Como usar o Chat GPT como aliado no trabalho e estudos

Como usar o Chat GPT como aliado no trabalho e estudos

Educação e Tecnologia
Como usar o Chat GPT como aliado no trabalho e estudos

11/12/2024 6 min de leitura

Ela é a queridinha da vez: a inteligência artificial já faz parte do dia a dia de muita gente. E essa popularização tem revelado cada vez mais alternativas para aproveitar tecnologias acessíveis, como o Chat GPT, no trabalho e nos estudos.

É o que faz o seu Luiz, técnico da indústria que organiza seu cronograma de manutenções com uma forcinha da IA. Ou a Sabrina, universitária que estuda para as provas com simulados gerados pelo seu parceiro de estudos digital.

Esses são apenas alguns exemplos de como essa ferramenta pode ser usada para facilitar o dia a dia. E acredite: é o que 57% dos brasileiros já estão fazendo, segundo pesquisa divulgada em 2024 pela Talk Inc.

E por aí, a IA também já está fazendo diferença na sua rotina? Ou você ainda gostaria de explorar isso, mas não sabe como?

Fica com a gente para descobrir as melhores sugestões de uso do Chat GPT no trabalho e nos estudos e também dicas para aproveitar essa solução ao máximo — e com responsabilidade!

>> Leia também: Tecnologia na indústria: o que você precisa saber para se destacar

Mas o que é exatamente o Chat GPT?

Pedimos para o próprio Chat GPT fazer as honras e se apresentar, de uma maneira resumida e fácil de entender:

Sou uma inteligência artificial criada para ajudar as pessoas a encontrar informações, resolver dúvidas, escrever textos, aprender novos assuntos e até criar coisas criativas, como histórias e imagens. Funciono como um assistente virtual com muito conhecimento, mas não sou uma pessoa de verdade, apenas um programa de computador que usa dados e inteligência para responder e ajudar.

Esse recurso funciona em formato de conversa mesmo, ou seja, você envia uma mensagem e ele responde de um jeitinho bem similar a uma pessoa real, a partir da base de dados e informações com a qual foi treinado.

Ah, e além de texto, você também pode enviar mensagens de voz ou imagens, o que amplia bastante a possibilidade de interação.

Como funciona

Usar o Chat GPT é relativamente simples: você só precisa acessar a plataforma, que está disponível na internet, criar sua conta (que pode ser gratuita) e enviar suas perguntas na caixa de texto. A resposta virá instantaneamente para você. Confira o passo a passo para não ter erro:

  1. Acesse a plataforma em chat.openai.com: esse é o endereço oficial, em que você encontra uma versão do recurso para usar de graça. Mas você também pode encontrar a ferramenta disponível dentro de outros sites ou aplicativos.
  2. Crie uma conta: basta um cadastro rápido e, nos próximos acessos, fazer login.
  3. Digite sua pergunta ou comando: na área de texto, escreva o que você precisa. Pode ser uma dúvida, um pedido para criar algo ou até uma explicação sobre um tema.
  4. Envie a mensagem: clique no botão Enviar ou pressione Enter no seu teclado.
  5. Receba a resposta: o Chat GPT irá processar sua solicitação e a resposta aparecerá na mesma tela para você, igualzinho à maneira como você conversa com um amigo pelo WhatsApp.
  6. Interaja: se precisar de mais detalhes ou ajustes, você pode continuar a conversa com novos comandos ou perguntas.

E engana-se quem acha que o uso dessa ferramenta se resume a fazer perguntas simples. O barato é que, dando os comandos certos, você consegue gerar muito resultado com o Chat GPT no trabalho e nos estudos.

Como usar o Chat GPT nos estudos

O Chat GPT pode ser seu parceiro de estudos tanto na resolução de dúvidas, quanto na organização de informações, exercícios e testes. Vamos a alguns exemplos?

Faça pesquisas rápidas

Para quem busca agilidade, o Chat GPT pode ajudar a trazer respostas rápidas para dúvidas simples ou até resumos sobre qualquer assunto, para você não perder muito tempo com tópicos sobre os quais não precise se aprofundar.

Gere testes e simulados

Sim, você também pode testar seus conhecimentos, pedindo para o GPT criar exercícios, simulados ou questões adaptadas ao seu nível de conhecimento e ao conteúdo que você está estudando.

Peça-o para corrigir seus textos

A ferramenta também pode ajudar a garantir mais qualidade nos seus textos! Basta solicitar a análise do seu conteúdo, enfatizando os pontos que você quer verificar. Por exemplo, identificar possíveis erros gramaticais ou sugerir melhorias na estrutura.

Crie cards para memorização

Está se preparando para apresentar um trabalho e tem muita informação para lembrar? Peça para a IA criar cards com os conceitos essenciais bem resumidos, para facilitar a memorização!

Simplifique conceitos complexos

Sabe aquele assunto cabeludo que você não está conseguindo absorver? Dá para pedir ao Chat GPT que explique-o de maneira mais simples e acessível, adequando-o ao seu nível de conhecimento.

Formate seus trabalhos

Está na hora de formatar seu trabalho dentro de uma determinada regra, como o padrão ABNT? Bota no Chat! Dá para ajustar citações e formatar referências, por exemplo, garantindo que seus trabalhos estejam de acordo com as normas acadêmicas.

Como usar o Chat GPT no trabalho

Ferramentas de inteligência artificial também podem otimizar o seu trabalho ajudando em atividades repetitivas ou muito operacionais. A aplicação vai depender muito do seu segmento de atuação, mas listamos algumas atividades gerais que podem se aplicar ao seu dia a dia no trabalho — e até na busca por um emprego.

Simule entrevistas de emprego

A entrevista para o emprego dos seus sonhos está chegando e você precisa se preparar? Que tal pesquisar as possíveis perguntas que seu entrevistador pode fazer, alternativas de respostas criativas ou até simular uma entrevista, fazendo com o que o GPT se passe pelo seu futuro chefe?

Compile e analise dados

Aquele relatório gigantesco de dados que levaria um dia inteiro para analisar pode ser organizado com uma forcinha do Chat GPT. Indique os dados que devem ser verificados e como deseja padronizar as informações. Ele é capaz de gerar tabelas simples e compilar informações para compor seu relatório ou apresentação.

Organize sua agenda

Mantenha-se no controle das suas tarefas e prazos com ajuda da inteligência artificial! Ela pode organizar sua agenda ou criar cronogramas personalizados para projetos, reuniões e metas, conforme suas prioridades e disponibilidade.

Busque ideias e inspirações

Traga a IA para a roda de brainstorming da sua equipe, na hora em que precisar de ideias, conceitos ou soluções para o seu projeto. As respostas podem servir de inspiração para você dar o ponto de partida ou refinar suas criações.

Melhore, adapte ou personalize textos

Explore a capacidade generativa da ferramenta para adequar textos conforme a sua necessidade. Por exemplo, desdobrar o conteúdo de um formato para outro, personalizar determinada mensagem ao tom de voz de um público específico, criar um script de vendas ou prever respostas padronizadas para o seu setor de atendimento.

Valide normas e processos

Você pode usar o GPT para confirmar se seu processo está em conformidade com determinadas normas de segurança ou de qualidade. Assim, conseguirá identificar falhas e oportunidades de melhorias. Legal, né?

4 boas práticas para ter mais resultado com o Chat GPT

Antes de sair usando o Chat GPT como se não houvesse amanhã, saiba como explorá-lo de forma consciente! Atente-se às boas práticas para um aproveitamento mais estratégico da ferramenta e tome cuidado para que ela apenas ajude você — e não gere problemas!

1. Seja específico para ter respostas específicas

O Chat GPT responde com base nas informações que você disponibiliza, então, quanto mais detalhado for seu pedido, mais útil e direcionada será a resposta.

Para isso, faça perguntas de maneira clara, ilustre com exemplos, informe o público-alvo para o qual se destina aquela mensagem e explique o que você espera como resposta.

2. Treine-o para um assunto específico

O Chat GPT se adapta ao contexto ao longo da interação. Por isso, vale fornecer informações adicionais durante a conversa ou pedir ajustes. Assim, ele vai entendendo o que é mais relevante e refinará cada vez mais as respostas.

3. Tenha em mente que ele pode não estar 100% certo

Sim, nada impede que o GPT cometa erros ou forneça informações desatualizadas, caso estejam fora da sua base de conhecimento ou do acesso à internet. Então vale utilizá-lo como um ponto de partida ou refinamento, não como fonte única, ok? Sempre confirme informações importantes em fontes confiáveis.

4. A IA não pode substituir seu trabalho ou estudo

A inteligência artificial serve como uma ajuda complementar, não para fazer todo o trabalho você, hein! Como as respostas são baseadas em padrões e dados preexistentes, seus resultados podem ser limitados, superficiais e até ferir direitos autorais.

Sem contar que decisões importantes e complexas não substituem a necessidade de análise e julgamento humano!

 

Essa é apenas uma das tecnologias hoje disponíveis que podem fazer a diferença na sua vida. Agora que você já sabe como usar o Chat GPT no trabalho e estudos, imagine ter conhecimento em ainda mais inovações e se tornar um profissional do futuro?

Dê uma olhadinha nos cursos de tecnologia que o SENAI oferece. Quem sabe, alguma dessas formações pode te ajudar a aprimorar o seu trabalho ou até abrir as portas para uma nova carreira!