min de leitura

 

Chegou a hora de definir o seu futuro e você está indeciso sobre as modalidades de curso? Se você está passando por esse momento, chegou ao lugar certo. Ter todas as informações, antes de fazer a sua escolha entre um curso técnico ou tecnólogo, é fundamental para que você atinja suas expectativas com a formação. 

Embora as nomenclaturas sejam semelhantes e muitas pessoas confundam os dois, existem várias diferenças entre os cursos técnicos e tecnólogos. Por isso, reunimos aqui todas as características sobre cada modalidade, seus benefícios e diferenças. Confira!

Leia também ++ Descubra os cursos técnicos mais procurados em 2022

Técnico e tecnólogo: qual é a diferença?

A principal diferença, no final das contas, é a preparação que cada curso oferece para o mercado. Ambos preparam o aluno para uma profissão, mas enquanto os cursos técnicos formam profissionais mais voltados para o trabalho operacional, a habilitação em tecnólogo prepara também para que os egressos possam atuar em cargos de gerência. Porém, as diferenças não estão limitadas apenas a isso. Veja abaixo todas as particularidades de cada curso. 

Curso técnico: características e diferenciais

Como funciona o curso técnico?

Os cursos técnicos são classificados como cursos de nível médio e são encontrados em instituições reconhecidas como o SENAI, por exemplo, institutos federais de educação e também nas escolas técnicas. Geralmente, os cursos dessa modalidade disponíveis em uma cidade, são criados para atender às necessidades do mercado de trabalho da região, visando preencher as vagas que precisam de mão de obra qualificada.

Para ler um conteúdo completo sobre curso técnico, clique aqui.

Requisitos para cursar

A escolaridade mínima para cursar irá depender do curso e da instituição escolhida. Mas existem cursos técnicos voltados para quem já é formado no ensino médio, para quem está cursando e também para alunos que possuem somente o ensino fundamental.

Duração do curso técnico

Os cursos técnicos podem ter de seis meses até três anos de duração. O tempo varia de acordo com a formação escolhida.

Leia também ++ Dicas de como ser promovido no trabalho em 2023

Tipos de cursos técnicos

  • Integrado: com duração média de quatro anos, prepara o estudante do ensino médio para uma profissão. Assim, ao sair da escola, ele possui um certificado de qualificação profissional, além do diploma de conclusão do ensino médio.
  • Concomitante: com duração média de dois anos, pode ser cursado por quem já concluiu a primeira série do ensino médio. Assim, o aluno possui duas formações, onde conclui as disciplinas normais do ensino médio em uma e na outra as disciplinas do curso técnico. 
  • Subsequente: a duração varia de acordo com cada formação. Voltado para quem já é formado no ensino médio e procura uma formação específica para ingressar no mercado de trabalho ou mudar sua área de atuação. 
  • Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: classificado como um curso de curta duração, essa categoria é voltada para estudantes de ensino médio, trabalhadores e beneficiários de programas federais de transferência de renda (como o Bolsa Família).

Para conhecer algumas opções de cursos técnicos e avaliar se elas se encaixam nos seus objetivos de vida e profissionais, clique aqui.

Curso tecnólogo: características e diferenciais

Como funciona um curso tecnólogo?

É sempre importante lembrar que o tecnólogo, embora possa ter menor duração que os demais, é um curso de nível superior. Portanto, você irá encontrá-lo somente em instituições de ensino superior, ou seja, em faculdades públicas ou privadas.

Atualmente, de acordo com as informações publicadas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), existem mais de 100 opções de cursos tecnólogos no Brasil. Por se tratar de uma formação relativamente nova no país, é mais comum encontrar os cursos de tecnólogo nas instituições privadas.

Leia também ++ O que é trabalho remoto e quais áreas estão adotando a modalidade

Requisitos para cursar 

Outro grande diferencial que deve ser observado ao fazer a escolha entre curso técnico ou tecnólogo, é o nível de escolaridade mínimo exigido para ingressar em cada modalidade. Para cursar o tecnólogo é necessário, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio. Além disso, também é necessário passar por um processo seletivo, como o vestibular ou SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Duração curso tecnólogo

A maioria dos cursos tecnológicos podem ser concluídos entre dois e três anos. Bastante voltados para a prática da profissão, os cursos tecnólogos possuem algumas matérias teóricas e muitas aulas práticas. Dependendo do curso escolhido e da instituição, os alunos também precisam fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou um estágio para obter o diploma de conclusão.

É melhor fazer um curso técnico ou um tecnólogo?

A escolha vai depender dos seus objetivos profissionais. Ou seja, é preciso avaliar qual deles irá lhe qualificar para as oportunidades que você deseja no momento, porém não deixe de pensar a médio e longo prazo. 
Independentemente da sua escolha, se você deseja crescer profissionalmente, o SENAI/SC pode lhe ajudar a colocar seu futuro em prática! Conheça nossos cursos técnicos e também os tecnólogos da UniSENAI.

Descubra como se tornar desenvolvedor e entrar no mercado da programação