Site icon Blog SESI SENAI

O que é pós-graduação? Saiba tudo sobre a qualificação

o que é pós-graduação

o que é pós-graduação

 

Você concluiu a Graduação e precisa enfrentar a competitividade do mercado de trabalho. As vagas disponíveis exigem experiência e conhecimentos detalhados em alguma área específica de conhecimento.

Para especializar os profissionais, surge a pós-graduação, uma modalidade de ensino aplicada aos graduados, com o objetivo específico de refinar conhecimentos, promover o networking e entregar para o mercado um profissional mais analítico e qualificado para novos desafios.

Mas será que uma pós-graduação se encaixa em seus objetivos? Ou você sente que está estagnado (a) no mercado de trabalho e precisa dar uma guinada na carreira?

Continue a leitura e descubra detalhes sobre esta modalidade que vem crescendo no Brasil e no Exterior.

Leia também ++ Cursos técnicos com os melhores salários: conheça 10 formações que estão em alta

Quais são as modalidades de pós-graduação?

A primeira modalidade de pós-graduação é a Stricto Sensu, voltada para a formação de pesquisadores ou professores de universidades. Nesta área estão os programas de Mestrado e Doutorado.

Também existem os cursos Lato Sensu, com duração média de 12 a 18 meses, com a função de especializar profissionais para o mercado de trabalho e especificar conhecimentos. Nesta área entram os programas de Especialização, Master in Business Administration (MBA) e Master in Business Innovation (MBI), dentre outros.

Quais os benefícios de ter uma pós-graduação no currículo?

Ter uma pós-graduação no currículo é sinônimo de requalificação profissional e demonstra que você está conectado com o que há de mais moderno e inovador na profissão. Listamos alguns dos principais objetivos:

Uma pós-graduação de qualidade estimula a troca de experiências entre os alunos e os coloca em contato com empresas e indústrias do setor. Além de ser uma estratégia que estimula o aprendizado baseado em desafios reais, também melhora a lista de relacionamentos dos alunos.

Estar cursando uma pós-graduação em uma instituição de ensino superior de renome e com boa avaliação no MEC é o primeiro passo para se recolocar no mercado de trabalho, já que os setores de Recursos Humanos valorizam os profissionais que priorizam a educação.

Se você não está satisfeito (a) com a atual área em que está atuando, fazer uma Especialização em uma área diferente pode ser uma boa oportunidade de recalcular a rota de sua carreira. 

Por exemplo, se você se graduou em Engenharia de Produção, cursar uma pós-graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pode lhe abrir um novo horizonte profissional.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp mostra que o profissional com uma pós-graduação no currículo pode ganhar até 150% a mais, comparando com aqueles que não possuem essa qualificação. E nos dias atuais, quem não quer ganhar mais?

Leia também ++ Dicas de como ser promovido no trabalho em 2023

A maioria das áreas profissionais está em constante atualização, principalmente em um cotidiano onde conceitos como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Cloud Computing estão em alta e permeiam todas as áreas do conhecimento. Nada mais é estático e um profissional que deseja se destacar, precisa estudar constantemente e fazer uma pós-graduação é uma boa dica!

Ter uma pós-graduação concluída prepara você para assumir novas oportunidades, sem a necessidade de mudar de empresa. O conhecimento adquirido qualifica para assumir posições de liderança, como coordenações, gerências e até mesmo diretorias.

Presencial ou EaD? Qual modalidade se encaixa no meu perfil?

Os cursos de pós-graduação podem ser presenciais ou EAD. E como definir qual modalidade vai aderir mais à sua rotina? O primeiro passo é você saber quanto tempo terá disponível para mergulhar na metodologia e vivências do curso.

Nas opções de pós-graduação presenciais, o aluno recebe um cronograma de aulas e terá que se deslocar até o campus para ter aulas de forma presencial com os professores. No UniSENAI, por exemplo,  também estão inclusas vivências nos laboratórios.

A metodologia EAD é uma das que mais cresce no Brasil, pois dá a oportunidade de o aluno ajustar os seus estudos de acordo com sua rotina. É preciso ter foco neste formato, já que o pós-graduando também terá responsabilidades a cumprir, como trabalhos a entregar, além do projeto de conclusão de curso.

Para se dar bem na modalidade EAD, é preciso:

Leia também ++ 5 dicas de cursos para fazer nas férias

Como ingressar em uma pós-graduação?

O primeiro passo para tirar esse projeto do papel é ter concluído a Graduação e possuir o diploma em mãos. O segundo passo é escolher uma instituição de qualidade, com boa reputação na comunidade acadêmica e nota alta no MEC. Para isso, pesquise sobre a história da instituição, quem são os professores e converse com ex-alunos.

O UniSENAI atua há mais de duas décadas no mercado do Ensino Superior e possui pós-graduações nas seguintes áreas:

Esteja na vanguarda do conhecimento e prepare-se para os novos desafios!

Agora que você já sabe tudo sobre pós-graduação e as principais maneiras de ingressar neste mercado que está em alta, prepare-se para selecionar o curso que mais se adequa aos seus objetivos profissionais a médio prazo. 

O UniSENAI possui programas de especialização em diferentes áreas do conhecimento, presenciais ou EAD, com formações a partir de 12 meses. Acesse o nosso portal e conheça mais sobre os cursos.

Exit mobile version