Descubra como se tornar desenvolvedor e entrar no mercado da programação

Descubra como se tornar desenvolvedor e entrar no mercado da programação

Mercado de trabalho
Descubra como se tornar desenvolvedor e entrar no mercado da programação

04/11/2022 4 min de leitura

 

Com o crescimento da área de tecnologia, a busca por profissionais especializados não é novidade. De acordo com o relatório da Brasscom, a estimativa é que o setor de tecnologia contrate 797 mil profissionais até 2025.

A área de desenvolvimento de softwares, por exemplo, trabalha constantemente no lançamento e aperfeiçoamento de aplicativos web, sistemas e softwares. Na mesma medida que a transformação digital avança, surge a alta demanda por novos desenvolvedores. A grande oferta de vagas, salários competitivos e possibilidade de crescimento atrai muitas pessoas: estudantes, profissionais em transição de carreira ou de outras áreas da tecnologia. 

Se você é um deles e quer descobrir como se tornar desenvolvedor, qual o melhor curso para ingressar na área e como conquistar a primeira oportunidade de trabalho, continue lendo. Neste conteúdo, você vai descobrir como acelerar a sua carreira de desenvolvedor. 

Boa leitura! 

Leia também ++ Entenda o que é transformação digital e quais os impactos nas empresas

O que faz um desenvolvedor? 

Esta é a primeira questão que deve estar clara antes de escolher qual caminho percorrer na sua carreira. Isso porque existem diferentes áreas da programação, o que vai exigir conhecimentos variados. 

Mas de modo geral, os desenvolvedores são responsáveis por desenvolver, planejar e fazer a manutenção de softwares, aplicativos, sites ou aplicações web. Para isso, os profissionais escrevem códigos utilizando diversas linguagens de programação e criam novas funcionalidades, páginas e recursos que compõem diversos produtos digitais. 

O que você acha de simular o dia a dia de um dev? Saiba mais

Como é trabalhar com programação

Muito além de “codar”, termo popular utilizado no meio da programação que significa escrever linhas de código, os profissionais realizam diversas atividades que contribuem com a construção de um software. 

No dia a dia de trabalho, uma pessoa desenvolvedora faz reuniões de alinhamento, testes das aplicações, correções de erros, validação de layouts, aperfeiçoamento dos sistemas, integrações, análise de dados para a tomada de decisões, manutenção de bancos de dados, entre outras funções. 

Parece muitas atividades para uma única pessoa, não é mesmo? Sim! E para construir um aplicativo, por exemplo, é necessário cumprir com uma série de etapas que exigem conhecimentos e profissionais distintos. Ou seja, há espaço para todos os profissionais que se interessam pela área! 

Quer saber como é trabalhar com programação na prática? Clique aqui

Quais as principais áreas de atuação na programação?

As atribuições de cada profissional em um projeto, por sua vez, irão variar de acordo com a sua área de atuação e especialidade. As três principais áreas são conhecidas como back-end, front-end e full-stack. Antes de escolher o melhor curso de programação ou pensar em como se tornar desenvolvedor, é essencial conhecê-las. Confira os diferenciais de cada área:   

Os desenvolvedores back-end são responsáveis por tudo que ocorre por trás da interface de um software ou aplicação, e também são conhecidos como profissionais dos “bastidores”. Ao longo de um projeto, são eles os responsáveis por partes invisíveis para o usuário, mas essenciais para que ocorra a integração de um sistema com o servidor. 

Já os desenvolvedores front-end são responsáveis pela criação das interfaces gráficas de uma aplicação ou software. São estes profissionais que codificam todos os componentes que fazem parte de uma página, como por exemplo, a parte visual do blog que você está acessando neste momento. 

Por fim, os desenvolvedores full-stack atuam de forma híbrida e possuem habilidades front-end e back-end. Altamente requisitados pelo mercado, trabalham tanto na construção e melhoria das interfaces de uma aplicação, como também na construção do back-end, promovendo a integração das partes. 

Leia também ++ O que é um curso técnico? Entenda tudo sobre a modalidade

Mas, afinal, como entrar no mercado da programação?

Um grande diferencial da área de programação é que você pode se tornar desenvolvedor sem a exigência de uma graduação, com formações mais dinâmicas.  Embora a profissão exija diversos conhecimentos, a boa notícia é que: Não, você não precisa dominar todas as linguagens de programação para começar a trabalhar como programador! 

Após conhecer um pouco mais das áreas de atuação, é mais fácil identificar qual caminho você deve percorrer para construir a sua carreira e quais os conhecimentos você deve buscar. Confira algumas dicas que serão úteis independente da área que você deseja seguir: 

Conheça as principais linguagens de programação da área que você deseja atuar

Tendo em mente qual frente você deseja atuar como desenvolvedor, busque conhecer quais são as principais linguagens de programação utilizadas na área. Este é um passo que antecede o aprendizado prático, mas será essencial para você dar os primeiros passos nos seus estudos e se aprofundar na área. 

Busque conhecimento prático  

A teoria caminha junto com a prática. Além de investir em conhecimentos sobre lógica de programação, orientação a objetos e algoritmos, é importante destacar que grande parte das atividades na área de desenvolvimento são práticas. Buscar por capacitações com foco neste tipo de aprendizado irá acelerar a sua entrada no mercado de trabalho

Construa um bom portfólio

O portfólio é uma lista que reúne os melhores trabalhos de um profissional e complementam as informações do currículo. A grande vantagem de investir em aprendizado prático é que ao longo do seu processo de aprendizagem você pode desenvolver projetos para compor o seu portfólio e que irão te ajudar a conquistar vagas como desenvolvedor. 

Leia também ++ EaD ou semipresencial: qual modalidade escolher?

Mantenha-se atualizado sobre a área

Conforme dito anteriormente, a área da tecnologia está em crescimento. Isso reforça o quanto é essencial que os profissionais da área se mantenham atualizados. Estudar novas linguagens, descobrir novas tecnologias, analisar o mercado e consumir conteúdos sobre tecnologia são atividades que devem fazer parte do seu dia a dia. 

Qual o melhor curso de programador 

Com uma variedade de cursos livres, graduação e imersões em programação pode ser um desafio escolher o curso mais adequado. Entretanto, optar por cursos com uma proposta de aceleração de carreira e que forneça habilidades híbridas é uma excelente opção. 

O DEVinHouse, curso EaD do SENAI, forma desenvolvedores full-stack em 9 meses. Cada turma do programa é feita em parceria com diferentes empresas, o que proporciona aos alunos uma interação real com o mercado e com o dia a dia da área. 

O curso tem 900 horas e é dividido em três módulos, com uma grade curricular direcionada para as necessidades do mercado e aborda conhecimentos front-end e back-end. 

Ao longo das aulas, você interage com os profissionais das empresas parceiras, vivencia a cultura da empresa e resolve problemas reais do mercado. Além disso, a formação é ideal para quem quer trabalhar com programação e ao menos 10 formandos são contratados como desenvolvedor júnior pela empresa. 

Por fim, você vai aprender como se tornar desenvolvedor na prática, descobrir as principais metodologias de gerenciamento de projetos para o desenvolvimento de softwares e receber mentoria com profissionais seniores que atuam diariamente no mercado. 

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui.