
SESI SENAI oferece apoio psicossocial aos estudantes do Ensino Médio
Ensino MédioPor Taís Miwa Ramos
13/08/2020 • 3 min de leitura
Em tempos de pandemia, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio também precisam se preocupar com provas, vestibulares e ENEM. Pensando nisso, o SENAI Lages lançou um novo projeto direcionado aos jovens, visando oferecer apoio psicossocial individualizado.
Por meio de ligações telefônicas quinzenais, a área de psicologia da instituição entra em contato com os estudantes, e procura compreender como está sendo a rotina deles neste período de quarentena. Para lançar o projeto, a unidade realizou uma live e contou com a participação da psicóloga Danielle Sobotca, da orientadora do Ensino Médio Maira Ribas e do professor Edenir Espíndula.
A seguir, você confere as principais informações do evento e entende como funciona o projeto.
Desafios do ensino à distância para os estudantes
Para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a pandemia chegou como um balde de água fria. A psicóloga Danielle Sobotca comenta: “Vocês iniciaram esse ano com planos, com objetivos e ideias de como seria o tão esperado terceirão e, de repente, chegou o coronavírus”. A ansiedade, o medo e as frustrações já seriam comuns nessa época da vida dos jovens e, com a crise atual, podem acabar sendo potencializadas.
Além do estresse gerado por conta das provas de universidades e das decisões a serem tomadas com relação à carreira, os estudantes também relatam as dificuldades de focar nos estudos em casa e nos conflitos que acabam surgindo com a família.
Por tudo isso, o SESI SENAI organizou um encontro online para conversar sobre todas essas emoções de forma descontraída, e entender um pouco mais sobre como é possível lidar com elas. Entenda a seguir!
Como lidar com as emoções no período de quarentena?
O primeiro passo, de acordo com a profissional Danielle, é entender se a sua ansiedade está acima do normal.
E como saber se a situação está fora do controle? Bem, quando isso está atrapalhando a sua vida de alguma forma, explica a psicóloga. Ela diz: “Será que você está dormindo demais, ou de menos? Está comendo muito… ou pouco? Está com dificuldades nas relações em casa?” – esses pontos podem ser sinais de que os sentimentos estão interferindo e é hora de refletir.
Quando você se der conta dessas emoções, siga alguns conselhos para lidar com elas:
- Tenha paciência com você: é completamente normal estar ansioso nesse momento. Permita-se sentir suas emoções!
- Filtre as informações: devido aos estudos, você precisa estar em contato com novas informações a todo momento. Mas procure focar também em conteúdos positivos, pois o excesso de notícias ruins tende a tirar o seu controle, e é aí que vem a ansiedade.
- Mantenha uma rotina: dessa forma, você retoma a sensação de controle. Acorde nos mesmos horários, estude, pare para fazer refeições e tenha momentos de lazer.
Ademais, o professor Edenir comenta: “Em todos os momentos da vida nós precisamos de resiliência… Mas agora, precisamos dela mais do que nunca!”. E ele complementa:
“Vocês são capazes, vocês são feras, vocês arrebentam com tudo. Eu conheço cada um de vocês, e eu sei da capacidade que existe em vocês.”
Os profissionais também ressaltam os aprendizados que podemos tirar de toda a situação. Para eles, as crises são uma oportunidade de desenvolvimento, e essa também tem vantagens, como:
- Consciência social: estamos conversando a todo momento sobre como nossas ações impactam na vida do outro e no quanto as ações do outro vão impactar em nossa vida. Agora, mais do que nunca, é preciso pensar no bem-estar comum.
- Valorização da ciência: com a busca pela vacina contra o coronavírus e os tratamentos, estamos entendendo a importância dos estudos científicos, da comunidade médica e de outros inúmeros profissionais.
- Controle emocional: com a pausa, temos a oportunidade de olhar mais para nós mesmos, parar para entender as nossas relações e a nossa vida.
Assim, fica mais leve enfrentar a quarentena e focar nos estudos para os vestibulares. Juntos, mesmo a distância, poderemos criar uma rede de apoio entre as famílias e a escola.
Sobre o projeto de apoio psicossocial
O projeto de apoio psicossocial aos estudantes do Ensino Médio do SESI SENAI Lages começou em maio e, inicialmente, destina-se a cerca de 50 alunos do terceiro ano.
Nas ligações, a psicóloga procura entender se eles estão conseguindo se adaptar à nova rotina, e se estão vivenciando alguma dificuldade, como ansiedade, angústia e problemas de alimentação ou sono. A partir dessas informações, são elaboradas ações de apoio aos jovens, como o envio de materiais para leitura, tarefas envolvendo mudanças de comportamento e reflexões sobre o problema enfrentado por eles.
O contato é feito quinzenalmente com grande parte dos estudantes, mas, em alguns casos pontuais, a conversa é realizada semanalmente. Embora o projeto não possa abranger a todos nesse começo, ele é fundamental para fortalecer a rede de apoio dos estudantes.
Para finalizar, fica aqui o recado aos estudantes: nosso canal está aberto e à disposição de vocês, assim como os profissionais de psicologia e os orientadores educacionais, caso sintam necessidade. Seguimos todos juntos, mesmo a distância. Bons estudos e cuidem da saúde física e mental!