Conheça o que é aprendizagem industrial e como ela contribui com o desenvolvimento das empresas

Conheça o que é aprendizagem industrial e como ela contribui com o desenvolvimento das empresas

Aprendizagem Industrial
Conheça o que é aprendizagem industrial e como ela contribui com o desenvolvimento das empresas

22/08/2024 4 min de leitura

A falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios das indústrias atualmente. Mas sabia que a Aprendizagem Industrial pode ser uma importante ferramenta para transformar essa realidade? 

Muito mais do que um programa de formação, a aprendizagem industrial é a chave para preparar jovens talentos e impulsionar o desenvolvimento das empresas. 

Neste artigo, você descobre o que é a Aprendizagem Industrial, os benefícios para as empresas e a sociedade, além dos desafios e oportunidades que ela traz para o mercado de trabalho. 

O que é aprendizagem industrial?

A Aprendizagem Industrial é um programa de formação profissional para jovens que desejam trabalhar na indústria. O sistema combina aulas teóricas com a prática profissional, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender as habilidades necessárias para as empresas. 

Neste programa, os cursos são ofertados por instituições de ensino especializadas, como o SENAI, e os alunos alternam entre o estudo em sala de aula e os períodos de prática profissional nas indústrias que os contrataram. 

O objetivo da Aprendizagem é formar jovens para o mercado de trabalho com as habilidades requisitadas pelas empresas. É por isso que o programa contribui para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país. 

 

Quais os benefícios da Aprendizagem para as empresas?

Muito mais do que um programa de ensino, a aprendizagem é um instrumento com objetivo de impulsionar as empresas com a formação de jovens qualificados. Confira os principais benefícios obtidos com o programa:

Mão de obra qualificada

A dificuldade de encontrar profissionais qualificados é, atualmente, um dos principais motivos de dor de cabeça para as indústrias. Neste contexto, formar aprendizes de acordo com as necessidades específicas da organização contribui para que estas tenham acesso a profissionais qualificados e aptos para desempenhar suas funções. 

Redução de custos

Só quem trabalha com recrutamento e seleção sabe dos custos envolvidos nesse processo. Sobretudo em empresas com alto índice de rotatividade. Ao investir na formação de aprendizes, é possível reduzir estes valores, uma vez que os aprendizes podem ser contratados após o término do programa. 

Renovação e inovação

Novas ideias e perspectivas são sempre bem-vindas, não é mesmo? E com a presença de jovens com certeza vai contribuir para a inovação e o desenvolvimento de produtos e processos. 

Motivação e comprometimento com os valores da empresa

Uma grande vantagem de contratar aprendizes que querem ingressar no mercado de trabalho é a motivação. Geralmente, essas pessoas buscam experiências profissionais e pessoais e estão dispostas a aprender sobre a empresa. Isso faz com que se comprometam com os valores repassados. 

Estes são apenas alguns dos benefícios que o programa de Aprendizagem Industrial pode trazer para as empresas. Em síntese, contratar aprendizes é uma ótima estratégia para quem busca reduzir o apagão de mão de obra, reduzir custos de R&S e contar com profissionais comprometidos. 

 

Quais são os principais desafios da Aprendizagem Industrial? 

A Indústria 4.0 já é uma realidade no Brasil e a disseminação destas tecnologias exige conhecimento dos profissionais. Este é, com certeza, um dos principais desafios para os programas de Aprendizagem Industrial. 

A boa notícia é que as instituições de ensino já estão se adaptando para atender estas novas demandas que envolvem tecnologias digitais, automação e a interconectividade nos processos industriais. Entre as modificações, podemos citar: 

  • Currículos atualizados
  • Ênfase em habilidades tecnológicas para a Indústria 4.0
  • Aprendizagem na prática com tecnologia 
  • Atualizações em laboratórios com equipamentos de última geração que simulam processos industriais

 

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Acesse!

 

Jovem Aprendiz e a redução das desigualdades no mercado de trabalho

Além dos benefícios para as empresas, a Aprendizagem Industrial tem um papel social muito importante no país. É que o programa contribui significativamente para a inclusão social e a redução de desigualdades no mercado de trabalho de diversas maneiras: 

Acesso à educação e formação profissional: 

Ser jovem aprendiz é uma oportunidade de educação e formação profissional para indivíduos que, de outra forma, poderiam ter dificuldades de acesso à capacitação, em especial em comunidades carentes ou marginalizadas. 

Capacitação para o mercado de trabalho: 

Ao oferecer treinamento e habilidades para o mercado de trabalho, o programa proporciona condições para que esses jovens possam competir por empregos com salários melhores. Isso ajuda a reduzir desigualdades econômicas. 

Inclusão de grupos minoritários:

A Aprendizagem Industrial também pode ser uma excelente ferramenta para promover a inclusão de grupos minoritários, como mulheres, pessoas com deficiência, entre outros, no acesso a oportunidades de emprego e carreiras na indústria. 

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais:

Os programas oferecem muito mais do que conhecimentos técnicos. No SENAI, os alunos fazem atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Como exemplo, podemos citar: trabalho em grupo, comunicação eficaz e resolução de conflitos, que são soft skills requisitadas pelo mercado de trabalho e pela sociedade em geral. 

Mobilidade social: 

A Aprendizagem Industrial, ao reduzir desigualdades e incluir grupos minoritários, também pode proporcionar uma via de ascensão social aos jovens de origens socioeconômicas desfavorecidas. Com o programa e as oportunidades de emprego, eles podem obter empregos com salários maiores e maior potencial de crescimento na carreira. 

Em síntese, o papel desempenhado pela Aprendizagem Industrial é de suma importância, contribuindo com a inclusão social e redução de desigualdades no mercado de trabalho. Vale destacar também que o SENAI Santa Catarina tem como propósito formar quem forma a indústria e trabalha para auxiliar jovens em seu crescimento profissional, e com seu capital intelectual, impulsionar negócios. 

 

Clique aqui e saiba mais sobre o programa de Aprendizagem Industrial do SENAI Santa Catarina.