Site icon Blog SESI SENAI

Inovação em saúde: conheça as 4 principais tendências

A integração entre tecnologia e inovação proporcionado o desenvolvimento de soluções cada vez mais avançada para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes

 

Já parou para pensar que, há poucos anos atrás, a única forma de saber o resultado de um exame, era indo até o laboratório que realizou a coleta e recebê-lo em um papel?

Ainda, hoje em dia, há quem prefira o modo “tradicional”. Mas ele está cada vez mais caindo em desuso e sendo substituído pela tecnologia, que proporciona visualizar o resultado em qualquer tela e estando em qualquer, basta estar conectado à internet.

Pode até parecer uma mudança bem pequena e simples se pensarmos na evolução tecnológica que ocorre além da esfera da saúde. Porém, percebe-se a importância da transformação digital quando consideramos o tempo e os recursos como papel e tinta, entre tantos outros, que foram economizados pelos pacientes e pelos profissionais da saúde. 

Essa e outras inovações tecnológicas que, anos atrás, só eram vistas em filmes de ficção científica têm transformado diversos procedimentos e práticas na área da saúde. Proporcionando, em consequência, mais agilidade nos atendimentos, o que pode salvar uma quantidade imensurável de vidas.

Mas os benefícios não param por aí! Nesse texto, além de conhecer as tendências e tecnologias mais relevantes para o setor, você vai entender a importância de investir na inovação em saúde. E mais: descubra como trazer mais inovação para a sua área de atuação! Vamos lá?

Por que é importante investir em inovação em saúde?

Com o aumento da demanda por atendimento médico e o rápido crescimento das internações provocadas pela Covid-19, o mercado da saúde foi ainda mais desafiado, tornando urgente a necessidade por novos formatos de prestação de serviços. Os objetivos eram a redução dos custos e do tempo de espera para os atendimentos, além dos desperdícios em geral. 

Isso acabou proporcionando diversas inovações tecnológicas na saúde e a aceleração de alguns recursos que ainda eram pouco utilizados e conhecidos, como é o caso da telemedicina, por exemplo.

Outros benefícios da inovação na área da saúde são:

De modo geral, apostar na inovação significa otimizar os processos, aumentando a produtividade dos profissionais de saúde (tanto das organizações privadas como públicas) e, consequentemente, oferecer um atendimento mais completo e humanizado para os pacientes. 

4 principais tendências de inovação em saúde

1 – I.A (Inteligência Artificial)

A Inteligência Artificial, ou IA, já está presente em diversas atividades do nosso cotidiano e nos serviços de saúde não poderia ser diferente.

Os chatbots ou assistentes virtuais, que fazem o primeiro atendimento aos pacientes, coletando informações e/ou direcionando para o ponto de contato correto, são apenas um exemplo de como a IA pode otimizar o dia a dia de uma clínica ou hospital.

Porém, a IA oferece uma série de outras possibilidades (muitas ainda não exploradas) utilizando recursos como a computação cognitiva e o machine learning.

Outros exemplos de aplicação da inovação em saúde são: 

Implantando as práticas e ferramentas proporcionadas pela Inteligência Artificial na área da saúde, todos os processos são otimizados, desde o primeiro contato realizado com o paciente para agendar uma consulta, até o controle do estoque de medicamentos disponíveis no local. O que gera ganhos não só para os pacientes como também para os profissionais que atuam na área.

2 – Teleconsultas (ou telemedicina)

Popularizadas após o início da pandemia de Covid-19, por conta do distanciamento social necessário para combater a doença, as consultas à distância chegaram para ficar. 

Embora existam pontos de melhoria a serem aplicados, a troca entre paciente e médicos por meio da telemedicina é igualmente eficaz a presencial e traz diversos benefícios, principalmente na redução de custos e tempo de deslocamento.

Consequentemente, ela também torna o atendimento mais acessível para toda a população, possibilitando o atendimento inclusive para as pessoas que moram em regiões mais remotas ou que, por razões variadas, não possuem acesso e condições para ir até um hospital, o que demonstra a importância dessa inovação tecnológica para a comunidade.

3 – Hospital 4.0

Os chamados hospitais 4.0 se referem à inovação tanto estrutural como nos processos ambulatoriais, visando aumentar a produtividade das equipes. Para isso, são associados e aplicados na área da saúde diversos conceitos como: Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Robótica.

Por essa razão, inclusive, também são utilizados os termos Saúde Digital ou Saúde 4.0 para descrever esse modelo que integra a Tecnologia da Informação (TI) com os serviços e a manufatura no setor.

Um exemplo disso, são os aprimoramentos feitos em determinados procedimentos cirúrgicos para torná-los menos invasivos. 

Entre os benefícios dos hospitais 4.0, podemos destacar: 

4 – Realidade aumentada

Ao integrar elementos e informações virtuais ao mundo real, a realidade aumentada combina imagens feitas por câmeras e a captura de movimento por meio de sensores.

Assim, torna-se possível representar fielmente as menores estruturas do corpo humano com muito mais precisão. O que possibilita que um cirurgião, por exemplo, veja em tamanho maior pequenos vasos e estruturas celulares, reduzindo a chance de erros. 

A realidade aumentada também pode servir para o treinamento de médicos em formação, diagnósticos de exames mais precisos e, assim como as demais tendências da inovação em saúde, diminuir o tempo dos procedimentos.

Mas como trazer mais inovação para o mercado da saúde?

Qualificação é a resposta! Gestores e líderes preparados, com foco em inovação, podem fazer toda a diferença diante das mudanças cada vez mais necessárias e urgentes no setor da saúde. 

Dessa forma, especializando-se em um programa de pós-graduação ou em um curso de extensão profissional, você adquire os conhecimentos necessários para manter-se competitivo no mercado, além de estar preparado(a) para novos desafios e oportunidades.

O que achou desse texto? Deixe sua sugestão, comentário ou dúvida nos comentários! Compartilhe também com seus amigos e/ou colegas que também possam ter interesse no tema. Para acessar outros conteúdos sobre educação, acesse o nosso blog. Nos vemos em breve! 😊

 

Exit mobile version