Site icon Blog SESI SENAI

Conheça áreas de Pós-graduação em TI que podem alavancar sua carreira

Pós-graduação em TI

Conheça áreas de Pós-graduação em TI que podem alavancar sua carreira

O mercado de Tecnologia da Informação está em constante expansão. As fronteiras entre tecnologia e realidade estão sendo ampliadas, o que aumenta a demanda por profissionais qualificados e empenhados em entrarem de cabeça em novas soluções para as demandas da sociedade. Dentro de algumas oportunidades, a pós-graduação em TI pode ser uma porta de entrada rápida para novos profissionais nesta área.

Se você se graduou recentemente na área de TI e ainda não sabe para onde ir, temos uma notícia boa: o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve crescer 5% no Brasil em 2023, comparando com o ano anterior. Isso significa uma expansão no mercado de US$ 80 bilhões, de acordo com a Consultoria IDC Brasil*. 

Mas para que lado vai ser direcionada toda essa expansão? Uma pós-graduação em TI pode ajudar a sua carreira a decolar? Continue a leitura e fique por dentro das últimas tendências do mercado de Tecnologia da Informação, um dos que mais cresce no mundo!

Leia também ++ O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre a qualificação

Para onde o mercado de Tecnologia da Informação está crescendo?

O mercado de Tecnologia da Informação se expande em diversos segmentos, já que o consumo humano por estas soluções vem aumentando na última década. 

Em primeiro lugar, tecnologias de organização e disseminação de informações ganham cada vez mais destaque. Um dos exemplos é um aplicativo lançado pelo Google para rastrear a origem da madeira e se ela foi extraída ilegalmente da Amazônia.

Em seguida, outra área em pleno crescimento são as tecnologias relacionadas à saúde, como o desenvolvimento de novas vacinas. A Inteligência Artificial auxilia os pesquisadores a encontrarem o perfil ideal de pessoas para participarem dos estudos e testes durante o processo de desenvolvimento dos novos fármacos.

Quais são as áreas de TI que mais se destacam no mercado?

Após se formar na Graduação em Tecnologia da Informação, o profissional generalista possui à disposição uma vasta lista de oportunidades em que pode se especializar com uma pós-graduação. 

Por exemplo, os graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem optar por seguir áreas como: negócios e relacionamento com clientes, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços ou até mesmo docência. E uma pós-graduação em TI pode acelerar este processo!

Abaixo separamos algumas áreas que estão em crescimento e que merecem sua atenção:

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A área de Inteligência de Dados é uma das queridinhas da Tecnologia da Informação. Mas ela não está presente somente em dispositivos de automação e robótica. 

Atualmente ela ocupa lugares importantes nas áreas de pesquisa científica, assistentes virtuais, além, é claro, dos mecanismos que leem e interpretam informações disponíveis na internet, como o ChatGPT, para ilustrar. Confira as principais áreas de atuação da inteligência artificial:

O profissional que atuar na área de Ciência de Dados e AI formulará insights para transformar grandes volumes de dados em conhecimentos que agregam valor para a tomada de decisão das empresas.

Leia também ++ Ciência de Dados e Inteligência Artificial: conheça as vantagens

User eXperience Design

O UX Design tem função primordial no mercado de Tecnologia da Informação, já que é este profissional o responsável por aliar conhecimentos de Design e Usabilidade de novos produtos.

O aplicativo de seu banco, por exemplo. Por trás dele há uma equipe de profissionais qualificados nesta área responsáveis por desenvolver e melhorar a usabilidade do aplicativo. 

Para isso, é imprescindível o profissional dominar detalhes sobre a persona, o mercado, e como ela utiliza o sistema do banco. Quanto mais intuitivo for o sistema, aumenta a satisfação do cliente e seu relacionamento com a  marca, por exemplo.

Confira algumas áreas em que você pode trabalhar após concluir sua pós-graduação em User eXperience Design EaD do UniSENAI:

Engenharia de Software

Os profissionais que trabalham na área de Engenharia Ágil de Software atuam com o desenvolvimento de projetos ágeis e liderança de equipes, atuando tanto na área técnica quanto no eixo de gestão. 

Na pós-graduação em TI na área de Engenharia Ágil de Software do UniSENAI você irá desenvolver habilidades nas áreas de: Gestão ágil de projetos de software, Design Thinking, Arquitetura de Software, DevOps, dentre outros conhecimentos.

Leia também ++ EaD ou semipresencial: qual modalidade escolher?

E quais as habilidades comportamentais que um profissional de TI precisa ter?

Sabemos que atualmente o mercado de trabalho requer que o profissional invista nas soft-skills, que são aquelas habilidades comportamentais necessárias para o bom convívio entre as pessoas e evolução das tarefas, principalmente aquelas que são compartilhadas em um grupo. 

Em outras palavras, saber ouvir, dar e receber feedbacks e se comunicar de forma não violenta são algumas habilidades necessárias às profissões atuais.

Dentro do mercado de Tecnologia da Informação, você precisa dominar algumas, em específico:

Pós-graduação em TI no UniSENAI

Em síntese, agora que você já está por dentro das áreas de Pós-graduação em TI que mais crescem no Brasil, que tal conhecer as oportunidades EaD do UniSENAI e começar logo a transformação da sua carreira?

Antes de mais nada, os programas de especialização UniSENAI são desenvolvidos de acordo com as necessidades das empresas de Tecnologia e promovem importante networking entre os participantes. Isso facilita o processo de evolução profissional e aumenta as chances de recolocação no mercado de trabalho.

Além disso, o formato EaD permite que você adeque os momentos de estudo à rotina profissional. E em apenas 12 meses o aluno está com o certificado de Especialista em mãos e pode concorrer a novas oportunidades. Clique aqui e conheça as oportunidades!

*Dados divulgados pelo Portal Estadão. 

Exit mobile version