Faculdade SENAI: formando engenheiros para a vida
GraduaçãoPor Taís Miwa Ramos
14/04/2020 • 4 min de leitura
Na Faculdade SENAI, os alunos são protagonistas do próprio aprendizado e os professores agem como facilitadores neste processo. Três mantras regem as nossas engenharias: “Mão na Massa”, “Aprendizagem Baseada em Projetos” e “Projetos o Tempo Todo”.
Assista ao vídeo para ver a nossa maneira de olhar para a engenharia e acompanhe a matéria para entender como formamos futuros engenheiros e cidadãos responsáveis.
Mão na massa
“Botar a mão na massa é saber o que é ser um engenheiro antes mesmo de estar formado” – Lucas de Carvalho.
Na Faculdade SENAI, exploramos metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Nosso foco é desenvolver projetos na prática, levando em conta as necessidades da comunidade em que estamos situados. Para o docente Reginaldo Motta, isso faz com que o aluno coloque a mão na massa de verdade. Afinal, é o estudante quem desenvolve o protótipo e fabrica a sua própria peça.
De acordo com Lucas de Carvalho, estudante do curso de Engenharia Mecânica, foi esse o diferencial que viu na Faculdade SENAI: “Além de ter uma boa teoria, a faculdade é focada bastante na prática. É o que eu queria, botar a mão na massa e saber o que é ser um engenheiro antes mesmo de estar formado”.
Aprendizagem baseada em projetos
Eduarda Flor, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, explica como essa dinâmica ocorreu para ela: “A gente foi juntando o conhecimento que cada um da turma tinha em alguma área. Eu já trabalhava com automação, o outro com mecânica… Nos juntamos e conseguimos fazer uma coisa extraordinária”.
Segundo o coordenador Alexandre Araújo, para apoiar esse processo, os alunos têm disciplinas envolvendo desenho técnico, física, mecânica e eletrônica. Dessa forma, ao mesmo tempo em que os estudantes aprendem, já podem aplicar o conhecimento adquirido. Douglas dos Santos, estudante de Engenharia de Produção, explica que é possível colocar este aprendizado em prática tanto dentro da faculdade, como fora, no próprio ambiente de trabalho.
Projetos o tempo todo
Quando falamos que os alunos desenvolvem novos protótipos a todo momento, não é brincadeira. Com eles, os estudantes conseguem contextualizar todo o conhecimento na projeção e construção de novos produtos. Rodrigo Ersching, estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação, comenta: “Tem que ter paciência, estratégia, raciocínio e o trabalho em equipe é fundamental“. Veja alguns dos projetos sociais desenvolvidos pelos graduandos:
Mobilidade de idosos
Um dos projetos sociais feitos pelos próprios alunos é a “Cama do Bem”, voltada para a mobilidade de idosos. Ivan da Costa, estudante do curso de Engenharia de Produção, explica que o protótipo é uma cadeira de rodas acoplável a uma cama, o que facilita a movimentação de quem precisa. Além da cama, os futuros engenheiros também desenvolveram um carro de transferência para idosos. A intenção deles é clara: o que querem é melhorar a qualidade de vida para todos, inclusive para os mais velhos.
Brinquedos inclusivos
Verdadeiros agentes de transformação, não é? E eles têm o reconhecimento da sociedade por isso. Célio Scholem, sócio da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, por exemplo, comenta:
“Fiquei muito satisfeito em perceber o interesse da própria faculdade em fazer com que os estudantes se preparem para a vida profissional, de forma a contemplar a pessoa com deficiência“.
E a professora Cristiane Garcia finaliza:
“Uma das premissas da Faculdade SENAI é formar cidadãos. Queremos profissionais responsáveis com o seu fazer diário. Queremos que quando eles estiverem encarando a sociedade e o mundo do trabalho, que tenham orgulho em dizer que carregam essa marca“.
Isso tudo nos mostra a relevância da preocupação do SENAI em fazer com que além de profissionais, surjam também cidadãos responsáveis.
Aqui, queremos que você adquira a teoria e faça a coisa acontecer.
Aqui, formamos engenheiros para a vida.