Cursos de programação gratuitos: desenvolva seu primeiro projeto ainda este ano

Cursos de programação gratuitos: desenvolva seu primeiro projeto ainda este ano

Cursos Rápidos
Cursos de programação gratuitos: desenvolva seu primeiro projeto ainda este ano

08/09/2023 3 min de leitura

De acordo com o levantamento realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Santa Catarina teve um salto de 63,2% de empresas de TI entre 2015 e 2020. Com isso, novas oportunidades de trabalho surgem constantemente, e investir em qualificação profissional é essencial para aproveitá-las! 

No dia 13 de setembro, é celebrado o dia do programador, integrante essencial para o sucesso dessas empresas! Afinal, são eles que planejam, criam e mantêm no ar diversos sistemas, sites, softwares e aplicativos que utilizamos diariamente. 

Se você pensa em ingressar na área e quer dar o primeiro passo, temos uma boa notícia! Reunimos algumas curiosidades sobre a profissão e dicas de cursos de programação gratuitos para ajudá-lo. 

Uma boa leitura!

O que faz um programador?

De forma simplificada, são os programadores que transformam diferentes necessidades em soluções inovadoras que estão presentes em nosso dia a dia. 

Para isso, eles escrevem as linhas de códigos, por meio de linguagens de programação específicas, que materializam diferentes softwares, aplicativos para celular, aplicações web e websites.  

Como novas linguagens de programação, frameworks e tecnologias surgem constantemente, capacitação e atualização são sinônimos da área. 

Em sua rotina de trabalho, são comuns as reuniões com a equipe ou clientes para alinhamentos sobre a solução que está sendo desenvolvida, priorização de tarefas e realização de testes na aplicação. 

Ao longo de alguns cursos de programação, você compreende essa dinâmica ao desenvolver projetos práticos que são fragmentados em etapas. 

Qual é o salário de um programador? 

Um dos fatores que mais chama a atenção para a profissão é a remuneração!  

Entretanto, o salário de um programador varia de acordo com diversos fatores, entre eles: nível de conhecimento, experiência, localização e segmento de atuação. 

Segundo dados da plataforma de empregos Glassdoor, a mediana salarial de um Programador Júnior no Brasil é de R$ 2.751,00. Já para os profissionais seniores, a mediana salarial é de R$ 8.387,00.  

Mas como programar? 

Não existe segredo! Para escrever as primeiras linhas de código, é essencial investir em capacitações, conforme seu nível de conhecimento na área. 

Para dar o primeiro passo, antes de investir em uma qualificação de longa duração, você pode aproveitar cursos de programação gratuitos na modalidade online, que se adaptam a diferentes rotinas e possuem carga horária reduzida!

O SENAI/SC possui uma variedade de cursos EaD para estudantes que desejam conhecer a área, desenvolver habilidades como raciocínio lógico, aprender as principais linguagens de programação para o desenvolvimento back-end e front-end, além de cursos correlatos que auxiliam na compreensão do universo da tecnologia. 

[Bônus] 3 cursos de programação gratuitos

Agora que você já conhece diversos detalhes sobre o universo dos programadores, que tal dar o primeiro passo para aprender os fundamentos da área? 

Confira alguns cursos de programação gratuitos para você aprofundar os conhecimentos: 

Programação Básica em Front-end

Neste curso EaD com duração de 20 horas, você vai aprender os fundamentos básicos da programação front-end, ou seja, da parte de uma aplicação visível para o usuário e construir uma landing page utilizando as linguagens de marcação HTML5 e CSS3.

Ao longo do curso, são abordadas diferentes técnicas para ajudá-lo na personalização, organização e estilização de páginas da web. 

Programação Básica em Back-end

Já no curso EaD de Programação Básica em Back-end, você vai aprender os conceitos fundamentais da linguagem de programação JavaScript e da plataforma Node.js, altamente populares e requisitados no mercado atual, utilizados em diversos segmentos. 

User Experience – Interfaces Digitais

Por fim, no curso EaD de User Experience ou Experiência do Usuário, você aprenderá o que é design de interface centrado no usuário e técnicas de prototipagem de interfaces. 

Ao longo das aulas, você terá contato com um software de prototipagem de wireframing para a construção de interfaces digitais, além de descobrir conceitos fundamentais para que as aplicações atendam às necessidades do usuário de forma eficaz, eficiente e satisfatória.

Independentemente do seu nível de conhecimento em programação, no SENAI você encontra diversas opções de cursos na área de Tecnologia e Desenvolvimento de Softwares, nas modalidades presencial e EaD, que se adaptam a sua rotina.

Além disso, algumas de nossas formações são desenvolvidas junto de empresas, pensando em alinhar o desenvolvimento profissional dos nossos alunos com as necessidades do mercado de trabalho. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe as publicações semanais do blog e assine nossa newsletter.