Curso EaD: saiba tudo sobre e conheça os benefícios

Curso EaD: saiba tudo sobre e conheça os benefícios

Cursos Profissionais
Curso EaD: saiba tudo sobre e conheça os benefícios

03/03/2023 3 min de leitura

 

A modalidade de cursos EaD tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente após o início da pandemia, permitindo que os estudantes possam acompanhar as aulas sem sair de casa. Maior liberdade e comodidade para estudar são os principais diferenciais apontados quando falamos dessa modalidade de ensino, mas você sabe, de fato, o que significa curso EaD?

Veja o post completo e entenda o que é um curso EaD, quais são os seus principais benefícios e descubra se ele é a escolha ideal para você. Vamos lá? 

O que significa curso EaD?

EaD é a sigla para ensino a distância. Nessa modalidade de ensino, os professores e alunos podem participar das aulas de onde estiverem, pois a comunicação acontece por meio de salas virtuais. Assistidas e ministradas remotamente, as aulas podem acontecer em tempo real(síncronas) ou podem ser gravadas(assíncronas).

Benefícios do EaD para os alunos

Comodidade e flexibilidade

O conforto é extremamente importante quando estamos desempenhando qualquer atividade, principalmente ao aprender algo novo. No curso EaD os alunos têm a comodidade de estudar de casa ou do local que preferirem. Além disso, as salas de aula no ensino presencial podem ser bastante barulhentas dependendo da quantidade de alunos na turma. Isso atrapalha quem precisa do silêncio para concentrar-se no processo de aprendizado. Porém, no ensino a distância esse incômodo não acontece.

Facilidade de acesso

Além da comodidade de poder participar das aulas do lugar de onde estiver, o aluno tem a liberdade de utilizar diferentes dispositivos para isso, podendo ser um computador, tablet ou até mesmo um smartphone. 

Economia de tempo e dinheiro

Os cursos EaD, geralmente, possuem um custo menor em relação aos presenciais já que os custos para a manutenção de um espaço físico é menor ou inexistente. Outra vantagem é que podendo assistir as aulas de casa, os estudantes não perdem tempo e nem gastam dinheiro com a locomoção até uma instituição de ensino. Isso é ideal tanto para quem mora nos grandes centros e enfrenta o trânsito como para quem está em localidades distantes.

Inovação nas metodologias de ensino

Não podemos deixar de citar a inovação possibilitada pelo EaD. Por se tratar de uma estratégia educacional totalmente apoiada  na tecnologia, o ensino a distância é um formato muito mais inovador do que o tradicional. Aulas atrativas e interativas utilizando jogos, vídeos e demais recursos audiovisuais vem sendo a aposta das instituições de ensino para tornar a experiência de aprendizagem ainda mais rica e completa.

Por que investir em um curso EaD?

Se você está buscando mudar de área ou alavancar a sua carreira, escolher um curso EaD é a melhor maneira de conciliar os estudos com a sua rotina de trabalho. 

Outra grande vantagem é que o diploma de um curso EaD possui a mesma validade que o certificado emitido na conclusão de um curso presencial, desde que seja emitido por uma instituição credenciada pelo MEC(Ministério da Educação). Pois, todos os cursos de educação formal (cursos técnicos, graduação, pós-graduação, etc.) são regulamentados pelo órgão para que seu diploma tenha validade. E os critérios utilizados pelo MEC são os mesmos e segue o mesmo rigor utilizado na avaliação dos cursos presenciais e a distância.

Quais são os tipos de curso EaD existentes?

Na modalidade EaD, assim como no ensino presencial, você encontra cursos técnicos, curta duração, graduação, pós-graduação e extensão profissional. 

Quer saber como funciona o ingresso em um curso EaD e como são feitas as provas? Você irá encontrar essas e muitas outras informações neste artigo

Está pensando em fazer um curso EaD? Conheça todas as opções de cursos disponíveis no SENAI e coloque o seu futuro em prática. 

Opções de Cursos Profissionais (e baratos!) EaD para turbinar o currículo

Curso de Design Thinking EaD

O curso de Design Thinking é para quem quer conhecer e aprender as técnicas e ferramentas dessa abordagem que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras em equipe com foco na criatividade e na inovação.

Curso de Design de UX (Experiência do Usuário) EaD

No curso de Design de UX, você terá acesso aos princípios, ferramentas e modelos essenciais para promover uma melhor experiência do usuário e desenvolver soluções que gerem mais valor ao cliente.

Curso de Excel Básico EaD

No curso de Excel Básico você irá aprender a resolver problemas básicos de cálculos com fórmulas e funções automatizadas e a estrtuturar e formatar planiilhas de leitura rápida e acessível. Tudo isso em uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho: o Excel.

Curso de Gestão de Projetos EaD

No curso de Gestão de Projetos você vai aprender os conceitos, etapas, benefícios, métodos, técnicas e ferramentas da Gestão de Projetos para reconhecer e aplicar na sua profissão. Confira a grade curricular completa.

Curso de Marketing Digital EaD

O curso de Marketing Digital irá capacitar você sobre conceitos e estratégias de marketing digital, incluindo persona, jornada do cliente, métricas, mídias digitais e planejamento estratégico.

Em qualquer um desses cursos, você se matricula, inicia imediatamente, estuda no seu tempo e ritmo, e tem até 3 meses para concluir.

Confira todas as opções de Cursos Profissionais EaD aqui.