Venha fazer parte do Movimento Maker! Conheça as oficinas oferecidas pelo SESI/SC

Venha fazer parte do Movimento Maker! Conheça as oficinas oferecidas pelo SESI/SC

Metodologias
Venha fazer parte do Movimento Maker! Conheça as oficinas oferecidas pelo SESI/SC

25/03/2021 3 min de leitura

A forma de aprender e ensinar já não é mais a mesma. Diante de tantas transformações tecnológicas, sociais e econômicas, novas habilidades são fundamentais no século XXI. Principalmente para quem sabe que não basta acompanhá-las, mas também estar capacitado para enfrentar desafios e ocupar seu espaço no topo do mercado de trabalho. E é nesse contexto que o Movimento Maker surgiu.

Afim de estimular os alunos a participarem ativamente da construção do próprio conhecimento, nas oficinas são desenvolvidas novas competências e habilidades essenciais na vida e no mundo do trabalho.  

Com a proposta de fazer os alunos colocarem a “mão na massa” e considerando a tecnologia como parte do processo e da criação, a metodologia aplicada envolve aulas de robótica, programação, IA, IoT e muito mais.

No artigo abaixo, você irá entender o que é o Movimento Maker e saber o que os alunos aprendem nas oficinas oferecidas pelo SESI em Santa Catarina. Acompanhe!

Entenda: o que é o Movimento Maker?

Antes de mais nada, o objetivo do Movimento Maker é descrito em seu próprio nome. “Maker”, do inglês, significa “fazer”. Ou seja, a proposta desse modelo de educação é fundamentada no “fazer” ou ‘faça você mesmo’ (do it yourself). E por ser centrado em um processo criativo estrategicamente organizado, o Maker também incentiva o ‘faça com os outros’ (do with others), estimulando, dessa maneira, a autonomia e a colaboração ao mesmo tempo. 

Além disso, o Maker se apresenta como uma oportunidade de construção de uma educação que incentiva crianças, jovens e adultos a serem os próprios protagonistas de seu processo de aprendizado. Isso tudo visando o desenvolvimento de competências diretamente conectadas à inovação tecnológica, habilidades emocionais de demais demandas da sociedade contemporânea. 

Como a metodologia Maker é aplicada pelo SESI/SC?

Valorizando a prática e a experimentação, durante as oficinas do Maker ofertadas pelo SESI/SC, crianças, jovens e adultos são estimulados a elaborar projetos, construir objetos e criar soluções para os problemas apresentados pelo facilitador. Dessa forma, os alunos constroem o conhecimento coletivamente, gerando e compartilhando novas ideias para, em seguida, colocá-las em prática e botar a “mão na massa”. 

Uma proposta diferente para cada faixa etária

Os programas do Maker proporcionam o aprendizado por meio de pesquisas, hipóteses, testes, interação social, problemáticas e soluções criativas, seguindo um conceito específico para cada faixa etária. Veja quais são elas: 

Maker Baby (2 a 3 anos)

Oficinas criadas para que as crianças tenham uma possibilidade diferente de conhecer o mundo por meio da experimentação, imaginação e convivência com outras crianças.

Maker Kids (4 a 9 anos)

Foco no aprendizado associado à diversão, trazendo atividades práticas, criativas e desafiadoras para as crianças.

Maker Teens (10 a 17 anos)

Estímulo às crianças e adolescentes a superar seus limites, explorar novas perspectivas e a descobrir suas habilidades ao mesmo tempo em que se divertem.

Maker Adults (a partir de 18 anos)

Potencialização de talentos, identificação de novas áreas de interesse, desenvolvimento das competências socioemocionais (as chamadas “soft skills”), oportunidade de aprendizado, troca de experiências (networking) , oficinas de libras e a possibilidade de ocupar um lugar ativo na sociedade.

Espaços Maker SESI/SC

Os Espaços de Educação Maker do SESI-SC são verdadeiros laboratórios de fabricação (manual e digital) inspirados em tendências contemporâneas. Além de que, as atividades são realizadas de forma dinâmica e divertida, incorporando os valores da Cultura Maker. Assim como, buscando sempre estimular a criatividade, os alunos são incentivados a explorar suas ideias elaborando projetos, protótipos e experimentos que propõem soluções criativas e inovadoras para problemas da sociedade atual e do futuro.

O ambiente colaborativo dos Espaços Maker propicia novas experiências e descobertas por meio da: 

  • Exploração;
  • Pesquisa; 
  • Construção;
  • Experimentação;
  • Aprendizado colaborativo e coletivo.

Diferentemente do ambiente escolar, nos Espaços Maker não há provas, fileiras, sinal ou quadros. Os ambientes são criados em locais bastante amplos, integrados e tecnológicos que buscam aproximar os alunos e facilitadores do mundo real e dos desafios encontrados nele. 

Recursos 

Para oferecer experimentos educacionais e aprendizagens significativas, os Espaços Maker do SESI/SC são equipados com recursos modernos como o Arduino, Raspberry Pi, impressoras 3D e drones. 

Movimento Maker: por que fazer uma oficina do SESI/SC?

Desde 2017, quando o primeiro Espaço Maker foi implantado em Blumenau, a iniciativa já contribuiu para o desenvolvimento de centenas de crianças, jovens e adultos, trazendo como principais diferenciais para o seu currículo: 

 

  • Inovação: os projetos inovadores criados para solucionar os desafios propostos pelo facilitador trazem uma perspectiva diferente de aprendizado;
  • Autonomia: cada aluno atua ativamente na construção do próprio conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo;
  • Competências: os alunos desenvolvem não só habilidades tecnológicas. Mas também as competências cognitivas e socioemocionais, as chamadas “soft skills”, que são cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho;
  • Atividades interdisciplinares: os projetos elaborados nas oficinas são resultado da união dos conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes;
  • Credibilidade: o SESI/SC é uma instituição reconhecida e possui experiência comprovada na metodologia Maker;
  • Infraestrutura: tecnologia e docentes capacitados para conduzir cada projeto.

Conheça as oficinas do Maker disponíveis* em Santa Catarina! Você pode levar o Maker para a sua escola ou empresa. E os programas podem ser customizados de acordo com a necessidade da instituição que irá recebê-los. Solicite uma proposta exclusiva.

*Novas ofertas podem ser abertas de acordo com a demanda de cada região.